Publicado em 15/01/2025 as 5:00pm
Coluna Flavia: É NECESSÁRIO O CONSUMO DE GORDURAS ÔMEGA-3 NA INFÂNCIA?
Fonte: Da redação
Ômega-3s são ácidos graxos essenciais que ajudam a alimentar o cérebro e mantê-lo saudável. Eles fazem parte do processo de construção de novas células, a chave para desenvolver o sistema nervoso central e cardiovascular e ajudar o corpo a absorver nutrientes. As gorduras ômega-3 também são importantes para a função ocular.
Além disso, algumas pesquisas mostraram que as gorduras ômega-3 podem ajudar a controlar condições psicológicas e comportamentais devido ao seu papel na função neurotransmissora. Estudos em crianças japonesas mostraram que a ingestão de peixe está inversamente relacionada aos sintomas depressivos. E os efeitos anti-inflamatórios das gorduras ômega-3 também foram estudados como um tratamento potencial para condições que variam de obesidade a asma e infecções respiratórias superiores.
Tenha em mente que alguns desses estudos foram pequenos e outros estudos encontraram resultados conflitantes. Além disso, a pesquisa pode ter se concentrado em apenas um tipo de ácido graxo ômega-3. Mais pesquisas precisam ser feitas antes de sabermos todas as implicações das gorduras ômega-3 no corpo. Sempre converse com o profissional de saúde do seu filho antes de dar a ele qualquer suplemento alimentar.
3 tipos de gorduras ômega-3:
Os tipos de gorduras ômega-3 são: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA).
EPA e DHA são encontrados principalmente em certos peixes, embora certas marcas de ovos possam ser fortificadas. ALA é encontrado principalmente em fontes vegetais, incluindo linhaça, sementes de chia e nozes, mas também em alguns peixes e carnes. Animais alimentados com capim tendem a ter uma quantidade maior de ácidos graxos ômega-3 e produzem leite e ovos com mais.
As porções de peixe são menores para crianças e dependerão da idade delas. Também é importante escolher peixes com menor teor de mercúrio. Dicas sobre comer peixe podem ser encontrados no site da Food and Drug Administration dos EUA.
As atuais recomendações de ingestão adequada de ômega-3 para crianças são:
0 a 12 meses: 0,5 gramas/dia
1 a 3 anos: 0,7 gramas/dia
4 a 8 anos: 0,9 gramas/dia
9 a 13 anos (meninos): 1,2 gramas/dia
9 a 13 anos (meninas): 1,0 gramas/dia
14 a 18 anos (meninos): 1,6 gramas/dia
14 a 18 anos (meninas): 1,1 gramas/dia
Para atender às necessidades diárias de ômega-3, procure estas fontes alimentares:
Salmão, Sardinhas, Cavala do Pacífico, Atum light enlatado, Truta de água doce, Arenque, Ostras, Camarão, Carne bovina, Sementes de linhaça, Nozes, Sementes de chia, Soja.
Flavianny Marques