Publicado em 7/04/2025 as 11:30am
Coluna Lídia Ferreira: Espaço Empreendedor
Inteligência Artificial - O Avanço da Comunicação das Redes
É possível afirmar que empresas que asseguram a entrega de um serviço ou produto de forma eficiente e dinâmica além de atender as necessidades de otimização e eficiência vence o mercado competitivo alcançando alto nível de aprovação por parte do público alvo.
Uma das mais poderosas ações de uma empresa de sucesso é proporcionar ao cliente a experiência que valoriza o significado que exceda as expectativas. A ferramenta que vem ganhando espaço e se tornou uma tendência fortíssima de mercado é o loT, conhecido como a internet das coisas.
Através da leitura e pela busca constante de novas tendências no mercado empresarial foi possível identificar o que está acontecendo com diversas empresas que estão se beneficiando que utilizam da tecnologia do loT para criar mecanismos mais eficientes e ágeis que monitorem o comportamento e os hábitos dos clientes em tempo real.
Mas o que é loT e para que serve?
A internet das coisas é conhecida como dispositivos tecnológicos que utilizam comunicação entre as redes utilizando ferramentas de processamento de dados que coleta e conecta-se entre si, proporcionando assim a automatização e compartilhamento dos mesmos com objetivo de agilizar o acesso tanto à informação, quanto ao produto ou serviço.
Um exemplo extensamente utilizado e facilmente encontrado no dia-a-dia é a ferramenta de acesso a dados e informações diversas tanto da Alexia, quanto do Google Home.
Essas ferramentas que invadiram um número expressivo de residências oferecem o acesso rápido à informação ou serviço, mas que ao mesmo tempo coleta dados do consumidor mesmo sem o conhecimento ou consentimento do mesmo. Através do Alexia voz, por exemplo, é possível fazer: pesquisas, compras, ouvir música, assistir vídeos e filmes, jogar, acessar aparelhos eletrônicos e etc..
A internet das coisas pode utilizar basicamente qualquer objeto que possua maneiras de transmitir e medir informação através das nuvens. A internet das coisas pode identificar a pressão, vibração, velocidade, temperatura assim como a localização de um objeto ou dispositivo que utiliza esse tipo de tecnologia.
A Software AG, uma empresa de processamento de dados que oferece serviços de gerenciamento de tecnologia para empresas, publicou um artigo onde descreve como o loT funciona, quais são as principais áreas de atuação e os quatro componentes utilizados por esse tipo de sistema tecnológico.
Além do dispositivo, o formato padronizado de compartilhamento de dados através da conexão que deve seguir os protocolos para a comercialização e uso do acesso aos aplicativos como a LaRaWan (LoRa Wide Area Network) and a lightweight M2M (LWM2M); ainda possui um quarto componente como a plataforma que incluem: gerenciamento de dados,de aparelhos, assim como integração entre os mesmos e desenvolvimento de aplicativos, análises de dados e um dos mais importantes, segurança.
A diferença entre Internet das coisas e a Internet de todas as coisas
Um outro termo interessante quando se trata da automatização através de tecnologia das coisas, criada por Kevin Ashton um visionário tecnologista é a tecnologia de todas as coisa que não só proporciona a possibilidade de compartilhamento de dados entre dois objetos mas também entre o homem com o objeto. A tecnologia de todas as coisas é um termo usado para explicar a comunicação que utiliza ferramentas que conecta pessoas a coisas e aos dados através de um processo.
O uso prático da internet de todas as coisas pode ser facilmente identificado por exemplos simples como: o uso de distribuição de produtos sazonais como no setor alimentício e até do comércio eletrônico, onde existe um aumento da procura por parte dos clientes.
A Itransition, outra empresa de tecnologia, usou um exemplo sobre dados relacionados ao número de casos de fatalidades ocorridas com ciclistas em estradas que ainda enfrentam a dificuldade de receber atendimento médico após o acidente. A tecnologia das coisas vêm sendo utilizada nos dispositivos colocados dentro dos capacetes usados pelos ciclistas que ajuda a localizar e ainda fornecer outros dados pessoais e que tem salvado muitas vidas.
Outro exemplo que está se tornando cada vez mais acessível ao consumidor é a utilização da tecnologia de todas as coisas para o conforto residencial, onde o consumidor pode controlar quase todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos como: cafeteira, geladeira, máquina de lavar e forno e etc…
Quais são os benefícios tanto da loT quanto da te para as empresas que utilizam esse sistema de tecnologia avançada?
São vários os benefícios para empresas que já estão utilizando das ferramentas de compartilhamento e acesso de dados. 1) Um dos benefícios é facilitar a estrutura tanto de coleta de dados dos clientes, quanto de estoque de mercadorias para melhor utilização dos mesmos. 2) Outro benefício é o crescimento em um menor espaço de tempo através do acesso da inovação e aceleração que ocorre no processamento de dados devido a expansão tecnológica. 3) Abordagem irrestrita que não se limita a um único setor e ainda se conecta com vários outros recursos e inovação na área.
Conclusão
Sendo você um pequeno empreendedor, investidor ou alguém que está disposto a investir em tecnologia para expandir e fortalecer a sua empresa e negócios é importante se informar melhor e buscar novas oportunidades de alcançar patamares cada vez mais altos sem medo de errar e com a convicção que a tecnologia é um aliado importante para quem sabe utilizar bem todas as ferramentas disponíveis. Lembrando que não há necessidade de ser especialista no assunto mas um curioso incansável.