Publicado em 12/10/2024 as 2:00pm
(Coluna acontecendo no Brasil) Outubro Rosa: apresentadora Tatti Allencar fala de sua experiência ao curar câncer de mama
Fotos: Roger Soares/Divulgação
O décimo mês do ano traz à tona a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, os dados são alarmantes: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 2024 será encerrado com o registro de 73.610 casos novos de câncer de mama. Nesse contexto, a estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
A taxa de sobrevida para mulheres diagnosticadas precocemente é animadora, com uma cura de até 99% nos casos detectados em estágios iniciais. Isso ressalta a importância de práticas como o autoexame e a mamografia, que devem ser realizadas regularmente.
A apresentadora Tatti Allencar, que recentemente enfrentou o câncer de mama, compartilha sua experiência e a importância do diagnóstico precoce. “Depois fiz 19 sessões de radioterapia, que fizeram um verdadeiro churrasquinho do meu seio, e também me deixou um pouco mole, mas isso tudo passou bem rápido e hoje estou ótima, sobretudo, sem sequelas. Agora, o tratamento está na última fase, que é a hormonioterapia, onde preciso tomar um remédio por cinco anos para não ter recidiva”, conta Tatti.
Ela também alerta sobre a necessidade de atenção aos excessos hormonais. “Fiquem alerta com o excesso de hormônios, pois há estudos que induzem que eles são alimentos para células cancerígenas”, adverte.
Tatti reforça a mensagem de que a prevenção é crucial. “Não tenham medo e se cuidem, aliás, meninas e meninos, porque sim, homens também podem ter câncer de mama”.
Neste Outubro Rosa, a mensagem é clara: informação e cuidado podem salvar vidas. A detecção precoce é uma arma poderosa na luta contra o câncer de mama e todos devemos estar atentos à nossa saúde e aos exames de rotina. A detecção precoce pode ser feita por meio de exames de rastreamento, como a mamografia, e de autoexame.
Instagram: @outubrorosa @tattiallencaroficial
Edson e Hudson regravam e lançam “Por te amar assim”
Releitura abre a série de lançamentos dos irmãos até o final do ano
Edson & Hudson retornam para o ano 2001 e resgatam uma das canções apaixonadas e mais bonitas de todos os tempos. “Por Te Amar Assim” foi escolhida por eles para abrir a série de lançamentos que acontecerão até o final deste ano. ASSISTA!
A poesia de Alejandro Montalban e Eduardo Reis ganhou um novo fôlego ao ser interpretada com maestria pelos irmãos Cadorini. Nela, Edson & Hudson imprimem aquele ‘amor rasgado’, sofrido, tão característico de ambos, que já colecionam dezenas de músicas que se tornaram tema de amor na vida de tantas pessoas. E claro, “Por Te Amar Assim” não será diferente.
“É uma canção maravilhosa, linda de verdade. Era uma vontade nossa regravá-la e sempre comentei isso com o Hudson. Dessa vez a ideia partiu dele e o resultado é uma música cheia de alma e sentimento, bem ao estilo Edson & Hudson”, diz Edson.
O mesmo se repete com o filme que tem a direção geral de Pedro Ferraro. Edson & Hudson protagonizam o clipe que promove um olhar profundo e intimista, revelando a cada cena a interpretação minuciosa, viva e intensa de dois artistas que cantam o amor como poucos.
A produção musical é assinada por Hudson Cadorini. Ele explica que a originalidade da música foi mantida, “mas imprimimos a nossa marca registrada. Em alguns trechos ela é sutil, delicada como precisa ser. Mas em outros momentos, é intensa e pulsante. E existe um fator que gostaria de destacar que é a forma como ela foi crescendo até acontecer uma grande explosão, onde inserimos os solos de guitarra e a voz de Edson de uma forma muito precisa”, explica ele que também assina os violões e a guitarra.
“Por Te Amar Assim” foi gravada originalmente pelos também irmãos Marlon & Maicon. Em 2001, ano em que foi lançada, foi a segunda música mais tocada em todo o Brasil. O mesmo é esperado para a releitura de Edson & Hudson, já que a versão entrará na grade de programação das rádios em todo o país.
“É um novo momento das nossas carreiras e quisemos apostar em algo que tivesse a nossa essência, o nosso jeito de fazer música. E o resultado vocês poderão conferir nas plataformas digitais, nas rádios e no nosso canal do YouTube”, encerram.