Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/07/2024 as 1:00am

OITAVAS DA COPA DO BRASIL UMA FINAL ANTECIPADA?

Aquela que poderia ser uma final da Copa do Brasil, ou de qualquer campeonato de futebol em...


Aquela que poderia ser uma final da Copa do Brasil, ou de qualquer campeonato de futebol em âmbito sul-americano, está prevista para ser disputada nas oitavas de final da competição: Flamengo x Palmeiras, confronto definido em sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última quinta-feira, dia 18.  

Curiosamente, esse emparelhamento foi logo o primeiro a surgir na retirada das bolinhas com os nomes dos clubes. O confronto, um dos maiores clássicos interestaduais do país, terá duas datas previstas, a 31 de julho, no Maracanã, e a 7 de agosto, no Allianz Park. Analistas consideram o duelo mais imprevisível de todos os oito. O Palmeiras é o vice-líder do Brasileirão, e o Flamengo, o terceiro. 

Outro enfrentamento surgido do sorteio é aquele entre Botafogo, atual líder do Brasileirão, e Bahia, quinto colocado. Os times de Artur Jorge e Rogério Ceni são vistosos e fizeram um jogo bem disputado no Brasileirão, com vitória do tricolor baiano por 2 a 1. Nesse duelo entre SAFs que vêm sendo bem sucedidas, o Botafogo leva pequena vantagem, embora o Bahia vá decidir em casa, na Fonte Nova.  

Também com perspectiva de equilíbrio, Corinthians e Grêmio vão duelar por uma vaga nas quartas de final. Afinal, tratam-se de dois clubes com muitos títulos e grandes torcidas.  Juntos, somam oito títulos de Copa do Brasil, sendo cinco do Grêmio e três do Corinthians. A definição da vaga será no mando de campo do Grêmio, que ainda não conseguiu retornar à arena por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.  

Athletico-PR e Bragantino também apresentam o indicativo de muito equilíbrio. Pelo Brasileirão, houve um empate em 1 a 1, e na estatística, são seis vitórias do Furacão, cinco do Massa Bruta e cinco empates. Atualmente, as equipes não vêm fazendo campanhas brilhantes. O rubro-negro paranaense é o oitavo, e o Bragantino, o décimo. A segunda partida será em Bragança Paulista.  

Noutro confronto das oitavas de final irão se enfrentar Juventude e Fluminense. A equipe gaúcha está num  momento de reformulação no comando técnico, depois que Roger Machado foi para o Inter. Jair Ventura entrou em seu lugar. Já o Fluminense, após as conquistas da Libertadores da América e da Recopa Sul-Americana, ano passado, está em péssima fase, na lanterna do Brasileirão. Demitiu o treinador Fernando Diniz e contratou Mano Menezes. Apesar disso, a equipe tricolor ainda não reagiu na competição nacional. Entretanto, pode ser apontado como favorito, não apenas porque vai fazer o segundo jogo do duelo em casa, como também porque já vai  contar com a presença de Thiago Silva e deverá ter o retorno de Arias – que estava na Copa América pela seleção colombiana. 

Outra equipe do Rio, o Vasco, terá pela frente o Atlético-GO. A equipe goiana, do treinador Vagner Mancini, está na zona de rebaixamento. Vem lutando por uma recuperação na temporada. Já o Vasco, após momentos difíceis, engatou quatro triunfos seguidos no Brasileirão, sob o comando do técnico interino Rafael Pàiva. Já se afastou da zona de rebaixamento e hoje está em posição intermediária, que lhe daria uma vaga na Sul-Americana. Na semana passada, pelo Brasileirão, em Goiânia, o Vasco venceu por 1 a 0. Neste confronto, o time carioca é visto como favorito, até pela chegada de Philippe Coutinho, como também porque o segundo jogo será em São Januário. 

