Publicado em 24/06/2022 as 10:30pm
Filha de brasileiros com apenas 8 anos que mora em Lowell (MA) é selecionada para competição mundial de Jiu-Jitsu
A pequena Reisy Lima tem oito anos de idade e nasceu em Lowell, no estado de Massachusetts. Ela,...
A pequena Reisy Lima tem oito anos de idade e nasceu em Lowell, no estado de Massachusetts. Ela, que filha de brasileiros, pratica Brazilian Jiu-Jitsu há apenas por 5 meses e já chama a atenção de todos e nos torneios e na academia as pessoas passaram a chamá-la de Chun-Li, e referência a uma lutadora dos desenhos, filmes e vídeo game do Street Fight.
“Estão chamando ela assim por causa do coque ou pitoh que a mãe faz no cabelo dela, um de cada lado da cabeça, disse o pai Ray Lima.
Na segunda semana de Janeiro deste ano, ele foi à academia Icon Jiu-Jitsu Team USA, localizado na 131 Boston Road, em Billerica (MA), em busca de mais informações sobre as aulas. “O objetivo era saber como eu poderia começar a praticar o esporte e ela estava junto comigo”, explicou. “Quando chegamos, por volta das 6:30 p.m. eu imaginava que era o horário para os lutadores adultos, mas não. Era o horário das crianças e quando saímos da academia minha filha perguntou se poderia treinar”, continuou afirmando que sim.
Reisy iniciou na turma de 5 até 7 anos, porque estava justamente com 7 anos. Duas semanas depois ela completou 8 anos e o professor mudou de turma e falou que essa classe seria mais avançada para ela.
Em 12 de Março, aproximadamente 45 dias de treino, o professor perguntou para Ray se ele gostaria de inscrever a filha em um torneio que seria em Rhode Island chamado NAGA Rhode Island Championship. “Eu autorizei, pois seria uma boa experiência”, disse.
Infelizmente não tinha crianças na categoria chamada novice (tipo novatos) e ela teve que lutar na categoria de 10 até 11 anos com crianças de faixas superiores. Para a surpresa de todos, Reisy conseguiu ficar em terceiro lugar, recebendo a medalha de Bronze. Neste torneio ela lutou na categoria apenas com Kimono, pois na sem Kimono o professor achou melhor ela não participar.
Mesmo com pouco tempo no esporte, a menina já acumula participações e destaques em alguns eventos.
2º Torneio – Abril 2022 - NAGA Springfield Grappling Championship
Ela foi campeã em quatro categorias. Na idade de 8 e 9 anos, com e sem kimono, e também lutou na categoria acima de 10 e 11 anos, com e sem kimono. Ganhou 3 medalhas de ouro e uma espada de Samurai que representa uma medalha de primeiro lugar.
3º Torneio – 15 Maio 2022 – Fuji BJJ Championship em Marlboro (MA)
Foi campeã - Medalha de ouro, sem kimono, e 3º Lugar - medalha de bronze com kimono.
4º Torneio - 21 de Maio 2022 – NAGA New Hampshire
Vice-Campeã com e sem Kimono – Ganhou duas medalhas de prata lutando na categoria com meninos.
5º Torneio - 18 de Junho - BJJ Good Fight Submission Only em Tyngsboro MA
Campeã em ambas as modalidades. Neste torneio as disputas nas lutas não têm pontuação, luta direta de 4 minutos até você conseguir finalizar o adversário com um golpe técnico chamado (submission).
Justamente por ela ter conquistado os dois primeiros lugares neste torneio, conseguiu a classificação direta para disputar o WORLD CHAMPIONSHIP SUB ONLY que será realizado no dia 17 de Dezembro de 2022 na Pensilvânia. Essa competição reunirá todos os vencedores de todos os torneios/campeonatos já realizados pela BJJ Good Fight.
CARREIRA
A pequena Reisy já participou em cinco campeonatos e ganhou 11 medalhas: 7 medalhas de ouro; 2 vezes medalhas de prata; 2 vezes medalhas de bronze.
Aproveitando o sucesso da filha, Ray decidiu passar uma mensagem para os pais: “Como pais, ficamos surpresos e muito felizes. Porque ela mostrou-se muito responsável, determinada e disciplinada sem alteração de caráter devido a pouco tempo de treino para tantas conquistas. O fundamental que isso partiu dela própria, nunca perde um treino, só quando esteve doente. Ela ama ir para os treinos, tem um relacionamento muito bom com as crianças e os adultos que treinam lá, a concentração e dedicação dela é incrível. Teve um evento na escola chamado Assembly, ela decidiu fazer uma apresentação e muitos estudantes tiveram interesse em se informa mais sobre artes marciais. Tentem identificar um esporte que seus filhos tenham interesse. Não adianta você querer forçar eles a fazerem algo que não chamam atenção deles. Como sabemos o esporte ajuda a criança em vários sentidos da vida”.