Publicado em 17/11/2024 as 1:00pm
Coluna Gisele Cadamuro
Fonte: ANDREIA MARQUES PSICANALISTA CLÍNICA
Andréia Marques 50 anos, casada mãe de dois meninos. Morando nos Estados Unidos a 19 anos já teve muitos trabalhos desde limpeza de casas, fotografa, trabalho artesanal como produção de velas aromáticas. E hoje Psicanalista Clínica formada, Palestrante e em formação de Mestrado Livre em Neuropsicanalise.
Foi através de conversas com várias mulheres descobri que precisa fazer algo para ajuda-Las de alguma forma. Foi onde a psicanálise entrou na minha vida.
Descobri que através de estudar e entender um pouco sobre a psique humana entendi que poderia ajudar muitas pessoas principalmente mulheres. E infelizmente aqui nos Estados Unidos como em muitos lugares, mais quero ser específica porque vivo aqui e temos muitas mulheres que de certa forma estão adoecidas emocionalmente e precisam de ajuda. Primeiro por estarem fora do convívio onde nasceram e cresceram, muitas longe das famílias a anos, e sem contar a solidão dentro de si, mesmo que tenha amigos ou até mesmo já esteja casada.
Na psicanálise Freud diz A CURA PELA FALA A CURA PELO AMOR. E acredito eu que posso fazer a diferença na vida de muitas pessoas, ajudando com a escuta ativa sem julgamentos quando as pessoas colocam para fora aquilo que está machucando a anos.
Ela dá um passo importante para ressignificar sua história (assim que dissemos na psicanálise) e reescrever sua história. Fazer o novo em sua vida. Não posso dizer que vou curar ninguém. Porque não tenho esse poder, mais quando uma pessoa tem a decisão, ela se propõe a fazer e usar ferramentas designada a ela. Essa pessoa tem possibilidade de se curar de buscar uma melhora se reencontrar.
Eu como psicanalista clínica tenho o papel que é estar ali sempre que ela precisar, ouvindo e dando meu melhor como profissional escutando e direcionando em um sentido melhor para que essa pessoa tenha a fortaleza e discernimento para passar pelo processo.
Quero que fique claro, não é fácil pra uma pessoa mexer no seu passado na sua vida para iniciar um processo de cura de traumas, mágoas e dores que viverem até mesmo ainda no útero de sua mãe.
Muitas vezes é necessário passar por isso pra obter o resultado que esta sendo buscado. Infelizmente muitas doenças que estão aparecendo e até mesmo muitas que já existem depois de muitos estudos ficou claro que o adoecimento emocional ele é refletindo em nosso corpo físico.
O estudo da mente humana é fascinante aprendemos a cada dia. E quero fazer o meu melhor para ajudar essas mulheres que necessitam tanto de alguém que se dispõe a ouvi-las sem julga-las mais sim mostrando que elas tem a possibilidade de se restaurar e resgatar sua identidade que muitas vezes foi perdida através do tempo com tantas atribuições, preocupações e dores emocionais.
Demonstrar fraqueza e admitir que precisa de ajuda e um sinal de que a pessoa e forte e de mostrar que somos humanos e sim precisamos ajuda. “ninguém caminha sozinho” precisamos de alguém em quem podemos realmente confiar. E esse é o meu trabalho. E Estou muito feliz com isso.
“O pensamento é ensaio da ação”, Sigmund Freud
Atendimento on-line
Instagram e Facebook: @andreiamarquesps