São Paulo e Goiás fazem outro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil. A tendência é pela classificação do tricolor paulista, que está no G4 do Brasileirão, ao passo que o Goiás está frequentando a faixa intermediária da Série B. A partida decisiva será no Serra Dourada. Por fim, o oitavo confronto será entre CRB e Atlético Mineiro. Trata-se de outra luta desequilibrada, até porque o  CRB está na Série B. Verdade que o Atlético Mineiro não vem fazendo campanha brilhante na Série A do Campeonato Brasileiro, mas pela força do elenco, deverá assegurar a vaga. O segundo jogo da série será na Arena MRV, em Belo Horizonte.  

Sorteio das oitavas de final da Copa Betano do Brasil

 

Créditos: Staff Images / CB

A FORÇA DO LÍDER BOTAFOGO   

Um jogo consistente de uma equipe que sabe o que quer. Este vem sendo, em poucas palavras, um resumo do que o time do Botafogo vem apresentando e do que o vem mantendo na liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Agora, neste último sábado, dia 20, a vítima foi o Internacional, superado por 1 a 0, gol de Luiz Henrique. Com o resultado, o alvinegro lidera a competição com 39 pontos, não podendo ser alcançado na rodada.  

Contratado por US$ 20 milhões (cerca de R$ 112 milhões), Luiz Henrique vem se notabilizando por sua participação em lances decisivos do Botafogo neste Brasileirão e na Libertadores da América. Isso comprova que o investimento feito pelo dono da SAF alvinegra, o americano John Textor, foi muito bem feito. Valeu a pena.   

Para que se tenha uma ideia, Luiz Henrique fez gols contra o Universitário-PER, pela Libertadores; Flamengo, Vitória, Atlético Mineiro e Internacional, pelo Brasileiro. Além disso, fez assistências em lances de gol contra LDU-EQU, pela Libertadores; Atlético-GO, Grêmio e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.  Apelidado de Pantera Negra, sempre que participou dos gols, o Botafogo não saiu derrotado.  

O Botafogo, claro, não é apenas Luiz Henrique. Além do camisa 7 – que na cultura alvinegra relembra seu maior ídolo, Mané Garrincha, bicampeão mundial pelo Brasil em 1958 e 1962 – a equipe conta com um estilo coletivo, implantado pelo técnico português Artur Jorge.  

Em sua casa, o Nilton Santos, mais conhecido como Engenhão, por estar situado no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Botafogo atraiu 31 mil torcedores no sábado à noite.  O time dominou amplamente as ações, de modo que seu goleiro John praticamente não teve trabalho no primeiro tempo. O alvinegro tem conseguido implantar uma marcação pressão na saída de bola do adversário, induzindo a defesa do Inter ao erro. Atuando em velocidade, chegou ao gol de Luiz Henrique depois de jogada coordenada entre  Igor Jesus e Cuiabano. No segundo tempo, o Inter partiu para o ataque e quase empatou já nos acréscimos, aos 50 minutos, quando John fez grande defesa e assegurou o triunfo.  

“Vamos desfrutar dessa vitória. Era um jogo muito perigoso. Sabíamos disso, preparamos o jogo em cima dessa dificuldade. Um adversário que mudou treinador (Roger Machado assumiu o Inter, recentemente), que vinha de resultados não positivos. Nós tínhamos que estar preparados para não sermos traídos. Fizemos aquilo que era preciso para vencer”, analisou Artur Jorge. “Não fomos tão fortes como queremos, já prevíamos que isso pudesse acontecer. Mas era importante estarmos em vantagem para controlarmos o jogo. Tivemos uma equipe madura, capaz de chegar à vantagem e guardá-la até o fim. São mais três pontos.” 

O treinador comentou ainda sobre o momento que sua equipe está vivendo. Ele exaltou justamente o equilíbrio que vem sendo tão elogiado: 

“-É consistência de quem procura fazer uma temporada equilibrada, é aquilo que eu mais destaco dessa vitória (contra o Inter). Sofremos quando era preciso sofrer, tivemos uma primeira parte mais dominadora, chegamos à vantagem para, depois, tentar aumentar essa vantagem, mas sem permitir que o adversário tivesse oportunidades. A consistência é importante para termos sucesso”. 

