Publicado em 20/07/2024 as 12:30am
Coluna Hadad: Cia de Arte Popular estreia o espetáculo “O Brincado Romance de Flora e Valentin" em comemoração aos 27 anos de trajetória
Em 2024 a Cia de Arte Popular celebra 27 anos de trajetória artística com uma circulação...
Em 2024 a Cia de Arte Popular celebra 27 anos de trajetória artística com uma circulação de 09 apresentações do premiado espetáculo infantojuvenil “O Brincado Romance de Flora e Valentin". A montagem foi contemplada no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/24. O circuito começa no dia 04 de agosto (domingo), às 16h, no Sesc São João de Meriti, localizado na Av. Automóvel Clube, 66, São João de Meriti – RJ.
O espetáculo fará mais 08 apresentações em unidades do Sesc RJ, percorrendo municípios localizados na baixada fluminense, na cidade do Rio de Janeiro e no interior do estado, como Campos, Valença, São Gonçalo, Teresópolis, e Barra Mansa.
Fundada em 1997 na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense (RJ), o coletivo é uma das companhias mais longínquas em atividade na região e referência para os artistas do território. Tendo participado de Festivais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, pelos quais recebeu diversos prêmios. No Rio de Janeiro, passou por importantes espaços como Teatro Gláucio Gil, Teatro Villa Lobos, Glauce Rocha, Galpão Gamboa, unidades do Sesc na Região Serrana e Baixada Fluminense. Foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares - Edição Selma do Coco (Minc - 2018), pela pesquisa das expressões da cultura popular brasileira em seu fazer teatral. Foi contemplada também, pelo Edital Novos Talentos do Teatro da Firjan – SESI 2018, Sesc – Mostra Regionais – 2018, Edital 001/2020 Montagem Teatral – FUNARJ, Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024. A companhia integra a Rede Baixada em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017 na categoria inovação.
“Estamos em festa! Os editais, foram de grande importância na montagem desse espetáculo. O texto foi escrito em 2011 e nos anos seguintes, aconteceram algumas tentativas de levá-lo ao palco, mas só em 2020, com Edital 001/2020 Montagem Teatral – FUNARJ, foi possível. E agora, graças ao Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024, faremos essa circulação, que é tão especial para nós, comemorando os 27 anos da Cia. de Arte Popular”, diz Cesário Candhí – Dramaturgo e Ator do Espetáculo.
Com direção de Marcos Covask, dramaturgia de Cesário Candhí e direção musical e trilha sonora original de Beto Gaspari, “O BRINCADO ROMANCE DE FLORA E VALENTIN” é uma aventura infanto-juvenil lúdica musical, que emerge em histórias e lendas em torno do Rio São Francisco, através das andanças aventureiras de dois jovens.
Preservando a forte influência da oralidade presente nas culturas africanas, cujas histórias e tradições são perpetuadas pelos GRIOTS, os sábios e respeitados contadores de história, uma Griot, conta o brincado romance de Flora e Valentin. Uma brincadeira. Um mal súbito. E o coração da menina Flora é levado feito folha rio abaixo. O menino Valentin parte em missão beirando as águas do Rio São Francisco, o Velho Chico, para resgatar o coração de sua amada.
O heroi cavaleiro errante enfrentará desafios, decifrará enigmas e descobrirá que o amor tudo faz florescer.
O espetáculo foi contemplado no edital Prêmio FUNARJ de Montagem Teatral 2020, com temporadas no Teatro Gláucio Gil e no Teatro Armando Gonzaga, além de apresentações no Teatro Firjan Sesi Caxias. Participou do 44° Festival Estadual da FETAERJ–Prêmio Paschoalino/2023, recebendo os Prêmios de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora e Melhor Cenário. Esteve como espetáculo convidado, no encerramento do 23º Feta-Festival de Teatro de Sapucaia- RJ/outubro 2023. E fez parte da programação do 17° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias – RJ/Dezembro 2023, tendo levado os Prêmios de Melhor Ator e Melhor Cenografia.
No elenco Beto Gaspari, Cesário Candhí, Eve Penha, Francisco Farnum, Nancy Calixto e Pedro Lages dão vida aos mais de 10 personagens de uma encenação carregada de inventividade e poesia. O projeto é uma parceria entre o produtor cultural Marcos Covask, a produtora CVK Ateliê Cênico Produções Artísticas e a Cia de Arte Popular.