Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/12/2024 as 4:00pm

(Coluna Por ai com Denny Silva) Prevenir para vencer: como o treinamento de força protege atletas

Fonte: Leonardo Micussi


Seja na posição de treinador ou de atleta, uma coisa é certa: prevenir lesões, especialmente no MMA e Jiu Jitsu é fundamental para garantir longevidade e desempenho no esporte. Eu, Leonardo Micussi, como profissional de educação física e especialista em preparação de atletas, acompanho de perto o impacto que o treinamento de força bem planejado pode ter na prevenção de lesões e como isso faz toda a diferença em modalidades de combate tão intensas.

A intensidade e o contato físico constante do MMA e do Jiu Jitsu exigem uma atenção especial com a saúde e integridade do corpo. Cada queda, golpe ou estrangulamento representa um risco. E embora o objetivo desses esportes seja dominar o adversário, é a preparação fora dos tatames e do octógono que realmente protege o atleta.

Quando falamos de treinamento de força, não estamos nos referindo apenas ao aumento da musculatura. Trata-se de desenvolver uma estrutura corporal mais resistente, capaz de suportar o estresse constante a que o atleta é submetido. Os treinos de força focam no desenvolvimento de músculos, tendões e ligamentos mais robustos, o que diminui as chances de lesões articulares, como ombros, joelhos e tornozelos, que são comuns em modalidades de contato. Movimentos como agachamento ou levantamento terra, por exemplo, são essenciais para criar uma base sólida de força e estabilidade. Uma rotina bem estruturada também melhora o equilíbrio e a coordenação, fatores essenciais para evitar lesões durante um combate.

Mas a prevenção vai além dos músculos. A amplitude de movimento também desempenha um papel central. Quando o atleta aumenta seu alcance articular e a mobilidade dos músculos e articulações, ele não só ganha mais eficiência nos golpes e defesas, mas também reduz a tensão acumulada. Exercícios de mobilidade e alongamento dinâmico, como rotações de quadril e movimentos para o pescoço e tronco, são fundamentais para essa preparação.

Outra área essencial é o desenvolvimento de estratégias de recuperação. O descanso, embora muitas vezes negligenciado, é tão importante quanto o próprio treino. Entre as práticas de recuperação que indicamos, o uso de técnicas como a crioterapia, o alongamento pós-treino, o sono de qualidade e a alimentação balanceada são fundamentais para dar ao corpo tempo de se regenerar.

E para entender melhor a importância da prevenção, temos um exemplo no Brasil: o caso do Maguila, ícone do boxe nacional. Ele foi diagnosticado com demência pugilística, ou encefalopatia traumática crônica (ETC), uma condição neurodegenerativa causada pelos repetidos impactos na cabeça. O diagnóstico de Maguila acendeu um alerta no mundo dos esportes de contato: a saúde dos atletas vai além das lutas e dos troféus. Assim como no boxe, as pancadas que os atletas de MMA sofrem podem, com o tempo, levar a lesões graves e permanentes, principalmente na região do cérebro.

Por isso, além de fortalecer o corpo, os atletas precisam se conscientizar sobre os impactos a longo prazo do seu esporte. A força e a flexibilidade ajudam a proteger os membros, mas os treinos e as estratégias de luta também devem incluir cuidados com o impacto na cabeça e o controle dos golpes recebidos.

No fim, o objetivo é ir além da performance e da vitória. Um treinamento de força bem estruturado e alinhado com outras práticas de prevenção e recuperação possibilita que os atletas pratiquem seu esporte com mais segurança e longevidade, minimizando riscos e mantendo o corpo saudável. Afinal, prevenir é sempre o melhor remédio e no MMA e no Jiu Jitsu, isso não poderia ser mais verdadeiro.

*Leonardo Micussi é um profissional de educação física especializado na preparação física de atletas de alto desempenho, com vasta experiência em cenários exigentes. Entre seus destaques, está seu trabalho com o exército e a polícia de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, onde atuou como preparador físico e instrutor de jiu-jitsu. Conhecido por sua abordagem que alia técnicas de fortalecimento, resistência e flexibilidade, Leonardo tem como foco o aprimoramento do desempenho e a prevenção de lesões, sempre personalizando cada treino para atender às demandas específicas de seus atletas e clientes.

Top News