Publicado em 12/01/2025 as 12:00pm
Coluna Ari Mendes: CamARIm no BT com Ari Mendes em 2025, “The Return”!!!
Amigos, I'm back! Gratidão ao pessoal do Brazilian Times, sempre apoiando nossa cultura. Nos...
Amigos, I'm back! Gratidão ao pessoal do Brazilian Times, sempre apoiando nossa cultura.
Nos últimos dois anos, me dediquei à minha música e à minha carreira solo, gravando meu primeiro trabalho instrumental com músicas autorais e tocando guitarra elétrica. The Ari Mendes Experience é um power trio – baixo, bateria e a Stratocaster. Um trabalho de amor, pronto para ser lançado em meados de 2025.
Os anos de 2023 e 2024 foram radicalmente diferentes, após a pandemia. Muitas sementes foram plantadas, com alegrias e tristezas intensas. Músicas novas, reencontros com amigos antigos, novas amizades e parcerias. Muitas produções e shows aqui nos EUA, no Brasil e em Cabo Verde.
No Brasil, gravei algumas músicas com meus brothers Evandro Mesquita e Billy Forghieri (os caras da Blitz...), toquei com o compositor e contrabaixista Arnaldo Brandão (Hanoi Hanoi, Caetano Veloso, A Bolha, Cazuza, Tavinho Paes, entre outros) numa jam session com o baterista Gustavo Schroeter (A Cor do Som, Raul Seixas, Jorge Benjor, A Bolha...). Aguardem, pois em breve Arnaldo e Gustavo estarão nos visitando aqui em Boston. Estive também no show da cantora Sol Pellegrini no tradicional teatro Brigitte Blair em Copacabana, onde a Bossa Nova foi executada com muito bom gosto por uma excelente banda.
Reencontrei Jorjão Carvalho, maestro e contrabaixista com quem toquei por quase 4 anos com Ney Matogrosso. Jorjão me honrou com um convite para o show Mineirices da cantora e compositora Andréa Montezuma (Centro Cultural Artur da Távola, na Tijuca), do qual ele é o diretor musical. Maravilhoso! Também estive com meu amigo guitarrista e compositor Renato Piau (Luis Melodia, Tim Maia, Cassia Eller, Raul de Souza, Ze Ramalho, Arnaud Rodrigues...) na casa do produtor Luiz Paulo Braga, onde tocamos por horas, saboreando um Cabernet e proseando. Last but not least, encontrei um dos meus ídolos da guitarra, Mr. Victor Biglione. Almoçamos e batemos altos papos. Victor, além de tocar muito, possui uma humildade raramente encontrada em guitarristas.
Fiz 3 viagens a Cabo Verde, divulgando o trabalho das cantoras Sabrina Vaz e Luisa Silva, promovido pelo agitador cultural Mário Vaz. Amo Cabo Verde, seu povo, sua cultura e sua música. Inclusive, regravei e arranjei para um filme a canção Sodade, imortalizada pela diva Cesária Évora.
Em 2023, fui honrado com o convite do Conselho Cultural de Winthrop, Massachusetts, para fazer parte da sua agenda cultural. Realizei 4 shows com a minha banda The Ari Mendes Experience, todos lotados. Um marco importante no início de uma nova fase na minha vida profissional!
Mas a grande novidade aqui em Boston ficou por conta da banda LINK80. Fiquei emocionado e impactado com o profissionalismo deles. Que sonzeira! Alex Nunes (contrabaixo e vocal principal), Isaac Costa (bateria), Junior Cruz (guitarrista dos bons!) e Eduardo Consoni (teclados e vocais) detonaram e lotaram o megaclub Royale no centro de Boston, tocando para uma plateia elegante que cantava junto o tempo todo. Oh, Glória rsrs!
Quem me conhece como músico, guitarrista e roqueiro veterano, sabe que eu não elogiaria uma banda simplesmente por elogiar. Individualmente, são todos excelentes músicos, mas quando estão juntos, a coisa pega fogo! Rock de verdade! Não percam a oportunidade de vê-los ao vivo dia 21 de dezembro, em Everett. Façam suas reservas com antecedência, porque está esgotando rápido...
O LINK80, com certeza, está caminhando para uma carreira internacional de sucesso.
Bom, agora vamos perder o peso extra que ganhamos no Thanksgiving para abrir espaço para o Natal, rsrs!
Saúde e paz. Obrigado ao pessoal do Brazilian Times e ao Mass Cultural Council pelo apoio cultural. See you soon!