Publicado em 30/07/2024 as 9:00pm
OLIMPÍADAS: UNIFORMES DO BRASIL CAUSAM POLÊMICA
Os Jogos Olímpicos nem bem começaram. Mas a delegação brasileira já se viu envolvida...
Os Jogos Olímpicos nem bem começaram. Mas a delegação brasileira já se viu envolvida numa polêmica, tendo em vista os uniformes a serem utilizados pela delegação no desfile oficial de abertura do megaevento nesta sexta, dia 26, a partir das 14h30m de Brasília. Segundo os críticos, o traje de desfile, a princípio, não estaria à altura da abertura dos Jogos, por ter sido considerado “simples” de mais para um evento tão grandioso.
Os modelos da cerimônia de abertura de Paris-2024 incluem uma jaqueta jeans, que tem como principal característica uma arara, uma onça pintada ou um tucano manualmente bordados nas costas; camisa em listras breton; e saia (para as mulheres) ou calça brancas (para os homens). O kit foi produzido pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no semiárido do Rio Grande do Norte.
A polêmica já vem se arrastando há algum tempo e se aqueceu nos últimos dias, quando a popstar Anitta se juntou aos críticos.
“Acho que o look representa exatamente como o atleta é tratado no país. Sem estrutura, sem oportunidades, desvalorizado. O atleta no Brasil é um grande vencedor só por resistir na decisão de ser atleta. Acho que o olhar veio pra reafirmar exatamente isso, como que o atleta precisa ser guerreiro e passar por poucos e boas pra seguir seu sonho”, escreveu Anitta.
Se outras pessoas já vinham menosprezando a qualidade do design dos uniformes, as declarações de Anitta tiveram uma repercussão maior. Em entrevista coletiva, porém, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, rebateu as críticas.
“Não é a Paris Fashion Week. São os Jogos Olímpicos. A arte é aquilo que você considera arte. Beleza está nos olhos de quem vê. Essa é a mensagem que eu quero dar. Estou muito satisfeito com os uniformes de viagem e de desfile. Sem comentários, estão excelentes. Basta ver os vídeos dos próprios atletas nas redes sociais", declarou Wanderley.
O dirigente fez tais afirmações nesta quarta, dia 24, em conversa com jornalistas na base do Time Brasil, nome oficial da delegação brasileira, em Saint-Ouen, cidade próxima a Paris. De acordo com Paulo Wanderley, há também avaliações positivas, inclusive dos próprios atletas.
As redes sociais, porém, vêm mostrando contestações à qualidade dos uniformes, principalmente em comparação a modelos já publicados, como os da Mongólia, que seguem o estilo de trajes clássicos da cultura daquele país, inclusive com fios de ouro; ou a modernidade alternativa dos trajes da Nigéria, produzidos pela Actively Black, de Los Angeles, fugindo às marcas mais tradicionais, como a Nike, Adidas ou Puma.
Em meio a esse clima, o decatleta brasileiro Fernando Ferreira, o Balotelli, fez queixas pesadas ao ter recebido da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) o kit da Puma com os uniformes de competição. Segundo o atleta, havia apenas três peças de roupas: uma regata, um macaquinho e um shorts. A mesma CBAt também foi criticada por Izabela da Silva, do arremesso de disco, porque, segundo ela, seu equipamento estava incompleto. No caso do vôlei, repercutiram mal nas redes sociais os vídeos de jogadoras da seleção recebendo seus uniformes em sacolas, ao passo que atletas de outros países estavam divulgando vídeos de seus uniformes entregues pelos seus comitês olímpicos em malas muito modernas.
Ainda durante a entrevista coletiva, o COB mostrou como são feitas a montagem e a distribuição das malas de cada atleta. O COB explicou que preferiu entregar as malas apenas em Paris, por uma questão de logística e para tentar reduzir os riscos de problemas como extravio e furtos em aeroportos. Recentemente, a tenista brasileira Bia Haddad, que viajava para os Jogos em Paris, teve problemas com suas malas, que ficaram extraviadas por mais de dois dias.
