Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/08/2024 as 9:00am

(Coluna Update!) ESPECIAL: Silvio Santos - Um legado que jamais será esquecido

Fonte: Por Thaís Partamian Victorello


Qual brasileiro nunca ouviu falar de Silvio Santos? Na manhã de sábado, 17 de agosto, o Brasil foi surpreendido com a notícia de que os domingos dos brasileiros não serão mais os mesmos... O Brasil perde o seu principal comunicador, Silvio Santos.

Filho de dois imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano (seu pai, Alberto, era de uma região que hoje pertence à Grécia, enquanto sua mãe, Rebecca, era de uma cidade que atualmente fica na Turquia), Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. O apresentador de TV, ao contrário de outros tantos bilionários, começou a carreira como camelô, nas ruas da capital carioca. A poderosa voz lhe rendeu um convite para ser locutor. Ficou pouco tempo no ar, pois o dinheiro que ganhava vendendo produtos nas ruas era maior.

A história do Silvio Santos se inicia dessa forma, ganhando a vida através do público, algo que ficou marcado pelo resto de sua carreira na TV mais adiante. Após sair do exército, criou uma maneira de tornar as viagens mais dinâmicas na embarcação que ia do Rio de Janeiro à Niterói: anunciava os produtos disponíveis em alto-falante. Em 1958, comprou o Baú da Felicidade, do radialista Manoel de Nóbrega. Na empresa, o cliente pagava carnês mensais e, em dezembro, recebia uma caixa de brinquedos. Era o início do que seria o Grupo Silvio Santos. Para aplicar o dinheiro adquirido com os carnês, criou o Baú Financeira – embrião do banco PanAmericano. Na televisão, o apresentador chegou a apresentar suas atrações na rede Globo – mas saiu por não conseguir ser acionista do grupo. Foi para a TV Tupi e Record (chegou a ser dono de 50% das ações da emissora de São Paulo). A realização da emissora própria veio em 1981, com o nascimento do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). O canal se tornou a terceira maior rede de TV brasileira, revelando dezenas de artistas que hoje se tornaram celebridades. O canal de TV se tornou a principal fonte de riqueza de Silvio Santos a partir de então. Em 2006, criou a Jequiti, empresa de cosméticos. Já em 2007, foi a vez de o Grupo Silvio Santos lançar o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, com apartamentos de alto padrão, vendidos por valores milionários.

Mas de tudo que conquistou, o que vai ficar no coração dos fãs é a simplicidade e a forma, iniqualável, de se comunicar que inspirou e que continuará a inspirar milhares de pessoas. Seu legado jamais será esquecido.

 



 

Top News