Publicado em 12/01/2025 as 9:00am
Coluna GMB: “Ainda Estou Aqui” estréia dia 14 em Boston. Não perca!
A escolha de Fernanda Torres como melhor atriz no Golden Globes é um fato histórico que só...
A escolha de Fernanda Torres como melhor atriz no Golden Globes é um fato histórico que só as gerações que viveram e sabem da ditadura militar que oprimiu, matou e torturou milhares de brasileiros entre 1964 e 1985 podem avaliar. Isso porque as gerações posteriores não aprendem essa história tal como aconteceu nas escolas, nem os pais falam sobre isso.
Houve um renascimento do assunto no governo da Presidenta Dilma Roussef com a comissão da verdade, desmantelada no governo seguinte e agora tentando ser reaberta. Eunice Paiva simboliza centenas de mulheres que viram seus companheiros, filhos e filhas, pais e mães desaparecerem. Alguns nunca foram encontrados. Foram enterrados em valas comuns como indigentes? Foram jogados no mar? Rubens Paiva é um deles e com ele outros 434 desapareceram, 210 continuam desaparecidos.
Segundo a presidenta da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), Eugênia Augusta Gonzaga, em entrevista à Agência Pública, esses números na realidade são superiores a 10 mil. Ela lembra que “A Lei sobre Mortos e Desaparecidos Políticos foi negociada com os militares em 1995 e estabeleceu o reconhecimento da morte, mas não reconheceu que o governo matou essas pessoas”.
Por isso, filmes como “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, são imprescindíveis. Eles trazem à tona verdades duras e cruéis que gostaríamos de enterrar ou esquecer, mas que precisam ser faladas e entendidas para nunca mais se repetirem.
Nós estamos vivendo momentos muitos difíceis e perigosos no mundo inteiro, o ano de 2025, que mal começou, vai ser palco para muitas lutas que poderiam ser evitadas se as pessoas não fossem instigadas a odiar, matar, e se muitos seres humanos, que a gente até duvida que sejam humanos, não tivessem a ganância de controlar..
Se você não conhece a verdadeira história do Brasil, leia, estude, procure se informar nas fontes corretas. O filme estreia nos Estados Unidos dia 14 de fevereiro. Esperemos que chegue a Boston. É imperdível. Não só pelo desempenho magistral de Fernanda Torres e de Fernanda Montenegro e todo um elenco que honra a arte, mas principalmente porque denuncia um momento triste e violento da nossa história que não podemos esquecer para que nunca se repita.
Vacinas
Temos duas clínicas de vacinas programadas. Sábado, dia 18 de janeiro, das 11 as 14 horas, clínica de vacinação contra a COVID e a GRIPE e clínica MassHealth, das 15 às 18 horas, no Grupo Mulher Brasileira (697 Cambridge St. Suite 106 Brighton 02135). Inscreva-se neste link, ou acessando o QR code ou mande um whatsApp para 617-202-5775. https://home.color.com/vaccine/register/cdrmaguire?site=brazilian-womens-group-cdr-health
Fevereiro
NOVA DATA: Na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, estaremos com as clínicas de vacinação contra a COVID e a GRIPE e clínica MassHealth no NECC, em Stoughton, das 16 às 20 horas, Faça seu cadastro para adiantar, clicando neste link: https://home.color.com/vaccine/register/cdrmaguire?site=new-england-community-center-cdr. Qualquer dúvida, fale conosco pelo WhatsApp 617-202-5775.
As vacinas são gratuitas, se você tem seguro de saúde traga seu cartão, se não tiver, será atendida do mesmo modo. As vacina são dadas a partir dos seis meses e teremos gift cards de $75 para maiores de 12 anos que se vacinarem. Os gift cards tem um limite de 100, portanto se tivermos mais de 100 pessoas, somente as 100 primeiras receberão o gift card.
A clínica de MassHealth também é gratuita. Atendemos renovação, fazemos planos novos e tiramos dúvidas.