Publicado em 15/06/2022 as 11:30pm
Coluna Esporte Total
Coluna Esporte Total
Entrevista com Fittipaldi, a lenda da F1
Numa entrevista super descontraída ao BT através do repórter Roberto Vieira, Emerson Fittipaldi falou sobre o momento atual e passado da F1. Emerson foi de uma generosidade e educação gigante com nossa reportagem. Atitudes não muito habitual no mundo da fama e de muitas estrelas da F1.
Confira o vídeo e entenda porque essa lenda viva do automobilismo inspirou e inspira várias as gerações no automobilismo.
Falar de Emerson Fittipaldi sem primeiro falar da saga deste clã que a quase um século vive e convive com a adrenalina da velocidade na veia, é simplesmente desconsiderar um legado que marcou a história do automobilismo brasileiro.
Contar a história da família Fittipaldi é celebrar alguns dos momentos mais marcantes e gloriosos do automobilismo brasileiro. Temos que conhecer o patriarca Wilsão, que acompanhou o nascimento da Fórmula 1 e foi um dos responsáveis pela organização das primeiras corridas do autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Emerson Fittipaldi, o herói brasileiro, deu os primeiros títulos ao Brasil e, junto com o irmão Wilsinho, viveram as alegrias e as decepções da equipe Copersucar, criada pela família e supultada pela falta de apoio ao produto genuinamente brasileiro (na entrevista exclusiva ao BT Emerson fala dessa decepção).
Emerson vendendo saúde aos 75, mostra que adrenalina, velocidade, competitividade e vitórias, marcaram e ainda marca sua vida através dos filhos e netos. Emerson inspirou uma legião de bons pilotos na história da F1, como Airton Senna, Nelson Piquet, Barrichello e Felipe Massa. Seu neto Pietro corre na Fórmula 2, categoria que destaca como um verdadeiro vestibular para a categoria principal a F1.
Emerson foi o primeiro brasileiro a triunfar na categoria, pilotando uma Lotus no primeiro título e a potente McLaren no segundo, desbancando rivais de peso como Stewart, Andretti e Nick Lauda. Emerson deu os primeiros passos no automobilismo em 1964. Em 70, chegou a famosa e cobiçada Fórmula 1. No ano de 1972, aos 25 anos, sagrou-se primeiro campeão brasileiro de F1 com a Lotus.