Publicado em 22/11/2024 as 8:00am
Coluna Arilda: Mestre Ataíde, um dos maiores pintores do Brasil colonial
Ataíde nasceu por volta de 1762, em Sabará, Minas Gerais, e faleceu em 1830, em Mariana,...
Ataíde nasceu por volta de 1762, em Sabará, Minas Gerais, e faleceu em 1830, em Mariana, também em Minas Gerais.
O artista mineiro é considerado um dos principais nomes da pintura brasileira colonial.
Sua formação artística não é bem documentada, mas seu trabalho reflete a transição do Barroco para o Rococó no Brasil. Ele é conhecido por suas cores vivas e combinações inovadoras, que refletem a exuberância da natureza brasileira. Suas obras frequentemente apresentam traços mestiços, o que o torna um precursor da arte genuinamente brasileira. Ataíde colaborou com Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e influenciou a pintura na região mineira por meio de seus alunos e seguidores.
Principais Obras
- "Assunção da Virgem" ou "Coroação de Nossa Senhora da Porciúncula" (sua obra mais famosa, que cobre toda a nave da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto).
- Outras obras notáveis incluem painéis e afrescos em várias igrejas mineiras.
Mestre Ataíde é considerado um divisor de águas na história da pintura brasileira. Seu legado é frequentemente comparado ao de Aleijadinho na escultura. Ele é visto como um dos principais representantes da pintura do Brasil colonial.
Mestre Ataíde é uma figura central na história da pintura brasileira, especialmente no período Barroco. Sua influência e história podem ser resumidos da seguinte forma:
. Referência para pintores mineiros: Inspirou gerações de artistas.
. Ponto culminante da pintura barroca brasileira: Marcou o ápice desse estilo.
. Precursor da arte brasileira: Contribuiu para a formação de uma identidade artística nacional.
. Prestígio crítico: Elevado reconhecimento entre especialistas.
. Popularidade: Acesso ao grande público.
. Nacionalismo: Considerado um dos fundadores da arte brasileira.
Ataíde continua a ser uma figura importante na arte brasileira, simbolizando a transição do Barroco para o Rococó e a busca por uma identidade artística nacional.