Publicado em 17/06/2022 as 9:30am
A importância do goleiro
Se dúvidas existissem, Thibault Courtois provou a importância de um goleiro num jogo de...
Se dúvidas existissem, Thibault Courtois provou a importância de um goleiro num jogo de futebol. Na final da Champions, no Stade de France, em Paris, realizada no dia 28 de maio, entre o Liverpool e o Real Madrid, com a equipa espanhola a sagrar-se, pela 14ª vez, campeã da Europa, o goleiro belga foi eleito craque de jogo e defendeu lances (quase) indefensáveis, permitindo que seu time vencesse o jogo.
E para os entusiastas do esporte, se gosta de futebol, ou qualquer outra modalidade esportiva, leia este artigo para saber quais os goleiros que fizeram história e saiba como você pode viver o desporto de uma forma mais divertida e interessante.
Thibaut Courtois
Foram nove as defesas do goleiro, que permitiram que o Real Madrid fosse, uma vez mais, campeão da Europa, no jogo contra o Liverpool.
O goleiro belga, de 30 anos de idade, que ao longo da sua carreira já defendeu as redes do Chelsea, do Atlético de Madrid e da seleção belga, está no Real Madrid desde 2018.
O gigante (com 2 metros de altura) viveu um ano de ouro em 2018, ao vencer a Luva de Ouro, na Copa do Mundo e ser eleito melhor goleiro do mundo pela IFFHS e pela FIFA.
Gianluigi Donnarumma
O atual goleiro do Paris Saint Germain marcou a ouro o seu nome na história do futebol europeu, ao ser eleito, em 2020, o melhor jogador da Eurocopa. Pela primeira vez, um goleiro venceu o troféu de melhor jogador em prova.
Recuando 4 anos (em 2016), o jovem foi o mais jovem goleiro da seleção italiana em um século.
Gianluigi, de apenas 23 anos, com 1,96 metros, é uma das maiores promessas confirmadas e prepara-se para novos feitos na sua carreira.
Gianluigi Buffon
A lenda viva dos goleiros é considerada, por muitos, o melhor goleiro de todos os tempos. Seu palmarés é impressionante: participou em cinco copas do mundo, foi o jogador mais internacional da seleção italiana e defendeu times como Parma, Juventus e Paris Saint-Germain. Com incontáveis troféus e prêmios individuais, o goleiro de 44 anos defende atualmente as redes do Parma.
Iker Casillas
Eleito o melhor goleiro do mundo entre 2008 e 2012, Casillas esteve no Real Madrid 25 anos, desde a formação, em 1990, até à equipe principal que abandonou, em 2015. Venceu, pelo Real Madrid e pela seleção espanhola, todos os títulos que havia para vencer. Assinou pelo FC Porto, em 2015, após uma saída (controversa) emocionada da equipa madrilena. Um enfarto, em 2019, acelerou sua aposentadoria dos relvados.
A lista de goleiros que fizeram história é interminável! E mostra o quão importantes são nos relvados.