Publicado em 27/08/2024 as 9:00pm
Coluna Esportes: O BRILHO DA ESTRELA
Embora ainda não seja campeão, o Botafogo vem apresentando o melhor futebol do país no...
Embora ainda não seja campeão, o Botafogo vem apresentando o melhor futebol do país no momento. Prova disso foi a goleada imposta ao maior rival, o Flamengo, por 4 a 1, neste domingo, dia 18, no Estádio Nilton Santos, pela 23ª rodada do Brasileirão. Com o amplo triunfo, o alvinegro chegou aos 46 pontos e assumiu a liderança isolada. Já o rubro-negro caiu para o quarto lugar, com 41 pontos.
Símbolo maior dos alvinegros, a Estrela Solitária brilhou intensamente durante a noite de domingo. Os gols do time do técnico Artur Jorge foram marcados por Matheus Martins (dois), Igor Jesus e Mateo Ponte. Bruno Henrique descontou para o Flamengo. A vantagem poderia ter sido ainda maior, já que o Botafogo perdeu um pênalti, cobrado por Almada.
O maior destaque alvinegro foi mesmo Matheus Martins, que marcou dois gols 20 dias após retornar ao Brasil e integrar o elenco, depois de uma passagem pela Udinese, da Itália.
"Vai ficar marcado na minha carreira. Estou chegando agora e começar dessa forma é motivo de muito orgulho para mim", ressaltou Matheus Martins, após a vitória no clássico contra o Flamengo. "Fiquei muito feliz, a torcida veio e apoiou a gente, estádio cheio e merece todo o nosso respeito."
No meio de semana, nesta quarta, dia 21, o Botafogo enfrentará o Palmeiras fora de casa, pelas oitavas da Libertadores da América. Já pelo Brasileirão, o próximo desafio será contra o Bahia no domingo, dia 25, na Fonte Nova.
O vice-líder da competição é o Fortaleza, que chegou a estar na liderança no sábado, dia 17, ao vencer o Bragantino por 2 a 1 fora de casa. Foi a nona partida sem derrotas da equipe da capital cearense, com oito vitórias. Com o triunfo do Botafogo no domingo, o Fortaleza, carinhosamente chamado de Leão pela torcida, voltou ao segundo lugar. Os gols do tricolor foram de Pochettino e Breno Lopes, enquanto Lincoln descontou.
"O Breno Lopes nós incorporamos... Necessitávamos dele. Mas a versatilidade pedimos a todos. O futebol mudou nos últimos anos. Agora, os treinadores querem jogadores que atuem em duas ou três posições", explicou o treinador Juan Pablo Vojvoda, elogiando a versatilidade de seus atletas.
O terceiro colocado é o Palmeiras, que no domingo, dia 18, superou o São Paulo por 2 a 1 no Choque-Rei (apelido do clássico), no Allianz Parque, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois gols palmeirenses foram de Flaco López, sendo o segundo já nos acréscimos. Lucano marcou o gol do tricolor. Pela forte rivalidade e também por decisões do VAR, o jogo acabou em confusão entre os jogadores. O Palmeiras soma 41 pontos em terceiro lugar, enquanto o São Paulo caiu para a sexta colocação, com 38 pontos.
Além dos gols no clássico, o argentino López pôde comemorar 100 jogos com a camisa do Palmeiras.
"Feliz demais. Jamais imaginaria fazer 100 jogos com essa camisa