Publicado em 23/12/2024 as 9:30am
Coluna Saúde da Mulher: Dicas de Alimentação da Mulher Durante as Festas de Fim de Ano
Fonte: Lídia Ferreira
Estamos na melhor época do ano para abusar das guloseimas. Com as festas e final de ano se aproximando é quase impossível resistir ao cardápio especialmente do Natal brasileiro. Mas se deseja viver de forma mais saudável através da alimentação, esse tema pode ajudar você.
Entendendo o hábito da alimentação do brasileiro
Uma pesquisa divulgada no ano de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é um órgão do governo responsável por levantar dados de extrema importância sobre os hábitos da população brasileira, identificou alguns dados relacionados à alimentação dos últimos anos. Segundo o IBGE o povo brasileiro diminuiu o consumo de verduras e frutas, porém aumentou o consumo de alimentos processados e ultraprocessados como: bolachas doces e salgadas, cachorro quente, pizzas, sanduíches e achocolatados, que equivalem a 19.7% do consumo do teor de calorias diárias.
Com o declínio da qualidade da alimentação, observa-se o aumento de doenças relacionadas à "pobreza alimentar”, nesse caso que não está somente relacionada à falta de recursos financeiros, mas também às escolhas erradas tanto no momento da compra, quanto do preparo e também da quantidade dos alimentos consumidos. Mas sem sombra de dúvidas com o tempo o nosso corpo cobra o preço do estilo de vida relacionado com o que colocamos pra dentro de nós através da boca e a conta tem ficado cada vez mais alta. O resultado varia entre pessoas extremamente mal-nutridas até o aumento de doenças relacionadas à má alimentação.
Influência da Alimentação Para a Saúde da Mulher
Você sabia que o corpo femino possui características específicas que necessitam de um maior cuidado em relação aos hábitos alimentares? Sim, assim como a criança que está em fase crescimento e desenvolvimento, nós mulheres também precisamos de nutrientes fundamentais para manter a saúde e prevenir várias doenças que estão relacionadas tanto ao excesso quanto a deficiência de alimentos essenciais para uma saúde equilibrada.
Deveríamos tratar a alimentação como um investimento de curto, médio e longo prazo. A qualidade de vida que você vai experimentar na sua velhice depende de cada escolha que você faz hoje. É como na plantação, que só colhe batata quem plantou batata. Quem trabalha na agricultura sabe que não basta ser a semente certa, tem que preparar o solo, regar devidamente, estar atento às pragas para poder colher na época ideal. Se não houver um cuidado apropriado para cada estação dificilmente vai haver um boa colheita. Se você não cuidar do seu corpo agora, provavelmente não vai ter um resultado de envelhecer saudavelmente.
Os Principais Aliados da Alimentação da Mulher
Independente da sua idade é possível mudar ou aprimorar sua alimentação podendo até reverter alguns erros do passado. Especialistas afirmam que mulheres que fizeram mudanças nos hábitos alimentares notaram uma melhora tanto na saúde física quanto nos cabelos, além do aumento da disposição emocional e sexual também.
Com o aumento diário de consumo de alimentos considerados aliados a saúde feminina podemos evitar os problemas do período menstrual, como: cólicas menstruais, inchaço, excesso de peso, mas também fortalecer o corpo para evitar os desafios relacionados à menopausa, quando existe uma queda gradativa dos hormônios femininos.
Dicas de alimentos para você optar e que influenciam de acordo com cada fase da vida de uma mulher. Os principais alimentos para cada fase são:
- Fase Menstrual - alguns sintomas comuns entre mulheres dessa fase são: inchaço, dores nos seios, alteração no humor, aumento de apetite, principalmente alimentos gordurosos como chocolates e frituras. Ao invés de se entregar aos alimentos que prejudicam os sintomas do período menstrual a mulher deve fazer o aumento da ingestão de:
- Vitamina do complexo B - fibras, minerais, vitamina E, além da vitamina C encontrado nas frutas cítricas como: laranja, abacaxi, morango e etc..
- Inhame - excelente alimento de alto teor calórico que ajuda a combater os sintomas relacionados à TPM assim como as cólicas. Possui ação anti-inflamatória ao mesmo tempo que fortalece o sistema imunológico e ainda aumenta a libido.
- Canela - ajuda a diminuir a vontade de comer doce durante a TPM e ainda contribui para o combate às gordurinhas tão indesejadas além das temidas celulites.
- Castanhas, nozes e amêndoas - três poderosos alimentos que devem ser consumidos diariamente, sempre em porções pequenas. Conhecidos como alimentos oleaginosos, possuem nutrientes valiosíssimos à saúde feminina pois combatem o envelhecimento, a depressão e os sintomas do período pré-menstrual.
2. Fase da Menopausa - Fase onde ocorre a queda na produção do hormônio feminino conhecido como o estrogênio que marca o fim do período fértil e para muitas um período bem desafiador, principalmente quando acompanhado de doenças relacionadas a essa fase ou complicações físicas e emocionais que estão interligadas. Muitas mulheres se queixam tanto da fase pré-menstrual quanto dos problemas ligados à menopausa, como: problemas de articulação, aumento de peso, ressecamento vaginal, perda da libido e dores e mais dores pelo o corpo. Apesar de ser necessário um acompanhamento médico durante essa fase, a mulher que está na menopausa pode se beneficiar com os cuidados relacionados à alimentação e atividades físicas. Alguns desses alimentos são:
- Aveia - alimento que ajuda na formação do colágeno que proporciona o fortalecimento da elasticidade da pele, além de conter um alto teor de fibra que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.
- Ovo - alimento rico em vitamina E ajuda a combater o fotoenvelhecimento provocado pela exposição ao sol, além de conter proteínas importantes para a beleza das unhas e cabelos.
- Gergelim - ajuda a combater as ondas de calor, comum entre mulheres que estão no período da pré-menopausa, além de combater alguns tipos de cânceres como: no útero, ovário e mama.
- Água - fonte da vida que beneficia todas as fases da vida. Além de hidratar, ajuda a limpar os rins e ajudar no combate às rugas e às gorduras. Beber água é um dos principais hábitos de quem se importa com a saúde.
Para viver melhor não precisa de muita coisa nem mesmo muito sacrifício, basta poder fazer escolhas, especialmente para quem tem condições financeiras para isso, pois infelizmente como já disse, com uma época de tanta desigualdade seria até pecado dizer que todas nós temos as mesmas possibilidades de fazermos escolhas. Mas fazer escolhas certas e pontuais fazem parte do amadurecimento da mulher, então o que você está esperando para viver melhor?