Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/06/2024 as 11:00am

A ERA VINÍCIUS JÚNIOR

Fonte: Da Redação


A história do futebol brasileiro foi e é construída por grandes craques, que ao longo das décadas vêm criando diferentes eras, nas quais se tornam as estrelas dos gramados. Assim, pode-se dizer que o país já viveu a Era Leônidas; a Era Zizinho; aquela de Pelé e Garrincha; a de Zico; a Era de Romário e Bebeto; aquela de Ronaldo Fenômeno; e mais recentemente, a de Neymar. Tudo isso, porém, é passado, e depois de ter reverenciado craques com as camisas 10 e 9, o país se rende à camisa 7. Esta é a Era de Vinícius Júnior, maior destaque da seleção brasileira nos nossos tempos.  

Após o recente título do Real Madrid (ESP), na Champions League – tendo assinalado o segundo gol nos 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund (ALE) na final da Liga dos Campeões, no último dia 1 de junho, em Wembley - o atacante é o maior favorito para a conquista da Bola de Ouro de melhor jogador do mundo na atual temporada.  Para que se tenha uma ideia da importância de tal feito, caso se concretize, desde 2007, com Kaká, o Brasil não obtém semelhante honraria.  

Eleito o craque da Champions League, Vini Júnior será a maior atração da seleção, que se prepara para a Copa América, ainda este mês nos Estados Unidos. Neste sábado, os brasileiros farão amistoso contra o México, no Kyle Field, em College Station, no Texas, às 22h de Brasília (20h locais).  O craque se apresentou à seleção brasileira na última quarta, dia 5, junto com Rodrygo e Éder Militão, seus companheiros madridistas. A estreia brasileira na Copa América será no dia 24, contra a Costa Rica. Antes disso, ainda fará outro amistoso, contra os Estados Unidos, em Orlando, no próximo dia 12.  

Indiscutivelmente bem sucedido pelo Real Madrid, com o qual já coleciona 12 taças nacionais e internacionais, Vinícius Júnior quer agora na Copa América seu primeiro troféu usando  a tradicional amarelinha que já vestiu tantos craques. 

"Não fui campeão ainda, não tenho nenhum título pela seleção. Espero que seja agora" – declarou ele à CBF TV. "Nós estamos nos preparando muito bem para esse momento. A geração vem muito forte para ganhar grandes coisas com a seleção." 

Natural de São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Vinícius Júnior foi revelado numa escolinha do Flamengo naquela cidade. Está no Real Madrid desde 2019, e, além de seus adversários, ele tem enfrentado a ira e o racismo de supostos torcedores das equipes rivais que lhe destinam todo tipo de ofensa. Ele tem respondido em campo, com o respaldo de seu clube e da própria Fifa. Em sua apresentação à equipe nacional, Vini Júnior surpreendeu com a mudança de penteado, usando tranças. 

"Estou muito feliz de chegar aqui em Orlando e me juntar com todo o elenco, com toda a comissão técnica. A gente tem que fazer de tudo para ter uma boa preparação e logo em seguida uma ótima Copa América", comentou. 

Nesta quinta-feira, a revista francesa France Football divulgou que a cerimônia da Bola de Ouro de 2024 a 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. Os finalistas serão revelados no dia 4 de setembro. A partir deste ano, o tradicional prêmio será organizado em parceria com a Uefa, a União Europeia de Futebol. 

Mesmo que ele não tenha se pronunciado, ainda, sobre o possível título de melhor do mundo, Vini Júnior tem um importante defensor: Ronaldo Fenômeno, eleito o craque do planeta em 1997 e em 2002, ano do pentacampeonato mundial do Brasil.  

Para Ronaldo, o desejado prêmio tem o brasileiro como amplo favorito: 

“Dessa nova geração, dos brasileiros, Vini Junior é a cara do nosso futebol, um jogador cheio de habilidade e decisivo como vimos nessa Champions”. 

Na primeira fase da Copa América, o Brasil integra o Grupo D, estreando contra a Costa Rica no dia 24. Depois, vai enfrentar o Paraguai, a 28 de junho, e a Colômbia, no dia 2 de julho. A seleção verde e amarela busca seu décimo troféu na competição. 

Éder Militão e Vini Jr em apresentação à seleção brasileira — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

 

EUA, A TERRA DO FUTEBOL  

Sede da próxima Copa América, agora em junho e julho, os Estados Unidos vão se tornar um destino frequente para o futebol internacional, seja em nível continental ou mundial. E pensar que até os anos 70, quando o New York Cosmos contratou Pelé, Carlos Alberto Torres e Beckenbauer, dentre outros, para tentar difundir o chamado "soccer" no país, atualmente parece que os EUA são a nova terra do futebol no masculino sem esquecer de todo o poderio da seleção americana, colecionadora de várias glórias na versão feminina desse esporte.  