Polêmicas à parte, em sua estreia no torneio feminino de handebol, iniciado nesta quinta, antes mesmo da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira goleou a da Espanha por 29 a 18, pela Chave B da competição. Foi a primeira vitória verde e amarela sobre as adversárias em Olimpíadas e Mundiais. Campeão mundial em 2013, o Brasil está disputando sua sétima Olimpíada no handebol feminino e luta por sua primeira medalha.
SURFISTAS OLÍMPICOS BRASILEIROS JÁ TÊM CASA NO TAITI
Nem só de Paris se fazem os Jogos Olímpicos. Esporte que estreou no programa olímpico nos Jogos de Tóquio-2020 (disputados no ano seguinte, devido à pandemia do coronavírus), o surfe vai ter como sede a cidade de Teahupoo, no Taiti, na Polinésia Francesa, e não na França continental. A janela da competição olímpica do surfe no Taiti será entre os dias 27 de julho e 5 de agosto.
Sendo assim, a equipe brasileira da modalidade já tem sua casa na cidade olímpica. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) alugou uma pousada naquela região, a poucos metros da praia, para abrigar sua equipe, formada por Gabriel Medina, Filipe Toledo, João Chianca, Tati Weston-Webb, Tainá Hickel e Luana Silva. Tati foi a última a chegar e a se juntar à equipe na noite de s[sábado, dia 20. O Brasil tem a expectativa de obter novas medalhas, como a do ouro conquistada por Ítalo Ferreira no megaevento olímpico de Tóquio-2020.
“Estou muito feliz de ter chegado em Teahupoo para participar de mais uns Jogos Olímpicos e tentar ganhar uma medalha. Está todo mundo muito animado aqui na base e com muita esperança de que o Time Brasil vai ter um grande resultado. Espero que tenham altas onda na competição, mas enquanto isso vamos nos preparando para chegar bem no momento certo”, afirmou Tati Weston-Webb, que chega embalada por uma grande participação na última etapa do Circuito Mundial em Teahupo´o, em maio, quando tirou a primeira nota 10 feminina na história desta etapa.
Na pousada alugada pelo COB, a equipe terá privacidade e serviços que irão auxiliá-los em seu desempenho. No último domingo, dia 21, por exemplo, às 6h da manhã, a seleção estava na água para o primeiro treino oficial nos Jogos Olímpicos, em um mar mexido e com ondas ainda pequenas. A previsão é de que nos próximos dias as condições melhorem. O dia também foi de treinos físicos, arrumação de pranchas, mas também houve espaços para um bom bate-papo, além de pingue pongue e convivência.
No local onde os atletas ficarão hospedados durante os Jogos Olímpicos, haverá equipamentos de preparação física, fisioterapia, atendimento médico e vídeo-análise. Todas as refeições também serão feitas no local. A nutricionista do COB, Renata Parra, esteve no ano passado no local e já montou todo o cardápio, que será feito por profissionais locais. Esse é outro diferencial do projeto do COB: valorizar e capacitar os locais de Teahupoo.
“Já estamos aqui no Taiti nos preparativos para esses grandes Jogos Olímpicos. A vibe está intensa aqui na base do Time Brasil. Estou felizão de estar aqui. A estrutura está animal”, destacou João “Chumbinho” Chianca. superou um grave acidente no fim do ano passado, no Havaí, se recuperou a tempo de viver seu sonho em um dos lugares que mais se sente bem surfando.
Na pousada em Teahupoo, os atletas também tiveram uma reunião de boas-vindas organizada pelo COB, em que foram passadas diversas informações importantes sobre o período olímpico.
A base montada pelo COB no Taiti foi testada e aprovada em 2023 e 2024 durante as etapas da World Surf League, a Primeira Divisão do Surfe Mundial.
