Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/07/2024 as 11:00pm

(Coluna Claudia Cataldi) All In: o Pôquer da Vida

A frase "O destino baralha as cartas, e nós jogamos", de Arthur Schopenhauer, encapsula a...


A frase "O destino baralha as cartas, e nós jogamos", de Arthur Schopenhauer, encapsula a ideia de que não somos reféns de um destino que pré-determina nossas circunstâncias. Em vez disso, escolhemos, a cada mão, como jogá-la. Vamos usar a metáfora de uma mesa de pôquer, onde recebemos cartas ao acaso e escolhemos quais manter e quais descartar. No jogo, você não escolhe as cartas que recebe, mas decide como joga. Serão suas estratégias, habilidades, gana de vencer e entusiasmo que definirão o resultado. Assim é a vida.

No início da partida, podemos receber cartas aparentemente desfavoráveis. Contudo, um jogador hábil sabe que a estratégia é crucial. Saber quando apostar, quando desistir e quando blefar faz toda a diferença. Na vida, as adversidades são inevitáveis, mas nossa reação a elas é que define nosso sucesso. Transformar obstáculos em oportunidades e adaptar nossa estratégia às circunstâncias é definidor.

Quantas vezes vemos a pior mão vencer por pura habilidade do jogador, independentemente de como foi seu início? Como no pôquer, onde a leitura dos oponentes e a paciência são vitais para esperar o momento certo de jogar uma carta decisiva, na vida, precisamos saber quando agir e quando esperar. Nem sempre ganhamos mas cada jogada nos ensina algo valioso. A resiliência e a capacidade de aprender com nossos erros nos preparam para futuras mãos.

Um blefe bem-sucedido no pôquer pode virar o jogo, assim como uma atitude ousada e bem calculada na vida pode abrir novas oportunidades. Portanto, a vida é como um jogo de pôquer, onde a estratégia, a adaptação e a resiliência são nossas melhores cartas para nos aproximar de nossos objetivos.

A cada experiência, boa ou ruim, devemos manter a sabedoria e a alegria de entender que se trata de uma oportunidade de aprendizado. Compreender que somos os protagonistas deste jogo nos dá poder para moldar nosso destino e transformar qualquer mão, por mais difícil que pareça, em um imbatível Royal Straight Flush!

Claudia Cataldi é Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, formada em Jornalismo, Publicidade, Tecnologia em Processamento de Dados e Direito

 



 

Top News