Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/08/2024 as 11:00pm

Coluna Debora Corsi: Olimpíadas

A televisão do mundo inteiro está ligada para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2024, que...


A televisão do mundo inteiro está ligada para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2024, que estão sendo sediados em Paris, França. Os atletas se preparam nos últimos quatro anos para obter uma medalha para seus países. Todo esforço e dedicação são colocados na hora da disputa, e o resultado pode ser frustrante quando, no final, a sonhada medalha não é colocada no pescoço. Retornar para casa sem vitória, mas não sem esperança de tentar novamente após quatro anos. Na vida, precisamos ter a mesma coragem e determinação que esses atletas, que, mesmo perdendo uma medalha, não se consideram fracassados, até porque o simples fato de ter sido escolhido para representar uma nação já os torna vencedores. Você está acompanhando as Olimpíadas? Conhece o significado dos símbolos? Hoje, quero trazer para vocês um pouco da história.

A principal representação dos Jogos Olímpicos é a bandeira estampada com os anéis olímpico. Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas. Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo. Os aros que compõem a bandeira são de cores diferentes para representar o respeito às diversidades de todas as nações e contrastam com o fundo branco, que representa a paz entre os continentes.

A tocha é o mais antigo símbolo das olimpíadas e faz a ligação entre os jogos realizados na Grécia Antiga e os disputados na Era Moderna. O fogo sagrado, tido como elemento purificador, era usado pelos gregos em frente aos seus principais templos, com o Santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas. "O acendimento da chama é feito com a luz solar por meio da skaphia, uma espécie de espelho côncavo que agrega os raios do sol em um só ponto, provocando combustão. Essa tradição para acender a tocha ainda é mantida e é realizada meses antes do início dos jogos, em frente ao Templo de Hera, por onze mulheres caracterizadas como sacerdotisas." "Em 1928, os Jogos Olímpicos de Amsterdã foram a primeira edição do evento na Era Moderna a ter uma pira olímpica acesa em um dos estádios. Já o revezamento da tocha foi implantado pela primeira vez em Londres, no ano de 1948.

Além de remeter a um contexto histórico, a Chama Olímpica simboliza a paz, a união e a amizade. Durante o revezamento feito antes dos jogos em Olímpia, os mensageiros saíam com as tochas pelas cidades gregas anunciando a data das competições. Esses mensageiros anunciavam também uma “trégua sagrada”, que cessava as guerras em curso até o fim dos jogos."

O Lema Citius, Altius, Fortius é a expressão latina que define o espírito olímpico e significa: o mais rápido, o mais alto, o mais forte. A essência da frase está na superação de limites, proposta aos atletas que competem nos jogos. A frase é atribuída ao Padre Henri Dion, que ensinava esportes nos arredores de Paris e era amigo do Barão de Coubertin.

Medalhas - Os primeiros campeões olímpicos recebiam como prêmio uma coroa feita com folhas de louro e oliveira. Os vencedores também recebiam alimentação gratuita por toda a vida, garantia de seu lugar em teatros e o título de herói da sua cidade.

No ano de 392, após converter-se ao cristianismo, o Imperador Romano Teodósio I proibiu a realização dos jogos. Quando voltou a ser realizado no ano de 1896, os vencedores foram presenteados com uma medalha de ouro e um ramo de oliveira."

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/simbolos-olimpicos.htm

 



 

Top News