Publicado em 5/08/2024 as 9:00am
Coluna Espaço Empreendedor
Coluna Espaço Empreendedor
Crowdfunding Business - Quais são as vantagens e desvantagens deste modelo de negócio
Investidores no mundo inteiro buscam novas oportunidades de multiplicar o valor da empresa no mercado, e com isso muitas das vezes novos modelos de negócios surgem ou desenvolvem, assim como o crowdfunding. No entanto, o que é e quais são as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio?
Ainda nos anos de 1700 a atividade de crowdfunding começou a ser formada contribuindo assim para o que hoje é conhecido como um dos modelos de negócios mais atraentes para pequenas empresas. Como o próprio nome já diz, o crowdfunding pode ser utilizado não somente para fins lucrativos, mas também para campanhas que visam contribuir com uma causa social mais específica.
O que é crowdfunding?
Conhecida como uma alternativa de um empréstimo bancário convencional, o crowdfunding é uma atividade para arrecadar capital para um novo projeto. Geralmente, empresas que já estão desenvolvendo um produto e que necessitam de um incentivo financeiro que contribui para alavancar as vendas ou até mesmo gerar confiança entre o consumidor, o crowdfunding é pode potencializar os recursos necessários.
Crowdfunding é uma forma coletiva de juntar investidores que através de valores monetários canalizando assim para um ou mais projetos, geralmente através da internet. Para que isso aconteça, se inicia uma campanha que visa capturar a atenção de apoiadores que acreditam no projeto e que concordem em investir através de pequenas quantias pré-estabelecidas.
Como funciona o modelo de crowdfunding?
O primeiro passo antes de estabelecer a atividade de crowdfunding é um projeto ou ideia, podendo estar relacionado a qualquer nicho ou tipo de empresa. A próxima etapa é o desenvolvimento de uma campanha de crowdfunding, que de acordo com o objetivo e prazo, pode variar de um projeto para outro. A terceira atividade, ou etapa é a divulgação do produto ou serviço através das plataformas digitais, tanto para atrair a atenção de clientes em potencial assim como de investidores que venham participar da campanha através da participação financeira.
Após a divulgação do projeto, que deve ocorrer de forma a alcançar o máximo da atenção do público, através principalmente das redes sociais, chega o momento de coletar os fundos dos investidores que demonstraram interesse na campanha. O último passo então, é alcançar o valor necessário e cumprir com as metas estabelecidas na campanha e apresentar o resultado para os investidores, ou seja o retorno financeiro.
Os prós e contras do crowdfunding
A maior e mais importante vantagem desse modelo de negócio é a possibilidade de levantar fundos fora do padrão convencional, onde requer a aprovação de um pedido de empréstimo financeiro além do pagamento de altas taxas de juros. Outra vantagem é a possibilidade de gerar valor ao produto ou serviço, antes de investir recursos próprios. Uma vantagem que também torna o crowdfunding atraente é que ao contrário de outros modelos de negócios, onde exige abrir mão de parte dos lucros ou até mesmo do controle da empresa, esse modelo não possui essas exigências.
Através da campanha de crowdfunding é possível também estabelecer o período, prazos, metas e quais os retornos desejados para a empresa ou o projeto em si.
Apesar de apresentar vantagens significativas para o projeto em si, o modelo de negócios de crowdfunding também pode ser muito desafiador, pois oferece altos riscos. Calcula-se que mais de 358 mil campanhas de crowdfunding não foram bem sucedidas, somente através de uma única empresa que oferece plataforma desse tipo de modelo de negócios.
Além disso, na maioria das vezes, é necessário pagar as taxas tanto para acessar a plataforma, quanto para promover as campanhas de marketing. Segundo a Blueshot, que publicou um artigo em dezembro de 2023 relacionado ao tema, o modelo de crowdfunding pode criar o risco de ter a ideia do projeto copiada devido a divulgação da mesma, principalmente perante aos possíveis investidores.
Na próxima edição o Espaço Empreendedor vai estar dando continuidade ao assunto e apresentando os tipos de crowdfunding e exemplos de empresas que apostaram e obtiveram resultados positivos.