Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/09/2024 as 5:00pm

Coluna Ser: CHURRASQUEIRO GOURMET

Fonte: Flavianny Marques


O verão pode ser a estação tradicional de churrasco. Quer você seja um churrasqueiro sazonal ou um churrasqueiro gourmet o ano todo, reforce sua segurança alimentar e nutrição com essas dicas úteis e prontas para grelhar.

Desenvolva um gosto pela segurança: Compre um termômetro de alimentos. Certifique-se de comprar um tipo projetado para uso com alimentos. Usar um termômetro de alimentos pode ajudar a evitar o cozimento excessivo, mas também é a única maneira de garantir que os alimentos atinjam uma temperatura interna segura.

Limpe sua grelha . Reserve um tempo para garantir que sua grelha esteja limpa e pronta para uso seguro antes de jogar sua comida favorita. Limpe sua grelha com água quente e sabão e remova quaisquer detritos carbonizados ou acúmulo de gordura após cada uso.

Divirta-se com segurança: A segurança alimentar adequada envolve o uso de diferentes tábuas de corte ao alternar entre carnes cruas e alimentos prontos para consumo. Lembre-se de trocar suas facas e outros utensílios ao trabalhar com esses alimentos, para evitar a contaminação cruzada. Tome precauções para evitar a contaminação cruzada. Lave as tábuas de corte e utensílios em água quente e sabão entre os usos. Ou use conjuntos codificados por cores para manter carnes cruas, frutos do mar e aves e alimentos prontos para consumo separados. E sempre, sempre lave as mãos!

Embora não haja diretrizes federais sobre o consumo de carne grelhada , nem evidências suficientes ligando carnes grelhadas ao aumento do risco de câncer, existem maneiras de reduzir a carbonização que normalmente ocorre devido a métodos de cozimento em alta temperatura, como grelhar, fritar e grelhar. Corte a gordura visível nas carnes, considere pré-cozinhar a carne e o peixe para reduzir os sucos que pingam na chama e limitar a exposição direta da carne às chamas. Áreas com carbonização também podem ser raspadas antes de comer.

Churrasco vegetariano: Adicione sabor e nutrição à sua refeição com legumes cozidos na grelha. Regue legumes como pimentão, milho, berinjela ou cebola com um pouco de azeite ou vinagrete. Tempere-os com ervas e coloque-os em uma grelha quente até que estejam macios. Ou polvilhe fatias de abobrinha, tomate e cenoura com um pouco de água e temperos, embrulhe em papel alumínio resistente e grelhe até que os vegetais estejam macios. 

Sobremesa Saudável: Grelhe espetadas de fruta, rodelas de ananás ou metades de pêssego em lume brando até a fruta estar quente e ligeiramente dourada.

Quando você está relaxando

Da próxima vez que você jantar ao ar livre, mantenha os convidados seguros, colocando alimentos perecíveis em porções menores e em turnos de uma hora. Ou mantenha os alimentos perecíveis no gelo para garantir que permaneçam devidamente refrigerados.

Se você estiver usando maionese, salsa, ketchup ou mostarda, lembre-se que não devem ser deixados parados por mais de duas horas (uma hora em clima acima de 30°C). É uma boa ideia trazer um refrigerador ou manter os condimentos em um balde de gelo.

Manter alimentos grelhados por muito tempo pode afetar seu sabor, qualidade e, mais importante, sua segurança. Especialistas em segurança alimentar afirmam que os alimentos grelhados duram apenas três a quatro dias na geladeira, portanto, certifique-se de que as sobras grelhadas sejam tão seguras quanto deliciosas. Refrigere os alimentos em recipientes rasos e escreva a data em cima para ajudá-lo a acompanhar. Certifique-se também de reaquecer os alimentos antes de servir uma segunda vez e use um termômetro de alimentos para garantir que atingiram uma temperatura interna de 165 ° F/ 74 °C.

Top News