Publicado em 11/04/2024 as 4:00am
Verspa é o cara a ser batido!
Verspa é o cara a ser batido! O terremoto que abalou a Àsia na semana do GP de Suzaka, no...
Verspa é o cara a ser batido!
O terremoto que abalou a Àsia na semana do GP de Suzaka, no Japão, não foi o suficiente para abalar a concentração e determinação do moleque voador rumo ao tetra. Super Vespa é literalmente o cara a ser batido! Não foi a corrida das corridas, mas até que foi bem animada. Várias ultrapassagens sem DRS e estratégias diferentes de pneu pelas equipes. Ver Max nos treinos e nas corridas, é simplesmente assistir mais do mesmo. Não tem mais disputa, a hegemonia dos touros é absurda. Tá difícil torcer para outro time ou outro piloto, sabendo que o resultado já é previsto. Nas duas, largada e relargada o fenômeno das pistas pula na frente e dá início a “fórmula Verstappen”. Enquanto isso vem o resto do pelotão atrás disputando outra competição com o nome de Fórmula 1. Parece Brincadeira!!!
Verstappen é diferenciado e aos poucos está entrando para história! Ele vem fazendo grandes atuações, quebrando vários recordes e imprimindo um domínio avassalador. O cara não erra. Ele vem evoluindo também nas classificações, em largadas, em consumo de Pneu, em controlar bem as corridas na ponta, em negociar posição em disputa sem perder muito tempo! Enfim, Quanto mais ele aprende, mais difícil será derrota-lo, ainda que Ferrari ou outra equipe consiga equiparar os carros, tem o fator piloto Max que é uma barreira difícil de transpor, e vem se consagrando como um dos maiores fenômenos das pistas.
No meu entender, a causa raiz de todas essas corridas monótonas: limitação de componentes e jogos de pneus. Consequentemente teto orçamentário. Ninguém pisa mais, todos têm que ficar poupando o carro. Outro dia sacaram o sargento porque a Willians não tinha chassi reserva, Alonso largou de macio porque torrou os médios nos treinos. Enfim, Se a F1 se diz tão a favor de show e competitividade, é melhor acabarem com essas regras absurdas. Me desculpem os defensores do excesso de regras, mas, isso que inventaram é uma das maiores piadas que já vi na F1.
A Roberto, assim as equipes menores não conseguiriam competir. Então que não corram caramba! A base de tudo deveria ser: "Lewis, pode pisar fundo, qualquer coisa a gente troca", "McLaren podem testar todas as variações de acerto, se der muita KM no motor a gente troca”. Se não é sempre a mesma ladainha, Hamilton chorando que não tem acerto, Perez com chassi danificado, Albon roubou chassi do sargento, Sainz arregaçou a tampa do bueiro e foi punido. Caramba, sério isso? É uma piada essas restrições e amontoado de gregas que travam os times e limita a competitividade na pista.
F1 tá virando esporte de "não me toques”, regra pra tudo que é lado, chega de limitações! Essa corrida no Japão foi um balde de água fria pra muita gente. Para McLaren e Mercedes, que tinham ilusões de pódio, para ferraristas que ainda acreditavam que a escuderia poderia competir em pé de igualdade com a Red Bull, e para quem ainda achava que poderia haver surpresas no campeonato. A FIA já pode entregar a taça pro fenômeno se quiser, só uma catástrofe o impedirá de ser tetracampeão.
Já a disputa do vice pode complicar mais a depender do Perez. Se ele não cometer tantos erros, o segundo lugar tá garantido. Mas é bom ele tomar cuidado, porque Sainz está muito forte, já colocou Leclerc no bolso e vai ser uma pedra no sapato. Principalmente depois que tirou o apêndice.
No próximo dia 21 de Abril vamos acompanhar o GP da China que retorna ao calendário.
Texto by: Roberto Vieira
Jornalista e Comentarista Esportivo