Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/04/2025 as 10:00am

Coluna Saúde da Mulher

Fonte: Lídia Ferreira


DST - Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis

No mês de abril, especialistas da área de saúde dos Estados Unidos contribuem para a divulgação de medidas de prevenção de doenças que atingem cerca de 20 milhões de pessoas por ano. Mesmo com tanta informação à disposição, quais são os principais responsáveis para um número tão alto de pessoas afetadas?

Infelizmente indicadores afirmam que as doenças sexualmente transmissíveis, (DST) vêm afetando cada vez mais pessoas que possuem uma vida sexual ativa. Apesar da invenção da camisinha e de outros métodos de proteção, ainda existe um número enorme de pessoas que desconhecem ou que não sabem como fazer o uso corretamente.

Por exemplo, a camisinha feita de borracha, como conhecemos; foi inventada pela Hancock e Goodyear em 1843. Claro que com o avanço da tecnologia foi possível permitir não só melhor aderência mas também eficácia do material utilizado. Porém a história apresenta que os responsáveis pela  invenção da camisinha foram os egípcios em 1300 a.c., quando o material era a combinação de  linho e tripa de animais.

Com a evolução industrial e o avanço da tecnologia, o uso da camisinha foi ganhando força entre os casais, mas somente nas últimas décadas é que muitos países implementaram medidas de distribuição gratuita para população de baixa renda.

As doenças sexualmente transmissíveis e seus perigos

Mesmo com o acesso disponível tanto através de materiais didáticos oferecidos pelo o órgão do governo e ministério da saúde, além de inúmeras informações de rápido e de acesso gratuito na internet, ainda existe um número expressivo de pessoas que desconhecem quais são e como prevenir as DST. Além disso, a falta de acesso às redes públicas de saúde prejudicam ainda milhões de pessoas no mundo todo, provocando inclusive a perda de milhares de vidas todos os anos.

Segundo a biblioteca virtual em saúde do Ministério da Saúde do Brasil são:

  • Aids: dentre todas as doenças sexualmente transmissíveis, a aids ainda é, sem sombra de dúvida, a mais grave e mais desafiadora para quem contraem o vírus HIV. Assim como a maioria das DST, apesar do aumento da informação e também do sucesso de tratamentos oferecidos, a aids ainda é acompanhada por muito preconceito, o que prejudica o sucesso da prevenção e prejudica os portadores. O HIV que significa vírus de imunodeficiência adquirida, ataca o sistema imunológico destruindo a proteção do organismo contra doenças infecciosas, assim como: vírus, bactéria, parasitas e até de células cancerígenas.
  • Cancro mole: provoca feridas extremamente dolorosas e com pus. Afeta milhões de pessoas especialmente nos países de África, porém, ao ser tratado corretamente, os sintomas apresentam melhoras cerca de 3 à 7 dias após o início do tratamento. Existem 2  formas de tratamento como oral e injeção muscular. 
  • HPV ou popularmente conhecido como crista de galo, cavalo de crista ou figueira. O vírus do Papilomavírus Humano (HPV) é responsável por cerca de 72 tipos de cânceres, incluindo o mais conhecido, o câncer cervical. Hoje em dia, a melhor forma de se proteger do HPV é a vacina que tem melhor eficácia quando as duas doses são receitadas antes da primeira relação sexual. Por isso que os médicos recomendam que os pais levem seus filhos para serem vacinados no início da adolescência.
  • A gonorreia atinge também mulheres e homens sendo que entre  mulheres o útero é o órgão mais atingido. O nome popular da gonorreia é esquentamento pois a doença provoca sensação de queimação ao urinar e também pode surgir secreção purulenta.
  • A clamídia possui sintomas semelhantes a da gonorreia porém, em muitos casos, é possível que a mulher não sinta sintoma algum. No entanto, a infecção pode atingir os órgãos reprodutores feminino, como as trompas e o útero, podendo assim levar o parto prematuro entre gestantes. Outro fator interessante é o aparecimento de dor durante a relação sexual.
  • Herpes genital: o surgimento ocorre principalmente na parte externa da vagina através de pequenas bolhas que podem provocar coceiras e ardência. 
  • Linfogranuloma venéreo possui uma apresentação de sintomas de curta duração, entre 3 a cinco dias. Porém, após a cura da lesão, a região pode apresentar o surgimento de inchaço que se não for tratado pode se transformar em feridas.
  • Sífilis: Se manifesta com o aparecimento de feridas com características duras ou semelhantes a ínguas incluindo nas virilhas além de nos órgãos genitais. O perigo relacionado à sífilis é a falsa sensação de cura após o desaparecimento das feridas, pois caso o tratamento adequado ocorra a doença pode se espalhar para outras partes do corpo, podendo levar inclusive a cegueira, perda de cabelos, doenças do coração e até paralisia.
  • Tricomoníase: um dos desafios é que entre a maioria dos homens não existe o surgimento de sintomas, como irritação na extremidade do pênis, o que não significa que eles não transmitam. Por outro lado, na mulher os sintomas são: corrimento amarelo-esverdeado, dor durante a relação sexual, dificuldade para urinar, além de mau cheiro entre outros.

 

Conclusão: 

Sexo seguro, informação correta e acesso ao sistema de saúde são os três principais ingredientes da receita de prevenção contra as DTS. Na próxima consulta médica, tire dúvidas e busque ajuda. O importante é estar protegida e também poder proteger a nossa prole. 

Top News