Publicado em 21/09/2024 as 9:00pm
LIBERTADORES: NA LUTA PELO BI, FLUMINENSE VENCE NAS QUARTAS
Fonte: Da redação
Numa noite de Libertadores da América à brasileira, no jogo de ida das quartas de final do torneio, o Fluminense enfrentou o Atlético Mineiro no Maracanã, na última quarta-feira, dia 18 de setembro. Na luta pelo bicampeonato, o Tricolor venceu por 1 a 0, com um gol de Lima, de cabeça, aos 42 minutos, abrindo vantagem na disputa pela vaga na semifinal. Na mesma noite, no Engenhão, no outro confronto envolvendo dois times brasileiros, Botafogo e São Paulo empataram sem gols no primeiro jogo das quartas de final.
Os dois confrontos se repetirãon na próxima quarta-feira, dia 25. O Atlético Mineiro receberá o Fluminense na Arena MRV, precisando ganhar por um gol para levar a disputa para os pênaltis, ou por dois ou mais gols de diferença para garantir a vaga de forma direta. Em São Paulo, no Morumbi, o São Paulo receberá o Botafogo. Quem vencer se classifica; mas se houver novo empate, a disputa irá para os pênaltis.
Na terça-feira, dia 17, também pelo jogo de ida da fase de quartas de final, o Colo-Colo, do Chile, e o River Plate, da Argentina, empataram em 1 a 1, em Santiago. Pezzella fez 1 a 0 para a equipe argentina, e Palácios empatou para os donos da casa. O jogo de volta será na próxima terça-feira, dia 24, em Buenos Aires. A situação é semelhante à do duelo entre Botafogo e São Paulo.
Pelo emparelhamento dos grupos, o vencedor entre Fluminense e Atlético Mineiro enfrentará Colo-Colo ou River Plate. Do outro lado da chave, quem se classificar entre Botafogo e São Paulo pegará o vitorioso entre Flamengo e Peñarol, do Uruguai (cujo jogo de ida estava marcado para a noite desta quinta-feira, dia 19, no Maracanã). É possível que a edição de 2024 da competição mais importante da América do Sul tenha uma final à brasileira, em jogo único, no dia 30 de novembro, em Buenos Aires. Para isso, será necessário que, na semifinal, Fluminense ou Atlético Mineiro superem Colo-Colo ou River Plate, e que o Flamengo derrote o Peñarol para enfrentar Botafogo ou São Paulo na outra semifinal.
Desde 2019, quando a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) adotou o sistema de final em partida única, numa cidade escolhida com antecedência, todos os campeões foram brasileiros. Assim, em 2019, em Lima, no Peru, o Flamengo derrotou o River Plate por 2 a 1. Em 2020, no Maracanã, o Palmeiras bateu o Santos por 1 a 0. No ano seguinte, no Centenário, em Montevidéu, o Palmeiras levou a melhor contra o Flamengo: 2 a 1. Em 2022, em Guayaquil, no Equador, o Flamengo bateu o Athletico-PR por 1 a 0; e no ano passado, no Maracanã, o Fluminense conquistou o título contra o Boca Juniors: 2 a 1.
Já pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, no Castelão, em Fortaleza, na terça-feira, dia 17, o time reserva do Corinthians se impôs ao Fortaleza por 2 a 0, com gols de Igor Coronado e Yuri Alberto. A partida de volta será na próxima terça-feira, dia 24, em São Paulo.
NFL no Brasil: Sucesso Financeiro e de Organização
Os fãs brasileiros de futebol americano corresponderam às expectativas da NFL, a liga profissional de futebol americano, que realizou em São Paulo, no último dia 6 de setembro, na Arena do Corinthians, a primeira partida da história da liga no Hemisfério Sul, valendo pontos para o campeonato: Philadelphia Eagles 34 x 29 Green Bay Packers. De acordo com um balanço divulgado por dirigentes da NFL, o evento foi muito bem-sucedido em termos de público e movimentação financeira. Isso aumenta a confiança dos torcedores brasileiros de que futuramente poderão haver outras partidas oficiais do campeonato no país.
