Publicado em 12/08/2024 as 9:00am
Lyria Garcia no De Frente com Elas pela Rádio Brazilian Times
Da redação
Na edição da última 4a feira do programa "De Frente com Elas", apresentado por Denise Martins, Síbia Keila, Gabi Amora e Julia Vale, tramistido pelo Braziliam Times recebeu em seus estúdios a cineasta e roteirista brasileira Lyria Garcia, reconhecida internacionalmente, ela e formada em Artes com concentração em produção de filmes. Além de roteirista trabalha em várias vertentes atuando como diretora e produtora, Lyria é natural de Goiânia e vive nos EUA por 26 anos.
Lyria embarcou em uma viagem aos EUA em 1996, com a intenção de visitar sua mãe por apenas 30 dias. No entanto, logo se encantou pelo país e decidiu estender sua estadia, acabando por construir uma nova vida em terras americanas. Durante a entrevista, Lyria revelou que, ao chegar aos EUA, não dominava o inglês, enfrentando grandes desafios para se adaptar e concluir seus estudos e comenta que entre lágrimas e momentos de superação, ela destacou a importância de manter o foco e a perseverança. “Não é fácil, mas é possível”, afirmou, enfatizando que o domínio do inglês, que inicialmente parecia um objetivo distante, tornou-se essencial em sua carreira.
Lyria tambem é fotógrafa reconhecida, tendo realizado trabalhos em países como Dubai, África do Sul e Islândia. Ela ressaltou o quanto suas viagens lhe mostraram que, apesar das diferenças culturais, as semelhanças humanas são muito mais significativas.
A cineasta falou sobre sua experiência na transição para o cinema, após uma pausa para investir em um estúdio de fotografia. A arte da fotografia, aliás, influenciou profundamente sua visão estética e seu trabalho no cinema, que sempre buscou humanizar e dar voz à experiência imigrante nos Estados Unidos. Lyria compartilhou que seus roteiros são voltados para as dificuldades, sucessos e a superação dos imigrantes, com um foco especial nas amizades que se formam nesse processo de adaptação.
Premiada internacionalmente, Lyria falou sobre os desafios de produzir filmes, especialmente o grande investimento financeiro necessário e a importância de trabalhar em equipe. Ela destacou que sua maior inspiração vem dos brasileiros que, como ela, trabalham duro para construir uma nova vida nos EUA, e que sua missão é contar essas histórias com respeito, harmonia e verdade.
A ção e semtimentos são retratados no curta-metragem "Waysland," da qual foi roteirista, diretora e produtora já aclamado em terras internacionais, e agora a cineasta planeja expandir para um longa. Waysland conta a história de uma simples imigrante brasileira, Maria Teresa Macedo, interpretada pela renomada atriz brasileira, Daniela Escobar, a personagem passa por vários desafios em busca de seu sonho americamo.
Sua estreia na direção ganhou prêmios em festivais importantes em Nova York, Los Angeles e Canadá. E o mais recente festival com seu segundo curta-metragem "Peter's Plan," que ganhou o prêmio de Melhor Jovem Ator no Cobb International Film Festival em Marietta, GA, no inicio de agosto.
Sobre sua posição em um setor tradicionalmente dominado por homens, Lyria afirmou que o conhecimento e a clareza de propósitos são fundamentais para conquistar respeito, independentemente do gênero. Lyria Garcia encerrou a entrevista destacando a importância da inclusão de imigrantes em seus projetos e convidando o público para assistir seu premiado curta-metragem "Peter's Plan", que será exibido no Arlington Teatro Regente em 24 de agosto.
Com uma trajetória marcada por desafios e conquistas, Lyria continua a inspirar com suas histórias que transcendem fronteiras e tocam o coração de todos que as assistem.
Fotografia: Jessica Brito
DE Frente com Elas
Fonte: Denise Martins