Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/08/2024 as 12:00am

Coluna Espaço Empreendedor: Modelo de Negócios - Crowdfunding

Fonte: Lídia Ferreira


Nos últimos anos diversas empresas adotaram o modelo de crowdfunding, tanto para alavancar os negócios mas principalmente para levantar recursos para uma campanha específica com o foco de lançar um produto ou serviço. Mas antes que seja possível alcançar êxito é necessário entender quais são os pré-requisitos, os riscos e também os diferentes tipos de crowdfunding.

Na edição anterior do Espaço Empreendedor, iniciou o tema sobre crowdfunding, um modelo de negócios que se tornou popular nos últimos anos. Ainda pouco conhecido pela grande maioria dos empreendedores, empresários e até gestores de organizações sem fins lucrativos, crowdfunding é uma oportunidade que requer uma excelente ideia, especialmente que já tenha sido aprovada pelo minimum viable product (MVP), conhecido em português como produto viável mínimo. O MVP é um conceito muito utilizado para evitar prejuízos antes do lançamento oficial em grande escala de um produto ou serviço.

No crowdfunding, em média um grupo de pequenos investidores aprova um projeto e o valor a ser investido junto a campanha direcionada para o projeto determinado.  Como já apresentado anteriormente na edição da semana do dia 5 de agosto deste ano através do Espaço Empreendedor, o processo de crowdfunding possui seis fases, que se dividem em: 1. A ideia ou proposta de projeto; 2. criação do conteúdo de divulgação da campanha de crowdfunding através de uma plataforma online, como website; 3. estabelece a meta, ou valor a ser arrecadado, assim como o prazo da campanha; 4. lançamento da campanha tanto nas redes sociais quanto no website; 5. direcionar o valor oferecido pelos investidores ou participantes da campanha, após o valor das taxas para participar da campanha; 6. obter e apresentar os dados relacionados a campanha e o recompensa prometida na campanha.

Tipo de modelos de crowdfunding

O crowdfunding é subdivido em quatro modelos, chamados de bases,  como: recompensa, doação, igualdade e débito. Para entender melhor veja a explicação para cada um dos modelos.

Recompensa

No modelo de crowdfunding baseado em recompensa, consiste em indivíduos que contribuem para uma campanha, determinam uma troca específica, seja com o produto ou para com o produto. No blog da Bluehost, Minal Agarwal escreveu um artigo sobre crowdfunding onde cita alguns exemplos fictícios  relacionados aos modelos de base. Um dos exemplos é imagine um projeto para o lançamento de uma garrafa de água sustentável, ou seja, que não agrida o meio ambiente. O modelo de recompensa pode variar, mas não limitado ao valor estabelecido que determina uma recompensa específica. Podendo ser desde um email de agradecimento pela participação no projeto até uma quantia ou acesso exclusivo limitado ao produto ou serviço.

Doação

Como o próprio nome já diz, o modelo de doação não exige o retorno monetário investido para participar da campanha do projeto em questão. Um exemplo pode ser a ampliação de uma horta pública, que ofereça oportunidades para a comunidade local adquirir os produtos com valores abaixo do mercado.  Porém, assim como ocorre entre as organizações sem fins lucrativos, esse modelo exige prestação de contas, assim como relatório apresentando resultados do projeto.

Equity

Equity, ou patrimônio de uma empresa privada está relacionado ao valor de ativos que após o pagamento, ou cálculo dos dividendos da empresa seria devolvido aos acionistas da empresa no caso de venda da mesma.

No modelo de equity, o crowdfunding possibilita a arrecadação de capital para a empresa sem a necessidade de fazer empréstimos bancários e com isso o comprometimento com  pagamento de juros. Esse modelo é muito atraente entre os participantes de campanha de crowdfunding justamente porque na maioria das vezes projetos iniciais não possuem os requisitos necessários exigidos para obter a aprovação de empréstimos bancários.

É importante ressaltar, no entanto, que é necessário entender que existe um comitê  americano que regula esse tipo de modelo de crowdfunding, o Securities and Exchange Commission (SEC).

Débito

Semelhante ao modelo de equity, o débito também não passa pelo crivo do processo de pedido de empréstimo bancário, mas exige muito bom ou excelente nível de crédito de pessoa física ou jurídica. O benefício desse modelo de crowdfunding é poder garantir baixo custo assim também como a taxa menor de retorno para o investidor.

Alguns exemplos de empresas que utilizaram o modelo de crowdfunding

Existem várias empresas que oferecem plataforma de crowdfunding e dezenas de outras que não só obtiveram sucesso com a experiência de crowdfunding. Na próxima edição você poderá continuar acompanhando este conteúdo e assim poder conhecer alguns desses exemplos bem sucedidos.

 



 

Top News