A equipe brasileira de surfe terá como treinador-chefe Paulo Moura, diretor técnico da CBSurf, e que conhece como poucos a onda de Teahupoo. Paulo tem conhecimento total das ondas tubulares de Teahupoo e já teve performances épicas no local. Além deles, o Time Brasil no Taiti terá os gestores esportivos do COB, Bernardo Otero como líder operacional, e Julia Silva, no apoio operacional, além do médico Thiago Chalhub e do fisioterapeuta Marcelo Silveira.
TIME DE GUERREIROS VENCE E MOTIVA TORCIDA TRICOLOR
“Guerreiros, time de guerreiros!” O grito da torcida do Fluminense, surgido na campanha que fez o time escapar ao rebaixamento no Brasileirão de 2009, quando praticamente não havia mais esperanças de salvação, voltou a ecoar no Maracanã, na noite desta quarta-feira, dia 24. Com um gol do colombiano John Árias - cuja ausência foi bastante sentida pelos tricolores, durante o período em que o atacante estava defendendo seu país na Copa América, nos EUA – o time das Laranjeiras bateu o Palmeiras por 1 a 0, na 19a rodada do Campeonato Brasileiro.
Embora siga no Z4, a zona de rebaixamento, com apenas 14 pontos no 19o lugar, a vitória, muito comemorada por mais de 48 mil torcedores, foi a segunda seguida, depois da de domingo, fora de casa, sobre o Criciúma. Aquele resultado contra o time catarinense, havia ocorrido mais de três meses depois da vitória sobre o Vasco. As duas vitórias seguidas, a chegada do novo técnico, Mano Meneses, a volta de Árias e o retorno ao clube do craque histórico Thiago Silva são fatores que levam a torcida tricolor a crer numa iminente reação e na definitiva libertação do risco de rebaixamento. Vale lembrar que há pouco mais de seis meses o clube era campeão da Libertadores da América e da Recopa Sul-Americana.
“É um dia muito especial para mim, não tem explicação. Foram 15 anos, quase 16, que saí daqui (para uma carreira vitoriosa na Europa), e voltar num momento difícil não está sendo fácil. Se tivesse que ter um vencedor hoje, era para ser o Fluminense. É muito especial — afirmou Thiago Silva, visivelmente emocionado.
Para chegar ao resultado, comemorado na arquibancada quase como um título, o Fluminense contou com a criatividade do técnico Mano Menezes. Ele promoveu a estreia do colombiano Kevin Serna, trocou o artilheiro argentino Germán Cano – sem marcar há 13 partidas – pelo jovem Kauã Elias e colocou o lateral esquerdo Marcelo no lugar de Ganso, como um autêntico armador. Tendo Marcelo como seu organizador e buscando as jogadas pelas pontas, a equipe chegou ao gol num cruzamento de Serna para Árias balançar as redes, aos 41 da etapa final.
“Vitória muito importante, necessária. A torcida hoje deu um show. Apoiou e foi junto com o time desde o primeiro momento”, agradeceu Árias. “Precisamos de todos fechados, porque sei que quando é assim, esse clube consegue qualquer objetivo. Estamos muito focados sabendo que vamos passo a passo. É pouco a pouco que voltaremos a nos encontrar, ganhar e lutar para sair dessa situação.”
No domingo, às 11h, o tricolor vai visitar o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. Já o Palmeiras vai receber o Vitória, no sábado, às 19h. Devido à derrota, os palmeirenses caíram da segunda para a terceira posição, com 36 pontos.
O alviverde foi ultrapassado pelo novo vice-líder, o Flamengo, que nesta quarta-feira à noite foi a Salvador, onde venceu o Vitória-BA por 2 a 1, no Barradão. Os gols do Flamengo foram de Arrascaeta e Carlinhos. Everaldo descontou. O Flamengo chegou aos 37 pontos e, com um jogo a menos, pode se igualar ao líder Botafogo, que tem 40. Se vencer seu jogo adiado contra o Internacional, fora de casa, também chegará a essa pontuação e poderá superar o Botafogo, para assegurar o título simbólico de campeão do turno, caso o ultrapasse no saldo de gols. Atualmente, o saldo de gols do alvinegro é de 15, e o do rubro-negro, 13.
