Publicado em 9/05/2023 as 4:00pm
COLUNA ESPORTE TOTAL POR ROBERTO VIEIRA
Verstappen escala pelotão, dá show e sobra em Miami Fenômeno da fórmula 1! Voando a mais...
Verstappen escala pelotão, dá show e sobra em Miami
Fenômeno da fórmula 1! Voando a mais de 330km por hora, largando da nona posição no grid, Verstappen literalmente passeou e voou pelo fantástico, charmoso e ensolarado circuito de Miami no domingo (07). Max, fez jus ao apelido que esse repórter deu a ele na temporada de 2021: “Muleke Voador”.
Dono de um estilo único de pilotar, vendo Max rompendo barreiras e batendo recordes, parece que para ele o céu é o limite. Ao final, após ser parabenizado pelo rádio da equipe, ele comemorou sua absurda superioridade técnica e mecânica com um palavrão totalmente compreensível: “Eu acho que isso é simplesmente bom pra C…”
Conversando com um amigo de Wilmington-NC, dono do canal de esportes @S1_live sobre a performance de Verstappen, que mesmo ele (o amigo) sendo “viúva” de Hamilton, ficou impressionado com a facilidade que Max ultrapassou e ultrapassa seus adversários nas pistas. Ele comparou a pilotagem do Holandês com as corridas de vídeo game, onde você pode literalmente brincar e manipular os carrinhos na pista virtual.
O consultor da Red Bull, Helmut Marlo, também ficou positivamente surpreso com o holandês. Não é a primeira vez que o piloto da Red Bull vence um Grande Prêmio após largar da parte de trás do grid. Em 2022, Verstappen largou da 10ª posição na Hungria e também da 14ª posição na Bélgica, conquistando a vitória em ambas as corridas.
Agora que o líder do campeonato conquistou outra vitória após largar em uma posição difícil, Helmut disse que ele também está muito surpreso: "Quando trouxemos Max, eu sempre tive a certeza de que ele venceria corridas, mas não que ele seria tão dominante ainda tão jovem". Verstappen tem atualmente 14 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, que está em 2º lugar no campeonato.
Mídia internacional não poupa elogios a Verstappen
La Gazzetta dello Sport – Itália
O jornal italiano La Gazzetta fala de uma reviravolta que só pertence a filmes de ficção científica, enquanto o desempenho da italiana Ferrari é considerado terrível. "Monstruosa" é a maneira como é descrita a corrida de Verstappen, que o jornal também diz que ficará registrada como uma das melhores corridas da carreira do holandês.
"Uma corrida como essa também parece ser a sentença de morte do campeonato. Como em Baku, as Red Bulls puderam fazer o que quiseram aqui. Tudo será analisado, mas o impacto de um desempenho como esse do Super Max pode ser um golpe na autoconfiança de Checo".
Marca - Espanha
Na Espanha, Verstappen também não deixou muito espaço para seus adversários. Sergio Pérez ainda largou na pole, mas Verstappen conquistou tudo, conforme manchete do Marca após a corrida. "Verstappen está esmagando todos os seus rivais e não dá a Pérez a chance de responder". No entanto, de acordo com o meio de comunicação espanhol, ainda há muitas chances para o mexicano tornar esse campeonato um tanto emocionante.
Bild - Alemanha
"Uma corrida de ultrapassagem espetacular de Verstappen", é o que diz a manchete do Bild após o GP de Miami. "Mad-Max encontra seu turbo. É claro que com a ajuda de um carro absolutamente dominante, mas também com algumas ultrapassagens de tirar o fôlego". Além disso, o Bild analisa as implicações da 38ª vitória de Verstappen. De fato, o holandês já venceu tantas corridas quanto Sebastian Vettel pela Red Bull. O bicampeão mundial está, portanto, a apenas uma vitória do status de herói absoluto dentro da equipe austríaca.
L'Equipe – França
Na França, há muito foco nos pontos marcados por Pierre Gasly e Esteban Ocon para a Alpine, mas é claro que também há atenção na "forte recuperação" do líder do campeonato mundial. "Verstappen deixou apenas migalhas para seus rivais, incluindo seu companheiro de equipe”.
The Sun – Inglaterra
O The Sun, da Grã-Bretanha, acredita que os fãs em Miami estavam esperando por mais da parte de Pérez. Os torcedores nos Estados Unidos, especialmente os VIPs presentes, tornaram-se fãs principalmente por causa da série “Drive to Survive” da Netflix. Diferente da série, no entanto, não tivemos nenhum drama na corrida. Portanto, de acordo com o The Sun, a F1 precisa de mais do que apenas uma música de introdução nova e moderna escrita por alguns participantes. O esporte precisa de mais drama para entreter os torcedores nessa parte do mundo. Segundo o jornal, Verstappen não tem adversário à sua altura.
A próxima corrida acontece no dia 21, no autódromo de Ímola, região da Emília-Romanha. Provavelmente é o mais emocionante para nós, brasileiros, que não esqueceremos aquele 1º de maio de 1994 e a curva Tamburello onde Ayrton Senna perdeu a vida. Hoje, o remodelado autódromo, tem próximo a dramática curva um memorial em homenagem ao piloto brasileiro.
Coluna: Esporte Total
Texto by: Roberto Vieira
Jornalista e Comentarista Esportivo
Red Bull, Helmut Marlo,