“O nosso jogo da semana 1 em São Paulo fez parte de um extraordinário início de temporada regular de 2024. Nossa primeira partida na América do Sul representa um passo significativo em nossa expansão global, e estamos ansiosos para continuar esse crescimento no Brasil e em toda a região nos próximos anos”, frisou o diretor-administrativo da NFL Internacional, Gerrit Meier.
O evento, realizado na véspera do Feriado de Independência de 7 de Setembro, atraiu 47.236 fãs ao estádio, esgotando os ingressos em menos de duas horas. A organização, que inclui não apenas a NFL, mas também a prefeitura de São Paulo e outras entidades, estima que a estreia da liga americana no Brasil tenha causado um impacto econômico de R$ 300 milhões.
Pesquisas do Ibope Repucom indicam que 35% dos brasileiros se declaram fãs do esporte da bola oval, o que equivale a 41 milhões de pessoas. Além disso, nos últimos dez anos, desde 2014, houve um aumento de 310% no número de fãs brasileiros da modalidade.
O evento esportivo foi um sucesso também no que diz respeito às transmissões ao vivo pela TV e pela Internet. O jogo foi sintonizado nos Estados Unidos por 14 milhões de dispositivos através da plataforma de streaming Peacock, que fez a transmissão exclusiva para aquele país. Foi o segundo maior resultado em audiência da história do Peacock, serviço pertencente à NBCUniversal, que conta com 33 milhões de assinantes nos EUA. Esses dados foram muito celebrados por executivos da NBCUniversal, já que há 50 anos uma partida da liga não era disputada em uma sexta-feira.
Em relação à TV e à Internet brasileiras, o sucesso da CazéTV, primeira parceira de transmissão via streaming ao vivo da NFL no Brasil, foi evidente, com 1,4 milhão de dispositivos conectados durante a transmissão. Além disso, as redes sociais da CazéTV contaram com mais de 80 milhões de visualizações durante a semana da partida.
Na TV brasileira, a RedeTV! exibiu o jogo entre Packers e Eagles pela TV aberta, registrando audiência de 0,5 ponto percentual. Já na TV fechada, a ESPN obteve a terceira maior audiência do canal em um jogo da NFL, liga que transmite há mais de 20 anos, com 224% a mais do que a média das partidas de 2023/2024. Nas redes sociais, o evento esportivo também teve bom desempenho, sendo a melhor primeira semana da NFL nos últimos cinco anos, com recordes de crescimento, interações e visualizações. Além disso, a semana do jogo histórico incluiu importantes eventos paralelos na capital paulista.
BRASIL PEGA TAILÂNDIA NO MUNDIAL DE FUTSAL
Na luta pelo hexacampeonato, o Brasil entrará em quadra nesta sexta-feira, às 9h30 (horário de Brasília), contra a seleção da Tailândia, na terceira e última partida da fase de grupos da Copa do Mundo de Futsal, que está sendo disputada no Uzbequistão. Depois de ter goleado Cuba por 10 a 0 — a maior goleada do torneio até o momento — e a Croácia por 8 a 1, a seleção verde e amarela decidirá a liderança do grupo com os tailandeses, que também estão invictos, com uma vitória de 2 a 1 sobre a Croácia e 10 a 5 sobre Cuba.
"Será um jogo mais rápido, de jogadores mais leves e velozes. Acho que eles vão competir conosco pelos espaços dentro da quadra, tentando desgastar nossa equipe, porque eles também já vêm com o volume de dois jogos, e isso vai pesar um pouquinho nesse terceiro jogo", analisou o técnico Marquinhos Xavier.
A equipe Canarinho vem agradando ao público local, graças ao seu poderio ofensivo e aos 18 gols marcados. O artilheiro do Mundial até o momento é o brasileiro Marcel, com cinco gols.
