Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/08/2024 as 11:00am

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

Maternidade e Resiliência Feminina

Maternidade é sem dúvida uma tarefa prazerosa mas repleta de desafios. Ser mãe pode ser a maior realização para uma mulher mas, ao mesmo tempo, a mais difícil também. Não existe um preparo psicológico para enfrentar os desafios da maternidade, mas é possível afirmar que  maternidade e resiliência andam lado a lado.

Claro que os filhos não “pediram para vir ao mundo”, mas nem todas as mães fizeram a escolha voluntária da maternidade também. Independente de quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha, quando nasce um filho e surge uma mãe essa também cria asas protetoras mais poderosas do que as da mamãe águia pois estamos prontas para lutar como leoas para garantir a segurança e bem estar dos nossos filhos.

As dificuldades se assemelham na área da emoção, mas se diferem em questões econômicas. A mãe que teve o  privilégio de ter recursos financeiros necessários para lidar com as despesas relacionadas à chegada de uma nova criança não enfrenta as mesmas barreiras e desafios de mães que já carregam consigo o peso da sobrevivência e falta de acesso à saúde básica e recursos essenciais.

A resiliência, a força e a garra da mulher podem ser manifestadas no momento em que os desafios se apresentam, mas nem sempre é possível vencê-los com tanta classe ou elegância. Em tempos de crise como as que estamos enfrentando nos últimos anos, como é possível vencer tais desafios sem perder o rebolado.

A arte da resiliência 

Ser mãe é algo tão forte e tão intenso que se confunde com a nossa própria identidade. Estamos sempre atentas às necessidades dos nossos filhos e filhas que muitas das vezes esquecemos de cuidar de nós mesmas. Isso significa que existe toda mãe que também possui necessidades emocionais. Lembrando que na  carteira de identidade de uma mãe não consta o nome da sua descendência Por isso é preciso estar atenta para que o  diário de uma mãe não se torne um borrão de rabiscos devido a falta de atenção com as próprias necessidades pessoais. Por isso, se você é mãe, você pode ser a mãe de seus filhos e filhas, mas você já era alguém antes e vai continuar sendo mesmo depois da maternidade, então se encontre. Permita fazer uma auto análise e inclua na sua lista observar suas necessidades também.

Enquanto a maioria das mães estariam dispostas a se entregar no lugar de sua cria para salvá-las, muitas não sabem ao certo como guardar no peito tanto amor por uma criatura que nos desafia todos os dias. Porém precisamos entender que não somos Deus e por isso não precisamos ser perfeitas.  Aceite, tem coisas que não vão sair como você planejou e está tudo bem.

O verdadeiro amor maternal é o que mais se assemelha com o amor incondicional do criador. Não existe nada que se compare ou chegue tão pertinho do sentimento. Mas será que você está sendo verdadeira e permitindo se amar como você merece verdadeiramente? Abra o seu coração para sua essência de forma preencher sua vida que vai além de viver em função de seus filhos, afinal um dia eles vão embora e você vai ganhar um outro nível de importância e de prioridade na vida deles.

“A mãe é o primeiro grande amor de um homem, mas para uma mãe o filho é o último grande amor de uma mãe.” Denzel Washington

 As mães desejam ensinar valores e princípios aos filhos para que se torne uma pessoa íntegra possui uma virtude muito preciosa que deve ser incentivada, principalmente nos tempos de hoje onde não se valoriza tanto a prática do bem. Ser íntegro é cuidar do coração para blindar a mente para não ser contaminada pela maldade de tantas pessoas que tentam distorcer a verdade do amor. Um papel difícil para nós como mãe em moldar nossa cria de forma a ajudá-los tanto no aprendizado quanto no aperfeiçoamento relacionadas às características que compõem o caráter de um homem e de uma mulher do bem.

A mãe é um exemplo a ser seguido. Isso significa amparar alguém mas quem você tem buscado amparo nos seus momentos ruins? Por isso não devemos adiar em buscar ajuda, principalmente emocional para encontrar alternativas de como vencer os obstáculos da vida em geral e também as que estão relacionadas com cada etapa da vida dos filhos.

Top News