Publicado em 21/06/2023 as 11:30am
Vespa faz barba, cabelo e bigode!
Verstappen iguala Ayrton Senna em número de vitórias
Bandeira verde agitada cruzando a pista atrás do pelotão, luzes vermelhas ascenderam e apagaram no Autódromo Gilles Villeneuve, parece que alguém gritou da arquibancada, “taca-lê pau nesse carrinho Max Verpa”. O muleke voador não perdeu tempo, deu bote na frente e meteu a chinela no “touro vermelho”, deixando a concorrência comendo poeira de ponta a ponta, durante as 71 voltas.
Hamilton até que esboçou uma reação e conseguiu sair de maneira formidável começando a caçada prá cima do Super Max, que disse: “aqui não pica-pau”. Acontece que o espanhol Fernando Alonso, correu atrás do prejuízo batendo a carteira do britânico, e retomou o segundo lugar mantendo até o fim.
O muleke voador Max Verstappen vem atropelando geral. Depois de fazer barba, cabelo e bigode (Grand Slam ) em Barcelona, terceiro na carreira, o piloto da Red Bull chegou ao Canadá para igualar ao recorde da lenda, e um dos maiores pilotos que a categoria já viu, Ayrton Senna. O bicampeão não apenas garantiu a vitória de ponta a ponta como também alcançou a vitória de número 41, e de quebra, igualando a marca do gênio e tricampeã Ayrton Senna.
Apenas neste ano, das oito etapas disputadas até o momento no calendário, Max subiu ao degrau mais alto do pódio em nada menos que seis delas, as outras duas ficaram com Sergio Pérez. Se não bastasse esse domínio absurdo, Verstappen se isolou como o piloto que mais triunfou com a Red Bull, batendo o recorde de Sebastian Vettel.
Com a vitória conquistada no domingo (18), o bicampeão agora empatou com Senna na lista de maiores vencedores da história. Os dois pilotos agora aparecem juntos na quinta colocação, a primeira vitória de Ayrton aconteceu no GP de Portugal em 1985 e a última, GP da Austrália de 1993.
À frente dos dois pilotos estão Alain Prost na quarta posição com 51 vitórias, número que ainda pode ser alcançado por Max em 2023, Vettel com 53, Michael Schumacher com 91 e Lewis Hamilton isolado na ponta com 103.
Enzo Fittipaldi chama atenção dos chefões da F1
O único brasileiro na categoria de acesso da F1, Enzo Fittipaldi, voltou a chamar atenção do paddock ao conquistar a primeira fila no GP da Espanha, em Barcelona da F2 e também terminar a corrida na segunda colocação, sendo o melhor dos seis pilotos apoiados pela Academia Red Bull na pista catalã.
Foi ventilado que o jovem piloto brasileiro foi visto em conversa particular com Helmut Marko, consultor da Red Bull, no motorhome da equipe no paddock da F1, logo após Enzo conquistar a primeira fila na F2 pela segunda vez no ano (a anterior havia sido na pista de rua de Baku).
Nos bastidores, é dado como certa o surgimento de uma vaga na F1 em, pelo menos, um dos quatro carros patrocinados pela Red Bull. O desempenho de Sergio Perez não vem agradando nas últimas corridas e mesmo a dupla da AlphaTauri, Yuki Tsunoda e Nyck de Vries, vivem uma temporada de altos e baixos e, portanto, não seria surpresa se algum piloto da F2 relacionado a Red Bull viesse a ser escalado para virar titular da F1 em 2024. Vamos ficar na torcida e não esquecer que temos na fila para o próximo ano, o também brasileiro Felipe Drugovich, atual campeão da F2.
A próxima etapa será disputada no dia 2 de julho no Circuito de Spielberg, na Áustria.
Coluna: Esporte Total
Texto by: Roberto Vieira
Jornalista e Comentarista Esportivo