De qualquer forma, este é o melhor primeiro turno do Flamengo desde 2020, quando terminou essa fase da competição com 35 pontos e acabou levando o título. Já em 2019, fez 42 pontos no turno, antes de ser campeão. O próximo jogo do rubro-negro carioca será no domingo, às 16h, no Maracanã, contra o Atlético-GO pela 20ª rodada, mas já pelo returno.
Sensação da competição até o momento, o líder Botafogo visitou o São Paulo no Morumbis (assim chamado agora, devido a um patrocinado, uma marca de chocolate), empatando com o tricolor paulista em 2 a 2. Os gols alvinegros foram de Tiquinho Soares e Cuiabano, e os dos são paulinos, de Lucas Moura e Ferreira. Com o resultado, o Botafogo fechou o turno com 40 pontos, podendo ser alcançado ainda pelo Flamengo. No sábado, dia 27, à noite, o alvinegro vai receber o Cruzeiro, no Rio. Já o São Paulo, no mesmo dia, vai visitar o Fortaleza.
De qualquer forma, o Botafogo vinha de cinco vitórias seguidas. Não perde desde 22 de junho, quando foi batido pelo Criciúma por 2 a 1, no campo do adversário. Sob o comando do técnico português Artur Jorge, o alvinegro vem impressionando pelo estilo de jogo consistente, pela aplicação de todo o time, mas também pelo talento do Pantera Negra Luiz Henrique e pelo faro de gol de Tiquinho. O bom futebol vem encantando os torcedores que têm lotado o Estádio Nilton Santos, especialmente porque o clube se tornou o primeiro a ter marcado gols em todos os jogos do primeiro turno na era dos pontos corridos do Brasileiro. Nesta quarta-feira, chegou a 31 gols na competição.
Outros resultados desta quarta-feira: Cruzeiro 2 x 0 Juventude; Atlético Goianiense 1 x 1 Bahia.
TOQUE DE BOLA
DARLAN E ISAAC CORTADOS - Às vésperas da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil sofreu dois cortes, ambos por lesões. No atletismo, Darlan Romani, do arremesso de peso, terá de fazer cirurgia devido a uma hérnia em duas vértebras da região lombar. Nos saltos ornamentais, Isaac de Souza teve uma ruptura do tendão do tríceps esquerdo e será submetido a uma cirurgia.
LÁ EM MINAS
AMÉRICA - Em nova atuação abaixo do esperado, o América empatou por 0 a 0 com o Ituano, vice-lanterna, na terça-feira, dia 23, fora de casa, no Novelli Júnior, em Itú, pela 17ª rodada da Série B. O alviverde desperdiçou a chance de ocupar a vice-liderança e se aproximar do Santos, líder da competição, com 32 pontos. O América tem 28, na terceira posição.
ATLÉTICO - Nesta quarta-feira, dia 24, o Atlético divulgou a parcial de mais de 30 mil ingressos vendidos para o jogo contra o Corinthians, a ser disputado pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida será no domingo dia 28, às 19h, na Arena MRV. No último domingo, dia 21, 42.353 torcedores assistiram à vitória do Galo sobre o Vasco, por 2 a 0, com dois gols de Hulk.
CRUZEIRO
No Mineirão, em Belo Horizonte, na quarta-feira, dia 24, o Cruzeiro deu novas provas de crescimento no Brasileirão. O time comandado pelo técnico Fernando Seabra venceu o Juventude por 2 a 0, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral-direito Willian e o atacante Dinenno marcaram os gols, ambos de pênalti. Com o resultado, o time celeste chegou aos 32 pontos e entrou na zona de classificação para a Libertadores.