Publicado em 5/03/2022 as 12:00pm
Sábado à noite tem Brasil na neve: os seis brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Pequim estreiam a partir das 11pm
A primeira prova da noite com brasileiros será a longa do esqui cross-country, masculina e feminina. Snowboard será a partir da meia-noite.
Da redação
A noite deste sábado, 5, marcará a estreia dos seis representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2022. Quando os cinco esquiadores de cross-country e um snowboarder do país se aprontarem para dar a largada, já será manhã de domingo na China.
O snowboard será no Genting Snow Park e o gaúcho André Barbieri estreia na prova cross, a partir de 0h deste domingo, horário de Brasília. André compete pela classe LL1, para atletas com deficiência em uma ou ambas as pernas. Esta prova contará com 15 atletas e o brasileiro estará no segundo grupo a descer as montanhas.
O Centro Nacional de Biatlo receberá as provas de cross country. Nesta noite de sábado, eles disputam a prova longa. Os paulistas Wesley Vinícius e Guilherme Rocha, o paraibano Ronelson Lula e o rondoniense Cristian Ribera largam a partir das 23h (de Brasília) na prova dos 18km. A paranaense Aline Rocha estará nos 15km, a partir de 00h50 do domingo (também de Brasília). As provas terão transmissão ao vivo do SporTV2.
Toda a delegação brasileira competirá na cidade de Zhangjiakou, 180 quilômetros a noroeste de Pequim, em meio às gélidas montanhas chinesas, uma porção do território do país por onde também passa muito próxima a grande Muralha Chinesa. A previsão para esta manhã de domingo chinesa é de sol entre nuvens e a temperatura variando entre -3ºC e 2ºC, sem possibilidade de neve. A pista foi coberta com neve artificial devido à ausência de precipitações na região.
Esta é a maior delegação do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Em sua terceira participação nesta competição, o país dobrou o número de competidores em relação à edição anterior, em PyeongChang, na Coreia do Sul, em 2018.
Tamanha evolução se deve ao investimento maciço do CPB nos esportes na neve nos últimos quatro anos, e o trabalho de excelência desenvolvido pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve), responsável por fomentar e desenvolver as modalidades na neve.
O melhor resultado do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno ocorreu em 2018, na neve coreana, com a sexta colocação de Cristian Ribera na prova longa, que até então era de 15km.
Em 2022, Cristian chega como o sexto colocado no Campeonato Mundial de esportes na neve, realizado em janeiro, em Lillehammer, na Noruega. Detalhe: dois dos oponentes que o derrotou eram russos, cuja participação nesta edição dos Jogos de Inverno foi negada pelo Comitê Paralímpico Internacional, em decorrência dos ataques militares feitos desde o final de fevereiro contra a vizinha Ucrânia.
Os esquiadores brasileiros competirão o programa de provas do cross-country em Pequim 2022: prova longa nesta noite de sábado; meia distância (7,5KM) na madrugada de quarta-feira, 9, e sprint (prova rápida), a partir da noite da quarta-feira.
Esta última prova é aquela em que o Brasil tem seu melhor resultado. Cristian Ribera foi medalha de prata no Mundial de Lillehammer, em janeiro, derrotado apenas por um atleta russo, ausente em Pequim. Porém, o páreo é duríssimo e o rondoniense radicado em Jundiaí, no interior de São Paulo, terá de disputar um lugar no pódio contra dois atletas da Ucrânia e um da Itália.
Antes de desembarcarem na China, a equipe de esqui cross-country do Brasil realizou uma imersão de três meses no inverno do norte da Europa e na Itália, em treinamentos e competições. Os esquiadores brasileiros desembarcaram na China há oito dias e realizaram treinos no local de competição ao longo da semana. Confira, abaixo, as impressões de cada um sobre a semana de treinamento e o que esperam da estreia nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022.
Aline Rocha
Esta semana passou muito rápido, foi um período muito bom, deu para reconhecer a pista. Não é uma pista fácil, tem bastante subidas, poucas descidas para descanso. Venta bastante, mas neste último treino já não era tão forte, estamos preparados mentalmente para a situação que vier na estreia. A prova longa é a mais dura, são cinco voltas no percurso de 3km, mas acredito em uma excelente prova.
Guilherme Rocha
Foi uma semana muito produtiva aqui na China, realizamos excelentes treinos, e a missão agora é colocar tudo em prática. O que tinha para lapidar, já foi lapidado. Tenho que me manter tranquilo, e buscar a grande conquista, fazer o melhor e ir atrás da medalha.
Cristian Ribera
Treinamos bem e estamos adaptados ao percurso e à neve. No começo foi difícil, mas estamos habituados. Neste sábado de tarde, fizemos o último treino para reconhecer o percurso de 3km. Se Deus quiser, vamos fazer uma boa prova.
Wesley Vinicius dos Santos
Temos vivido muitas experiências bacanas nesta semana na China, nossa reta final da preparação. Espero dar o máximo do que treinei nos últimos quatro anos. Estou me sentindo bem, a neve está boa, a pista está boa, eu estou me sentindo rápido, acredito que vamos fazer uma ótima prova.
Robelson Lula
Fizemos reconhecimento no percurso da prova, o treinamento foi bastante produtivo. Vou dar o meu melhor para tentar meu melhor resultado. Estou me preparando para ficar no top 15 ou no top 10. A ideia é mostrar os frutos de todos os treinamentos no Brasil e nos outros países, na Finlândia, na Itália, e de todas as competições. Espero mostrar aqui, agora, em Pequim os resultados disso tudo.
Confira a programação completa dos atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 e onde assistir:
Sábado, 5 de março
23h - Esqui cross-country masculino 18km (Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos)
Ao vivo no SporTV 2
Domingo, 6 de março
0h - Classificatórias do snowboard cross (André Barbieri)
Ao vivo do SporTV 2;
0h50 - Finais do esqui cross-country feminino 15km (Aline Rocha)
Ao vivo no SporTV 2
Segunda-feira, 7 de março
0h30 - Finais do snowboard cross
Flashes no SporTV 2
Terça-feira, 8 de março
23h - Classificatórias do esqui cross-country masculino e feminino sprint (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos).
Ao vivo no SporTV 2
Quarta-feira, 9 de março
1h - Semifinais e finais do esqui cross-country masculino e feminino sprint.
Ao vivo no SporTV2
Sábado, 12 de março
1h - Finais do snowboard banked slalom (André Barbieri).
Flashes no SporTV 2
1h30 - Finais do esqui cross-country masculino e feminino média distância (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos).
23h - Revezamento misto do esqui cross-country.
Ao vivo no SporTV2
Domingo, 13 de março
9h - Cerimônia de encerramento
Ao vivo no SporTV2
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com
Quer trabalhar com o EcoSource? Na EcoSource, estamos crescendo rapidamente e temos oportunidades de trabalho para indivíduos que podem administrar um negócio de limpeza e querem se tornar um Fornecedor Preferencial EcoSource. Como um Fornecedor Preferencial EcoSource, você obedecerá aos nossos padrões e participará de nosso programa de certificação. Por sua vez, forneceremos a você, clientes que desejam seus serviços! Como você pode se tornar um fornecedor preferido? É fácil. Se você quiser mais informações, acesse o site www.ecosourcellc.net ou ligue para 1- (855) 541-2952