Depois desta Copa América, o país vai dividir a organização da Copa do Mundo com México e Canadá, em 2026. Mas o futebol parece não querer mesmo sair do território americano. Tanto assim que em 2028 os EUA são os favoritos para sediarem novamente a Copa América em 2028.  

Na Copa América, a se iniciar neste mês, haverá partidas em  14 estádios nas Costas Leste e Oeste, além de estados da região  central dos EUA. A final será em Miami, no Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins, da NFL (futebol americano), com capacidade para 65 mil torcedores, a ser utilizado também na Copa do Mundo de 2026. 

No Mundial, daqui a dois anos, haverá jogos em 16 cidades, sendo 11 nos EUA, três no México e duas no Canadá. Das quartas de final em diante as partidas serão apenas nos EUA, com a final realizada no MetLife, em Nova York/Nova Jersey, casa do New York Giants e New York Jets. Com capacidade para 82 mil pessoas, foi a sede da decisão da Copa América de 2016. 

Em relação à Copa América de 2028, os EUA são os favoritos para organizarem a edição do torneio, embora o Equador tenha manifestado sua intenção de organizar a competição. De acordo com o GloboEsporte.com, haveria um contrato entre Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), no sentido de promover duas Copas Américas seguidas em território americano: a de agora e a de 2028. Os EUA têm a seu favor os estádios, a infraestrutura das cidades e a receita milionária que o evento gera num país com poder aquisitivo maior do que os sul-americanos.  

HEROINA VERDE E AMARELA 

A pouco mais de um mês das Olimpíadas de Paris, que serão realizadas entre julho e agosto, pelo menos uma atleta já está fazendo história. Amputada do braço direito, a mesatenista Bruna Alexandre será a  primeira atleta com deficiência a representar o Brasil tanto nas Olimpíadas quanto nas Paralimpíadas. Trata-se da  maior medalhista paralímpica do país, com  dois bronzes nas Paralimpíadas do Rio e uma prata e um bronze em Tóquio. Ano passado, Bruna se tornou a primeira atleta paralímpica a disputar os Jogos Pan -Americanos, tendo assegurado o bronze em Santiago, no Chile. Também em 2023,  conquistou o prêmio de melhor atleta paralímpica de 2023. Outros mesatenistas do Brasil em Paris serão Hugo Calderano, atualmente número 6 do ranking mundial, e Bruna Takahashi, número 18, principais nomes do Brasil na busca pelo pódio. A equipe é  formada também por Vitor Ishiy, Guilherme Teodoro e Giulia Takahashi. 

CBTM chamou oito atletas para as Olimpíadas de Paris — Foto: Divulgação CBTM/Marcio Mercante

 

TOQUE DE BOLA 

THIAGO SILVA - O Fluminense vai apresentar na noite desta sexta-feira, dia 7, no Maracanã, o zagueiro Thiago Silva, um dos maiores nomes da história tricolor e ex-capitão da seleção, de volta ao clube após longas temporadas na Europa. O clube já vendeu 51 mil ingressos para o evento, que terá show do grupo de pagode Sorriso Maroto.

GABIGOL – Foi adiado o julgamento de Gabigol na Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne, Suíça, que estava previsto para esta sexta, dia 7. Ainda não há uma nova data, mas é provável que o ato seja realizado no segundo semestre. O atacante do Flamengo chegou a ser punido por tentativa de fraude no exame antidoping, mas está podendo jogar devido a um efeito suspensivo. 

LÁ EM MINAS 

ATLÉTICO - O técnico do time argentino do Talleres, Walter Ribonetto, elegeu o Atlético Mineiro e outros três times como destaques da Copa Libertadores. Ribonetto ainda analisou o River Plate (seu adversário nas oitavas de final), descartando um suposto favoritismo da equipe de Núñez . Segundo ele, o  River Plate não é o bicho-papão da Libertadores. O treinador preferiu destacar Palmeiras, Atlético, Mineiro, Fluminense e Bolívar, que mostrou ser bem forte na altitude.  

AMÉRICA – Atuando fora de casa, no Estádio da Curuzu, em Belém, na última terça-feira, o América Mineiro perdeu a invencibilidade na Série B do Campeonato Brasileiro.  Diante do Paysandu, perdeu por 2 a 0 e desperdiçou a chance de assumir a ponta da tabela. Com a derrota, deixou também o G4 da Segunda Divisão. Agora, ocupa a quinta colocação, com 15 pontos em oito rodadas.  

CRUZEIRO – Kaio Jorge é o novo reforço do clube, com o qual vai assinar  contrato de cinco anos. O jogador, de 22 anos, desembarcou em Belo Horizonte na última quinta-feira, dia 6. O atleta pertence à Juventus da Itália, mas com o término de seu contrato de empréstimo com o Frosinone Calcio, também daquele país, ficou livre e acertou com o Cruzeiro, que deseja contratá-lo de forma definitiva. 

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News