No último sábado, o alvinegro chegou à quinta vitória consecutiva, o que, segundo o técnico português, vem conquistando um crescente respeito por parte dos rivais.  

“Os jogadores têm sentido de compromisso e fazem com que, hoje, se olhem para o Botafogo com respeito. Torcida tem sido sempre muito importante para nós, tem sido importante esse empurrão, temos sentido isso. É uma energia muito positiva. Dependemos desse empurrão deles para chegarmos onde queremos”, enfatizou Artur Jorge.  

Na próxima rodada, o Botafogo visita o São Paulo, na quarta-feira, dia 24, às 19h30 (horário de Brasília). 

Outros resultados: Flamengo 2 x 1 Criciúma; Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro (jogos de sábado); Grêmio 2 x 0 Vitória (domingo de manhã).  

Foto divulgada no site do Botafogo 

 

JUDÔ: MAYRA AGUIAR EM BUSCA DE RECORDE  

Dona de três medalhas de bronze, em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, a judoca gaúcha Mayra Aguiar está em Paris na tentativa de um feito que poderá torná-la a atleta brasileira feminina com mais medalhas olímpicas, no total de quatro. Atualmente, ela está igual à jogadora de vôlei Fofão, que .também tem três premiações olímpicas: ouro em Pequim-2008 e  bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000. A diferença entre elas é que Mayra compete num esporte individual, e Fofão praticava uma modalidade coletiva. 

Tricampeã mundial em 2014, 2017 e 2022, Mayra é a primeira atleta brasileira feminina a ter obtido medalhas olímpicas seguidas em modalidade individual. A judoca gaúcha fez sua estreia em Jogos Olímpicos em Pequim-2008. Entretanto, não subiu ao pódio. Terminou na  20ª colocação na categoria até 70kg. Desde então, a judoca vem participando de todas as edições de Olimpíadas seguintes e saiu com a medalha de bronze em todas. Além disso, é detentora de  sete medalhas em Campeonatos Mundiais, tendo sido a primeira brasileira a ser  campeã do Grand Slam de Tóquio em dezembro do ano passado.  O feito inédito fez com que Mayra escrevesse, mais uma vez, o seu nome na história do judô brasileiro, ao subir no lugar mais alto da tradicional do judô. 

Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, em maio, Mayra, que é natural de Porto Alegre, foi voluntária no atendimento a desabrigados da cidade que estavam alojados na sede de seu clube, a Sogipa. durante a tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. Após os treinamentos, tanto ela quanto Daniel Cargnin, também medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio-2020, ajudaram em atividades como carregar caixas e servir refeições na cozinha. Como a Sogipa abrigou desalojados durante a enchente e foi ponto de doações, somente atletas olímpicos ou candidatos à vaga olímpica continuaram treinando nas dependências do clube durante aquele período. 

"O período de treinamento da Mayra esse ano foi basicamente aqui em Porto Alegre, conforme definido anteriormente”, explicou Kiko Pereira, técnico da seleção e da Sogipa. “Realmente, foi bastante crítica a situação para mantermos os treinos nas duas primeiras semanas, mas conseguimos superar, a cidade está praticamente normal, exceto pelo aeroporto. Os nossos atletas se envolveram diretamente, como a Sogipa foi base para as pessoas que perderam suas casas, então esses atletas fizeram esse trabalho assistencial também". 

Nos Jogos de Tóquio-2020 (disputados no ano seguinte, por causa da pandemia do coronavírus), quando da conquista do terceiro bronze olímpico, ela não escondia sua emoção.  

