Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/07/2024 as 5:00pm

Coluna Esportes: BOTAFOGO AQUECE O BRASILEIRÃO

Ainda é cedo. Verdade que ainda restam 21 partidas para o término do Campeonato Brasileiro,...


Ainda é cedo. Verdade que ainda restam 21 partidas para o término do Campeonato Brasileiro, mas o futebol que vem sendo apresentado pelo Botafogo dá motivos a que sua torcida não apenas comemore muito o 1 a 0 sobre o Palmeiras, gol de Tiquinho Soares, no Estádio Nilton Santos, no Rio, nesta quarta, dia 17; como também comece a projetar a realização da conquista de um título brasileiro que lhe escapou em 2023 e que não chega à sua sede desde 1995. 

A pretensão alvinegra de subir ao topo do pódio do Brasileirão tem todo sentido. O duelo da última quarta foi, desde o início, de alto nível, como era de se esperar dos dois times que dividiam a liderança do Brasileiro, com 33 pontos, cada. Além disso, o confronto foi temperado pelas discussões entre o diretor da SAF alvinegra, o americano John Textor, e a presidente palmeirense, Leila Pereira. Textor vem denunciando uma série de armações de arbitragem na competição do ano passado, que teriam levado o Palmeiras ao título. Os dois dirigentes hoje são adversários políticos, vêm trocando farpas, e isso fez com que se tornassem os diretores mais conhecidos do futebol brasileiro. Nas arquibancadas, vem crescendo a rivalidade entre as torcidas, que já aguardam também o mata-mata das oitavas de final da Copa Libertadores, em agosto. 

No chamado tapetinho, como é conhecido o gramado artificial do estádio alvinegro, o que se viu foi um jogo de alto nível, tanto no aspecto tático quanto no técnico, e no qual os goleiros Weverson, do alviverde, e John, do alvinegro, tiveram muito trabalho. Com a vitória, o Botafogo assumiu a liderança isolada, com 36 pontos em 17 jogos, seguido pelo Palmeiras (33 em 17) e Flamengo (31 em 16). O São Paulo e o Palmeiras, ambos com 30 pontos em 17 jogos, completam o top 5. 

O gol de Tiquinho Soares marcou a redenção de quem não balançava as redes desde o gol de pênalti no dia 21 de abril, nos 5 a 1 sobre o Juventude, pelo Brasileirão, em casa.  Ano passado, no jogo com o Palmeiras também no Rio, Tiquinho havia perdido um pênalti, O Palmeiras acabou virando para 4 a 3, depois de ter estado perdendo por 3 a 0. A partir dali, o alviverde arrancou para superar o então líder Botafogo, para ganhar o bicampeonato brasileiro.  

Sobre o duelo de postulantes ao título de 2024, na última quarta-feira, Tiquinho o classificou como muito difícil: 

“Quem assistiu ao jogo viu duas equipes jogando um bom futebol. A gente se preparou bem. É mais um jogo. Sábado tem mais também (com o Internacional, no Rio), e a gente se prepara como se fosse mais um jogo. Claro que a repercussão, devido ao passado, mas é como já falei, já foi. Já passou. Construir uma nova era agora. Feliz pelos 3 pontos. Seguimos.” 

O gol de quarta-feira foi também o primeiro do camisa 9 após a morte de seu pai e incentivador, José Nilton, que morreu em junho, devido a um câncer que o afligia desde o ano passado.  

“Todo mundo sabe que perder um ente querido é difícil. Passei momentos muito difíceis, juntamente com minha família. Perdi o cara que eu achava, desculpe a palavra, o mais ‘foda’ do mundo.  Mas creio que hoje estou feliz. Minha mãe está feliz. Minha esposa, minha irmã, meus filhos.  Agradecer por tudo. Glorificado e exaltado seja o nome de Deus! “, ressaltou o artilheiro.  

A atuação de Tiquinho fez com que o cauteloso treinador português Artur Jorge elogiar um atleta em especial, depois da vitória no duelo particular om o compatriota e amigo Abel Ferreira, treinador palmeirense. 

“O futebol tem essas coisas, podermos ficarmos satisfeitos com o gol do Tiquinho, merecido pelo trabalho dele e a importância na equipe. Hoje ele teve uma missão diferente, de defender na primeira fase. Acabou que estava no lugar certo na hora certa. Fez um jogo tremendo, destaco sua entrega pelo coletivo”, ressaltou Artur Jorge, antes de prosseguir: “É o mais importante ter jogadores comprometidos, dando o máximo para vencer. Como treinador tenho que ficar satisfeito, é isso que nos move. Para continuar sendo um Botafogo forte..” 

