Publicado em 18/08/2024 as 3:00pm
Coluna Veronica: Conheça um pouco do nosso ciclista brasileiro que escolheu o Sul da Flórida como moradia e tem se destacado em vários campeonatos JOEL CÂNDIDO PRADO JÚNIOR
Joel Cândido Prado Junior: Um Ciclista Dedicado e Vitorioso no Brasil e no Exterior...
Joel Cândido Prado Junior: Um Ciclista Dedicado e Vitorioso no Brasil e no Exterior Americana, SP – Joel Cândido Prado Junior, nascido em 10 de dezembro de 1992, é um ciclista brasileiro que iniciou sua carreira em 2006, aos 14 anos, e desde então tem conquistado títulos importantes tanto no Brasil quanto em competições internacionais. Com uma altura de 170 cm e peso de 62 kg, Joel é um exemplo de dedicação e excelência no ciclismo.
Início no Ciclismo A trajetória de Joel no ciclismo começou em 2006, na categoria Infanto Juvenil. Ele rapidamente progrediu, competindo em categorias como Juvenil (2007-2008), Junior (2009-2010), Under-23 (2011-2014) e, finalmente, Elite a partir de 2015.
Destaques de 2019 Em 2019, competindo pela equipe Green Piracicaba, Joel conquistou o título de Campeão do Torneio de Verão. Ele também obteve classificações de destaque em competições internacionais, como o 5º lugar no Internacional de Cáli Madison, na Colômbia, e o 6º lugar no Festival of Speed Madison, nos Estados Unidos.
Ano de 2018 Joel integrou a equipe Memorial Santos/FUPES, onde obteve grandes resultados, como o 3º lugar na 6ª Etapa da Volta de Mendanza, na Argentina, e o 2º lugar na 2ª Etapa da Volta de Guarulhos, em São Paulo. No cenário internacional, alcançou o 8º lugar no GP Viena Madison, na Áustria.
Desempenho em 2017 Em 2017, Joel mostrou sua consistência no ciclismo ao garantir várias colocações de pódio, incluindo o 2º lugar na 1ª e 2ª Etapas do Torneio de Verão, em Ilha Comprida-SP, e o 1º lugar no Gear Up Bike Challenge, em São Paulo. Ele também competiu em corridas internacionais, como o 5º lugar na Última Etapa da Volta do Chile.
Consistência em 2016 O ano de 2016 foi marcado por grandes vitórias para Joel, como o título de Campeão do Giro de Hernandarias, no Paraguai, e o bi-campeonato na 70ª Clássica 9 de Julho, em São Paulo. Ele também ficou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Pista Perseguição por Equipes, realizado em Maringá-PR.
Resultados Marcantes em 2015 Joel continuou sua ascensão em 2015, ao vencer a Clássica 69ª Prova Ciclística 9 de Julho, em São Paulo, e a 1ª Etapa do Torneio de Verão de Ciclismo, em Ilha Comprida-SP. Ele também competiu no exterior, alcançando o 4º lugar no Criterium de Mônaco, em Monte Carlo.
Jovem Promissor em 2014 Na categoria Under-23, Joel demonstrou seu potencial ao se tornar Campeão Nacional de TT e conquistar o 1º lugar no Torneio de Verão de Ciclismo Under-23, em Santos-SP. Ele também competiu no Campeonato Panamericano de Pista, em Aguas
Um Ano na América: Conheça Joel Candido Prado Jr, Ciclista Profissional Joel Candido Prado Jr, de 31 anos, é natural de Americana-SP e um renomado atleta da modalidade de ciclismo de estrada e pista há 18 anos. Ele começou no ciclismo aos 13 anos e nunca mais parou. Joel passou por todas as categorias de base, como infanto-juvenil, juvenil, júnior, sub-23, até chegar à categoria principal, conhecida como Elite. Com registro na União Ciclista Internacional (UCI), ele pode competir em grandes competições internacionais.
Aos 17 anos, Joel teve sua primeira convocação para a seleção brasileira para uma prova no Uruguai. No mesmo ano, foi convocado novamente para o Panamericano de ciclismo de estrada no México. Desde então, ele sabia que queria seguir a carreira de ciclista e começou a treinar firmemente. Aos 18 anos, já estava na categoria principal e fez parte das melhores equipes do Brasil, algumas com registro internacional. Em 2014, Joel integrou a seleção militar brasileira, como 3º Sargento da Força Aérea Brasileira, onde permaneceu por quatro anos. Ele possui mais de 30 medalhas e resultados expressivos em competições nacionais e internacionais.
Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi o bicampeonato da Clássica Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, nas edições de 2015 e 2016, além de um vice-campeonato em 2017.
Esta prova é considerada a “São Silvestre do ciclismo”. A Prova 9 de Julho A Prova Ciclística Internacional 9 de Julho foi criada em 1933 pelo jornalista Cásper Líbero, da Gazeta Esportiva, para homenagear a Revolução Constitucionalista de 1932. Inicialmente, a competição era restrita a atletas de alto nível e alguns convidados de outros estados. Em 1947, passou a se chamar
“Prova Ciclística Internacional 9 de Julho” e a contar com a participação de atletas de diversos países, como Argentina e Uruguai. Em 1985, as mulheres puderam participar pela primeira vez.
Resultados Internacionais Joel conquistou grandes resultados em provas internacionais, tanto fora do Brasil quanto em competições de nível internacional realizadas no país. Em 2011, ele alcançou o terceiro lugar na primeira etapa da Volta Internacional de São Paulo, válida para o ranking mundial.
Competiu em diversos países, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Porto Rico, Itália, Mônaco, França, Suíça e Áustria. Primeira Experiência nos EUA Em 2017, Joel esteve nos Estados Unidos pela primeira vez, onde competiu em algumas provas e se encantou com as corridas rápidas e intensas, conhecidas como “Crits”. Desde então, ele desejou viver nesse país. Em 2019, voltou para mais algumas competições e, em 2022, decidiu se mudar definitivamente para os EUA, aplicando para o visto de habilidades extraordinárias (O-1), que permite viver e trabalhar legalmente no país por três anos. Realização do Sonho Americano Em 2024, Joel começou a treinar firme e participou de várias competições, como o segundo lugar na Miami Prix Series Race e o campeonato na Bill Bone Pursuit Series.
Ele foi convocado para o Panamericano de Pista em Los Angeles, representando a seleção brasileira em três provas de alto nível, que reuniam atletas em sua melhor forma, buscando pontos para a vaga olímpica para Paris.
Após o Panamericano, Joel focou no campeonato estadual da Flórida, realizado em Davie-FL. Ele ficou em terceiro lugar na categoria por idade e em quarto lugar na classificação geral, competindo contra os melhores ciclistas do estado.