“Acho que é a conquista mais importante para mim. Foram difíceis os últimos tempos, bem difíceis, tem que superar, superar de novo e de novo. Não aguentava mais fazer cirurgia, ainda mais no momento que vivemos, tive medo, angústia. Mas continuei. Dar o nosso melhor vale a pena”, comentava ela, na ocasião, após ter-se recuperado de lesões e cirurgias.  

Atualmente, Mayra é uma das 13 atletas confirmadas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para os Jogos Olímpicos de Paris. O judô brasileiro terá representante em 13 das 14 categorias individuais, e também estará completo na disputa de equipes mistas. Os classificados foram definidos pelo ranking mundial de atletas da modalidade, organizados pela Federação Internacional de Judô (FIJ).      

As competições de Judô nas Olimpíadas de Paris 2024 começam um dia após a abertura dos jogos, no próximo dia 27 de julho e vão até o dia 3 de agosto, na Arena do Campo de Marte, na capital francesa. 

Confira a delegação brasileira para o judô olímpico: 

Feminino -  Natasha Ferreira (48kg); Larissa Pimenta (52kg);  

Rafaela Silva (57kg); Ketleyn Quadros (73kg);  

Mayra Aguiar (78kg); e Beatriz Souza (+78kg) 

Masculino - Michel Augusto (60kg); William Lima (66kg) 
Daniel Cargnin (73kg); Guilherme Schimidt (81 kg) 
Rafael Macedo (90kg); Leonardo Gonçalves (100kg); e  
Rafael Silva (+100kg) 

O judô é o esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil na história dos Jogos. São 24 pódios - 4 ouros, 3 pratas e 17 bronzes. Há dez edições consecutivas dos Jogos Olímpicos a modalidade vem se mantendo no  pódio - de Los Angeles-1984 até Tóquio-2020. A primeira foi o bronze de Chiaki Ishii, em Munique-1972.   

Foto reproduzida do Twitter/Time Brasil (X)

TOQUE DE BOLA 

ALISON PIU – Neste sábado, dia 20, em Londres, o brasileiro Alison Santos, o Piu, obteve sua quinta vitória nos 400m com barreiras em seis  participações na temporada da Liga Diamante. Ele completou a prova  em 47s18, deixando em segundo  Roshawn Clarke, da Jamaica, com 47s63, e em terceiro,  Ismail Doudai Abakar, do Catar, com 47s72. 

RAFAEL LEÃO – De férias no Brasil após a Eurocopa, o atacante Rafael Leão, do Milan e da seleção de Portugal, gravou um vídeo nesta quinta-feira, dia 18,  no Instagram, vestindo a camisa do Flamengo, em Angra dos Reis-RJ. Isso deixou empolgados os torcedores da equipe nas redes sociais.  

LA EM MINAS  

AMERICA – Pela 16a rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado, dia 20, atuando em Belo Horizonte, o  América  empatou por 0 a 0 com o Amazonas.  Com o resultado, o alviverde segue na terceira posição, agora com 27 pontos. Se tivesse vencido, teria chegado aos 29 pontos, se igualando ao  líder Santos. O América volta a campo na próxima terça-feira, dia 23, às 21h, contra o Ituano, em Itu. 

ATLETICO - O técnico argentino do Atlético, Gabriel Milito terá muito trabalho para escalar o time nas próximas partidas. Com a chegada do apoiador argentino  Fausto Vera, o treinador deverá escolher entre ele e Otávio - um dos destaques do time em 2024 – qual será o titular. Outra opção é escalar Vera mais adiantado, no caso disputando vaga com  Alan Franco. 

CRUZEIRO - Neste sábado, dia 20, o Cruzeiro foi derrotado pelo Palmeiras, por 2 a 0, no Allianz Parque, na 18a rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a Raposa corre o risco de deixar o G-6 ao fim da rodada. A equipe celeste teria empatado no fim do primeiro tempo, com um gol de Lucas Silva, mas a arbitragem anulou o lance, constatando uma falta de ataque. Isso gerou forte reclamação dos cruzeirenses.

 



 

Top News