Forte. Isso é o que a equipe alvinegra vem se provando neste Brasileirão, tendo superado adversários como Flamengo (2 a 0), Corinthians (1 a 0), Fluminense (1 a 0), Grêmio (2 a 1), Atlético Mineiro (3 a 0) e Palmeiras. Já são quatro triunfos seguidos, contra Cuiabá (2 a 1), Atlético Mineiro, Vitória (1 a 0) e Palmeiras. Num longo campeonato de 38 rodadas, nada melhor que o cauteloso discurso de Artur Jorge e a consciência tática transmitida por ele ao seu elenco. Mas, diante da fase positiva, os alvinegros podem, sim, sonhar, mesmo sem se esquecer de que ainda é cedo. 

Outros resultados de quarta-feira: Atlético-GO 0 x 1 Vasco; São Paulo 1 x 0 Grêmio; Fortaleza 3 x 1 Vitória.  

Imagem divulgada no site do Botafogo

CORINTHIANS DÁ ESPERANÇAS 

A torcida corintiana pode começar a se animar. Depois de terem visto seu time amargando as últimas posições da classificação do Campeonato Brasileiro, os corintianos puderam sentir esperanças de saída do Z4 do Brasileirão, com a chegada do técnico argentino Ramon Diaz - que no ano passado salvou o Vasco do iminante rebaixamento - e em especial diante dos 2 a 1, de virada, sobre o Criciúma, em casa, na última terça-feira, dia 16. 

Os gols do Timão foram marcados por Romero e Cacá, enquanto Claudinho fez o do Tigre. Verdade que com o resultado, a equipe ainda está em 17o lugar, entre as quatro últimas da Série A, com 15 pontos, igualado ao Vitória, mas já deu um respiro para o novo técnico, o elenco, diretoria e torcedores. 

“Acho que é a segunda ou terceira vez que me chamam para vir ao Corinthians e não consegui vir antes por estar trabalhando. Decidimos vir a esse clube agora porque sabemos o que é. Em termos de infraestrutura, é o melhor clube do Brasil. Tem o estádio, tem a torcida, o CT tem sete ou oito campos. É nível europeu, talvez melhor”, ressaltou Diaz. “Gosto dos times grandes. Gosto de brigar por coisas. Sei que o Corinthians vai dar a mim a possibilidade de disputar algo. Estamos falando com o presidente para reforçar a equipe porque precisamos, mas é uma grande equipe. Um lindo desafio. Fazia 11 jogos que não ganhava e a gente em quatro dias ganhou. Esse time, com essa torcida, esse estádio, tudo que tem, merece estar em outra situação. Vamos colocar no topo”. 

Em campo, mesmo sem ser brilhante, o alvinegro paulista se mostrou mais organizado, postada no 4-3-3 com a bola e no 4-4-2 sem a posse. Com o apoio de 43 mil torcedores, lotando seu estádio, já mostrou um crescente volume ofensivo, maior do que o de outros confrontos recentes. Quando a equipe catarinense abriu  o placar, o Corinthians teve a força mental necessária para conseguir a virada.  

No próximo domingo, dia 21, às 16h de Brasília, em Salvador, o Corinthians vai enfrentar o Bahia, um dos destaques do  Brasileirão. Sobre o restante do Brasileirão, Diaz já solicitou reforços à diretoria corintiana, embora tenha elogiado o  goleiro Hugo Souza e o meio-campista Alex Santana. Sobre os novos reforços, André Ramalho ganhou um destaque especial do treinador. 

“Ramalho precisa estar bem fisicamente. Ele tem uma qualidade extraordinária, foi um acerto dos dirigentes trazer esse jogador. Uma qualidade incrível. Em pouco tempo que temos ele com a gente, vimos muita qualidade. Vai ajudar”,  destacou Diaz. “Em toda a parte defensiva, vai ter competência, no meio também, no ataque também. Vamos colocar o melhor no próximo jogo. Temos que ter calma, teremos quatro ou cinco dias para trabalhar”.  

Diaz quer que seus jogadores lutem pelas vagas de titulares. Segundo ele, o elenco tem jogadores com muita qualidade, incluindo alguns com experiência e outros mais jovens.  

“Seguramente temos muitas coisas para melhorar, gostaria que o time controlasse o tempo, as acelerações. Temos que manter a calma e a humildade para melhorar. Esse time pode melhorar muito mais”, encerrou Diaz. 

