Publicado em 4/02/2012 as 12:00am
Brasileiro acata apelido "Jesus fortão" e se inspira em Stallone para Mundial de luta de braço
Brasileiro acata apelido "Jesus fortão"
Palco de eventos esportivos importantes nos próximos anos, o Brasil também recebe competições internacionais que não contam com divulgação de massa. Uma delas é o Mundial de luta de braço, previsto para setembro em São Vicente, com um atleta do país entre as prováveis principais estrelas.
Aos 31 anos, Wagner Bortolato é um dos grandes nomes internacionais de seu esporte, que consiste basicamente na disputa de dois competidores, com um dos cotovelos apoiados sobre uma superfície horizontal e mãos entrelaçadas, aplicando força muscular para tentar fazer o adversário dobrar o braço.
Conhecido por apelidos de "Giant Jesus" e "Jesus Monster" [Jesus gigante e monstro], em razão do visual de barba e cabelos compridos, o atleta de Indaiatuba levará ao Mundial no litoral de São Paulo um currículo com quatro títulos mundiais e a esperança de ver o seu esporte descoberto pela mídia nacional. "Com certeza vai ser um mega evento, que vai prender a atenção de todos os públicos", diz.
Conhecida popularmente como "braço de ferro", a luta de braço tem imagem associada ao filme Falcão, em que o astro de ação Sylvester Stallone sai de uma dura rotina como caminhoneiro para dar uma virada na vida como atleta desta modalidade. O brasileiro Bortolato conta que a história foi um atrativo para aderir ao esporte e que a trama continua sendo uma inspiração.
"O filme 'Falcão' foi e ainda é uma das maiores motivações para os competidores de luta de braço. Até hoje eu ainda assisto a este bendito filme quando estou perto de alguma competição", afirma o brasileiro, que compete na categoria acima de 110 kg.
Assim como o Falcão de Stallone, Wagner Bortolato aderiu à luta de braço como uma forma de buscar uma saída de vida em um momento de dificuldade.
"Na época que eu comecei a gostar da luta de braço, eu morava no sítio, trabalhava com lavoura de tomate e era nos finais de semana que reunia uma galera no barraco para brincar. Foi desta forma que eu descobri que minha força era diferente. Aos 19 anos eu voltei para cidade, nesta época eu não estava muito bem, andava um pouco triste. Foi aí que eu procurei um esporte para levantar minha estima e acabei engrenando na luta de braço", relata o campeão.
Em pouco tempo, Bortolato se tornou o grande nome da modalidade no país e conseguiu feitos internacionais, com quatro títulos mundiais na disputa da mão esquerda, em que sente mais facilidade de agilidade.
Bortolato diz não se incomodar com o apelido inusitado, que mescla referências de seu visual cabeludo com a sua forma física avantajada. "Acho que esses apelidos surgiram porque eu tenho o cabelo comprido e uso cavanhaque, e a maioria das imagens de Jesus é com essa fisionomia. Desta forma eu acabo parecendo um Jesus fortão e meio louco, mas eu não ligo, acho legal", comenta.
BORTOLATO PARTICIPA DE EVENTO DE ARNOLD SCHWARZENEGGER
No próximo mês de março, Wagner Bortolato integrará a delegação brasileira que participará do festival Arnold Classic, espécie de Olimpíadas dos esportes de força ligadas à imagem de Arnold Schwarzenegger (antiga estrela do fisiculturismo, antes de brilhar no cinema).
Neste instante, ainda a meses do Mundial em São Vicente, o atleta brasileiro está totalmente focado no Arnold Classic, disputado em Columbus, nos Estados Unidos, na primeira semana de março.
"Eu viajo neste final de mês. Meu treinamento está completamente direcionado para esta competição. Vou competir na categoria pesada [acima de 100 kg], estou confiante, com certeza absoluta darei o melhor de mim para alcançar uma colocação gratificante", declara
Fonte: (da uol)