Publicado em 11/11/2024 as 5:00am
A Seleção Brasileira está melhor com Dorival: análise
Imagem de kp yamu Jayanath por Pixabay Foi em janeiro de 2024 que a Confederação...
Foi em janeiro de 2024 que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a chegada de Dorival Júnior como novo técnico da Seleção Brasileira. O ex-treinador do São Paulo chegou para substituir Fernando Diniz e com o trabalho de trazer o hexacampeonato para o Brasil na próxima Copa do Mundo.
Quem fez uma aposta no futebol brasileiro na in2BET notou que as odds para a vitória do Brasil nessa casa de apostas licenciada consideraram a Seleção Brasileira como favorita em alguma de suas disputas. Mas será que o time realmente melhorou com a chegada de Dorival? Foi isso que analisamos ao longo dos próximos tópicos.
Menos instabilidade
Quem lembra da campanha do Brasil no ano de 2023 sabe que ela foi desastrosa. No total, a Seleção Brasileira jogou 9 partidas, perdendo 5 delas e vencendo apenas 3 confrontos. O outro jogo acabou em empate.
O pior momento do Brasil em 2023 foi com a chegada de Fernando Diniz. Foi durante essa época que a Seleção Brasileira acumulou 4 jogos sem vencer e 3 derrotas consecutivas nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Com Dorival, o Brasil saiu do 6º para o 4º lugar nas Eliminatórias da Copa da CONMEBOL. Esse feito foi conquistado graças às vitórias contra Equador, Chile e Peru. A melhora precisa ser destacada, mas os times que a Seleção Brasileira enfrentou estão longe de ser os grandes desafiantes em uma Copa do Mundo.
Até o jogo contra a Venezuela (período de nossa análise), o Brasil havia perdido apenas uma partida em 2024. A derrota do grupo comandado por Dorival Júnior foi contra o Paraguai, em um jogo marcado pela forte pressão da Seleção Brasileira.
Mesmo com um revés, o Brasil ficou longe de passar pela mesma instabilidade que teve em 2023. Portanto, nesse aspecto, fica evidente a melhora da Seleção Brasileira sob comando de Dorival.
Novas oportunidades
Outra mudança observada após a chegada de Dorival Júnior foi que o novo treinador deu espaço para atletas que, anteriormente, não eram convocados para os jogos da Seleção Brasileira.
Craques como Savinho, Vanderson, Abner, Gerson e Igor Jesus não tinham espaço no elenco de 2023. Já, para 2024, os jogadores mostraram diferença em campo e conseguiram dar um novo ritmo para o Brasil.
O destaque da seleção em 2024 fica, também, pela ausência de Neymar. Sem o craque, o Brasil conseguiu desenvolver um jogo com mais atletas se destacando ao longo da partida. Jogadores como Raphinha e Vini Jr acabaram assumindo um protagonismo, mas com outros craques também brilhando.
Essa maior presença de outros jogadores que podem fazer a diferença faz com que o Brasil não precise depender apenas da criatividade de Neymar. Assim, as jogadas acabaram saindo de outros atletas que surpreenderam os adversários e conseguiram marcar gols importantes para a Seleção Brasileira.
Esse foi mais um ponto positivo da gestão Dorival Júnior, em comparação com os treinadores que antecederam o técnico brasileiro.
Time ainda em processo de evolução
Os torcedores que acompanham as notícias do Brasil querem ver novidades positivas quanto aos resultados da Seleção Brasileira. Porém, Dorival destacou, ao longo de suas coletivas, que é esperado que haja instabilidade ao longo do caminho.
Um dos exemplos dessa instabilidade que é característica da evolução de uma equipe foi o jogo contra o Paraguai. Para o treinador brasileiro, aquele foi o pior momento da Seleção Brasileira.
É evidente que os times precisam passar por essas pequenas mudanças ao longo da evolução. Mas o torcedor está cansado de ver o Brasil como figurante em um esporte que costumava ser protagonista.
A verdade é que Dorival ainda tem muito trabalho pela frente. Mas, em um primeiro momento, a Seleção Brasileira parece estar melhor sob o seu comando. O que era esperado, dado o péssimo desempenho em 2023.
Resta, ao torcedor brasileiro, torcer para que o novo treinador consiga uma evolução que o Brasil precisa para voltar a ser referência no futebol mundial.