Publicado em 5/01/2025 as 11:00am
Coluna Solo Fertil: Um Brinde ao ano novo
Quem poderia imaginar que 2024 passaria tão rapidamente? Chegou o momento de refazer a...
Quem poderia imaginar que 2024 passaria tão rapidamente? Chegou o momento de refazer a agenda, renovar as promessas e até marcar uma nova dieta. Porém, mais do que isso, este é um convite à reflexão sobre o que vivemos e o que desejamos construir nos próximos 365 dias. É tempo de repensar nossas ações e renovar nossos propósitos.
No Brasil, há programas de retrospectiva que relembram os eventos marcantes do ano – conquistas e tragédias que emocionam e nos fazem refletir. Mas você já fez a retrospectiva da sua própria vida?
Vale a pena deixar em 2024 tudo o que não edificou sua caminhada: mágoas que envenenaram sua alma, palavras negativas que pesaram em seu coração e pessoas ou situações que não acrescentaram nada de positivo. Lembre-se: a vida não é um ensaio de teatro; estamos vivendo a única oportunidade que nos foi presenteada. Por isso, não desperdice seu tempo com o que te trará arrependimentos. Viva cada dia intensamente e seja um exemplo para aqueles que estão ao seu redor.
O Ano Novo não será verdadeiramente transformador se nos limitarmos à contagem regressiva e aos fogos de artifício. Que este novo ciclo seja marcado por atitudes que tragam significado e impacto real, como:
- Compartilhar generosamente o pão com os necessitados.
- Reunir a família à mesa com alegria e sem julgamentos.
- Amparar aqueles que precisam de apoio, como viúvas e pessoas vulneráveis.
- Fazer da gentileza um estilo de vida.
- Deixar a hipocrisia e o preconceito darem lugar à verdadeira solidariedade.
Não espere o último dia do ano para demonstrar gentileza ao garçom, ao coletor de lixo, ao motorista do transporte público ou à empregada doméstica. Muitas vezes, o consumo exagerado nos faz esquecer de quem realmente precisa de nossa atenção e apoio. Que a paz seja o símbolo de sua família em 2025, pois a guerra e a indiferença revelam a ausência de solidariedade em nossos corações. Nunca é tarde para iniciar uma transformação – e ela começa dentro de cada um de nós.
Na virada do ano, que tal um gesto diferente? Convide uma mãe ou pai solo para cear com sua família. Ligue para aquele amigo cuja amizade foi interrompida por um mal-entendido. Perdoe o familiar que te magoou sem intenção. Divida sua ceia com quem não tem nem mesmo um pedaço de pão. Olhe nos olhos das pessoas que você ama e diga o quanto elas são importantes. Troque o celular por um abraço genuíno e eleve uma oração de gratidão. Esses gestos são os verdadeiros presentes que durarão o ano inteiro.
Celebre e brinde, mas não se esqueça de agradecer a Deus por ter chegado até aqui. Sob o brilho dos fogos de artifício e o som do tilintar das taças, declare com convicção o que deseja para este novo ano e acredite com fé e determinação.
Desejo a todos que 2025 seja repleto de paz, amor e renovação da esperança!