Foto feita por Rodrigo Coca/Agência Corinthians 

 

SIMONE BILES TEME REBECA ANDRADE 

Ginasta mais condecorada da história, com 37 medalhas em Olimpíadas (sete) e Mundiais de Ginástica Artística (30), sem contar outras competições nacionais e internacionais (incluindo 27 de ouro), a americana Simone Biles – favorita para brilhar nos pódios dos Jogos de Paris-2024 – já escolheu sua maior rival nas próximas Olimpíadas: a brasileira Rebeca Andrade,  dona de um ouro e uma prata em Tóquio-2020 e dona de nove medalhas em Mundiais (sendo três ouros).  

Em recente entrevista a TV americana, quando lhe perguntaram sobre sua maior preocupação para os Jogos parisienses, Biles respondeu, às claras: 

“Rebeca Andrade é a que mais me dá medo”.  

As preocupações da americana se justificam. No último Mundial, em Antuérpia, na Bélgica, Rebeca conquistou cinco medalhas, incluindo três de prata (equipes, individual geral e solo), uma de ouro (salto) e uma de bronze (trave). Além disso, ela se tornou a 11ª ginasta da história a ter obtido medalhas em todos os aparelhos. 

Rebeca e Biles são rivais cordiais. Em Antuérpia-2023, elas dividiram os pódios em cinco das seis provas. A brasileira, atualmente, é a campeã olímpica e mundial no salto, tendo superado Biles, que obteve o primeiro lugar último Mundial no solo, individual geral e por equipes. Primeira brasileira medalhista em Olimpíadas, Rebeca é sempre carinhosa e respeitosa para com a ginasta americana, vista por muitos como a maior de todos os tempos em seu esporte.  

“É uma honra competir com ela, ela é o maior nome não só da ginástica, mas como de todo o esporte mundial. A gente tem um carinho por ela e ela pela gente também“, declarou Rebeca no Mundial do ano passado. 

Foi em Antuérpia que Biles apareceu pegando uma coroa imaginária de sua cabeça e colocando em Rebeca Andrade, como se estivesse apontando para a nova melhor ginasta do mundo.  

No calendário das Olimpíadas de Paris, as competições de ginástica terão início no dia 27 de julho, no masculino; e no dia 28, no feminino. No dia 30, haverá as finais femininas por equipes, e no dia 1 de agosto, haverá a final individual geral. As finais femininas por aparelhos irão de 3 a 5 de agosto. No dia 3, salto; no dia 4, barras assimétricas, e no dia 5, trave e solo.  

Foto de Ricardo Bufolin/CBG     

 

TOQUE DE BOLA 

VINICIUS JUNIOR - Vinícius Junior vai ter sua representação em cera no  famoso museu Madame Tussauds, em Nova Iorque, que visitou na última segunda-feira, dia 15 de julho.  O museu divulgou um vídeo com o brasileiro brincando com seus fãs presentes. Vestido com o uniuforme da seleção brasileira, ele imitava uma estátua, mas se movimentava quando as pessoas se aproximavam para tirar fotos.  

ROGER MACHADO – O  Internacional anunciou nesta quinta-feira a contratação do técnico Roger Machado, com  contrato até dezembro de 2025, juntamente com sua comissão técnica. Machado havia deixado o  Juventude-RS na última quarta-feira, dia 17.   

LÁ EM MINAS 

CRUZEIRO – Neste sábado, às 21h, o Cruzeiro vai visitar o Palmeiras no Allianz Park, em São Paulo, pela 18a rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste está em sexto na competição, com 29 pontos em 16 jogos, ao passo que o Palmeiras é o vice-líder, com 33 pontos em 17 confrontos. Os cruzeirenses atravessam uma boa fase, depois da vitória sobre o Bragantino por 2 a 1, no sábado, dia 13, em Belo Horizonte.  

 AMÉRICA - O América anunciou, nesta quarta-feira, dia 17, a contratação do zagueiro Lucão, ex-São Paulo, de 28 anos, para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro, prosseguindo até  julho de 2025. O Coelho é o terceiro na competição, com 26 pontos. Neste sábado, dia 20, às 17h de Brasília, o alviverde vai receber o Amazonas, no Independência.   

ATLÉTICO - O técnico Gabriel Milito, do Atlético, tem algumas dúvidas  para a formação do  time que enfrentará o Vasco, neste domingo, dia 21, a partir de 16h, na Arena MRV, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele já sabe que não poderá contar com o lateral-esquerdo Guilherme Arana, punido com o terceiro cartão amarelo diante do Juventude, no empate de 1 a 1 , na última terça, dia 16, em  Brasília.  A opção imediata seria Rubens, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo.   

 



 

Top News