Para o pivô Pito, mesmo quando a seleção amplia o marcador, os jogadores não pensam em parar de buscar o gol ou em fazer jogadas de efeito, apesar de muitos serem talentosos individualmente. "Estamos concentrados desde o começo até o final. Não é porque alargou o placar que vamos começar a fazer firulas. Não estamos aqui para dar show", afirmou.
Para o fixo Marlon, a torcida brasileira pode esperar ver um elenco que sabe fazer belas jogadas, mas não abre mão de jogar a sério. "Nossa seleção é baseada nisso. Temos muitos talentos e, se conseguimos juntar o coletivo, ficamos muito fortes. Hoje isso ficou comprovado", comentou Marlon sobre o resultado diante dos croatas.
A objetividade é a marca desta equipe, que está concentrada em levar o país novamente ao topo do mundo do futsal. Afinal, o Brasil não consegue erguer a taça desde a edição de 2012, na Tailândia, onde conquistou o penta (depois de ter sido vitorioso também em 1989, 1992, 1996 e 2008). Os outros campeões mundiais foram a Espanha, em 2000 e 2004; a Argentina, em 2016; e Portugal, em 2021.
Para a Copa de 2024, além dos brasileiros, estão entre os favoritos Argentina, Portugal e a seleção espanhola. Não tão cotados, Irã, Marrocos e Rússia, respectivamente em quarto, sexto e sétimo lugares do ranking mundial da modalidade, podem surpreender, liderado pelo Brasil.
Pelo regulamento, a Copa do Mundo tem seis grupos de quatro seleções cada. Avançam às oitavas de final os dois melhores de cada grupo e mais os quatro melhores terceiros colocados. Assim, as 16 equipes classificadas fazem os mata-matas nas oitavas, quartas, semifinais, decisões do terceiro lugar e do título, sempre em jogo único.
TOQUE DE BOLA
ROMÁRIO - O ex-craque, tetracampeão mundial pela seleção em 1994 e atualmente senador, publicou em seu Instagram mensagens em homenagem a seu clube do coração, o América, que celebrou nesta quarta, 18 de setembro, seus 120 anos. Romário é o atual presidente do clube, que atua na Segunda Divisão do futebol do Rio.
LÁ EM MINAS
AMÉRICA - Atuando em casa, no Independência, em Belo Horizonte, nesta quarta, dia 18, o América bateu o Paysandu por 2 a 0, pela rodada 27 da Série B do Brasileirão. Além de ter ampliado a invencibilidade em casa, encostou no G4 e ganhou força na busca pelo acesso à Série A em 2025. Os gols do Coelho foram de Brenner e Rodriguinho. Agora, o time é o sexto na classificação, com 41 pontos. Na terça, dia 24, vai visitar a Ponte Preta, em Campinas.
ATLÉTICO - Na derrota de 1 a 0 para o Fluminense na quarta-feira, dia 18, no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores da América, repercutiu mal o acalorado bate-boca entre Hulk e Scarpa, na saída da equipe para os vestiários, no intervalo. Após a partida, ambos afirmaram que se tratou apenas de discussão normal de jogo. Agora, o elenco muda a chave para o Brasileirão, no qual vai enfrentar o RB Bragantino, no domingo, às 16h, em Belo Horizonte.
CRUZEIRO – Pelo Brasileirão, o Cruzeiro vai visitar o Cuiabá, no domingo, dia 22, às 18h30m, pela 28a rodada. A equipe celeste está em sétimo na tabela, com 41 pontos, na luta por uma vaga na Libertadores da América-2025. Em paralelo, a Raposa está na disputa das quartas de final da Copa Sul-Americana, contra o Libertad, do Paraguai. O jogo de ida estava marcado para a última quinta, dia 19, em Assunção, e o segundo será no dia 26, em Belo Horizonte.