Publicado em 29/08/2024 as 6:00pm
Coluna Espaço Empreendedor: Real Estate Business - Como Se Tornar Um Profissional do Mercado de Vendas de Imóveis
Uma profissão promissora e ao mesmo tempo muito desafiadora, o mercado de vendas de casa...
Uma profissão promissora e ao mesmo tempo muito desafiadora, o mercado de vendas de casa atrai muitos brasileiros nos Estados Unidos. Quais são os passos e requerimentos para quem deseja iniciar no mercado de real estate?
Um dos mercados que representa o indicador da economia do país sem sombra de dúvida é o de venda de imóveis. Uma realidade que reflete não só o comportamento do consumidor mas também o índice de inflação e taxa de risco para os investidores interessados. Um exemplo do poder que esse mercado afeta a economia foi a crise imobiliária de 2008.
Mesmo com os altos e baixos, o que faz tantas pessoas se atraírem para a profissão de real estate e quais são os passos para começar uma empresa neste ramo nos Estados Unidos. Uma entre muitas oportunidades do real estate é o especialista de vendas de propriedades. O agente, palavra usada no inglês ou corretor de imóveis. Apesar de muito promissor, requer enorme dedicação e perseverança, principalmente pois não oferece um salário fixo e o profissional depende da venda para receber a comissão, além do alto custo de impostos.
No estado de Massachusetts, um corretor de imóveis em média faz cerca de $84,755 mil dólares por ano. Isso representa $40.76 por hora ou $7,064 por mês. Esses valores representam a média, mas isso não demonstra o valor investido por parte do profissional com as despesas relacionadas tanto para divulgar quanto para conquistar esse mercado tão competitivo.
Devido a economia americana que ainda sofre com a inflação e vive a pressão por causa das expectativas do futuro dos Estados Unidos em relação às eleições presidenciais que acontecem em novembro. Especialistas mais otimistas apostam em uma melhora promissora nos próximos anos, ao contrário dos que possuem um perfil mais tradicional e preferem não se arriscar, principalmente pois a taxa de juros ainda permanece acima de 6%.
Em uma de suas publicações a empresa CE Shop, que oferece acesso a conteúdo sobre carreira na área de vendas de imóveis para profissionais da área, abordou o tema sobre dicas para quem deseja começar nessa carreira. Caso você esteja pensando na possibilidade de iniciar nesse negócio lucrativo acompanhe as dicas a seguir.
Investimento inicial
Os Estados Unidos exigem o certificado para cada setor de vendas. Para trabalhar como corretor de imóveis, por exemplo, é necessário passar em um exame considerado difícil para a grande maioria das pessoas que já superaram esse desafio. Em média os valores dos cursos de preparação para os exames variam entre $300 à $600 dólares de acordo com o estado e o tipo de licença. Já os testes preparatórios, que normalmente são divididos em duas etapas, sendo um dia para cada uma, variam entre $50 à $150, enquanto os exames oficiais podem custar até $400 sem contar com os custos de fingerprint background check, ou o levantamento dos recordes criminais.
O passo a seguir após ser aprovado nos exames de real estate, que são conhecidamente difíceis, é pagar a taxa para tirar o certificado que varia de acordo com cada estado e que também pode estar incluída no valor do exame.
Profissionais que trabalham na área de vendas de casas são classificados como autônomos (self-employed), o que significa que não existe acesso a benefícios como seguro de saúde, entre outros. Porém ao se filiar a uma empresa de real estate, é possível obter o respaldo legal e também da reputação da própria empresa, além de não ter que arcar com as despesas de alguns seguros como o The Errors and Omissions Insurance.
Outra vantagem de fazer parte de uma empresa estabelecida no mercado é o acesso ao marketing, treinamento, tecnologia além de conexão com outros profissionais mais experientes. Um dos desafios de quem trabalha com o mercado de vendas de imóveis é ser responsável por toda despesa, como: transporte, imposto de renda e custos com os eventos de vendas, como o open house.
Business plan
Antes de se aventurar nessa carreira desafiadora é importante observar os seguintes pontos: 1) pesquisa de mercado para identificar o nicho, o perfil do cliente pode fazer a diferença para o sucesso e criação da cartela de clientes. 2) toda empresa necessita de um plano de negócio e não poderia ser diferente para quem está planejando entrar para esse mercado. 3) criar um network para um melhor engajamento e acesso a audiência correta. 4) atualização do mercado e tendências do mercado.. 5) criar um fundo de emergência sabendo que esse é um mercado de sofre mudanças constantes. 6) investir em divulgação do trabalho sabendo que exige a criação de uma marca, independente se trabalhar para uma empresa consolidada. 7) Manter-se utilizando e se capacitando profissionalmente.
Gostou do tema? Gostaria de obter mais informações sobre essa carreira? Então envie perguntas e comentários para a produção do Jornal do Brasil.