Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/09/2024 as 11:00pm

BRASILEIROS DUELAM NA COPA LIBERTADORES

Esta quarta e quinta-feira deverão ser de muita emoção para as torcidas de nove...

BRASILEIROS DUELAM NA COPA LIBERTADORES  Fluminense e Atlético-MG duelam por uma vaga nas semifinais da Libertadores (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Esta quarta e quinta-feira deverão ser de muita emoção para as torcidas de nove equipes brasileiras envolvidas nos jogos de ida das quartas de final das Copas Libertadores da América e Sul-Americana. Na Libertadores, estão participando cinco times brasileiros, e na Sul-Americana, quatro. A presença de nove times nas quartas de final das duas competições iguala o desempenho do futebol nacional em 2022, quando nove times do país chegaram a esta fase dos dois torneios sul-americanos.  

No caso da Libertadores, nesta fase de quartas de final, haverá dois confrontos diretos entre equipes do futebol brasileiro. Fluminense e Atlético Mineiro vão fazer o jogo de ida, no Maracanã, nesta quarta, dia 18, às 19h de Brasília. Também nesta quarta, às 21h30m, no Engenhão, vão duelar Botafogo e São Paulo.  

O outro brasileiro participante na Libertadores é o Flamengo, que vai receber o Peñarol, do Uruguai, nesta quinta, dia 19, a partir das 19h, no Maracanã.  Ainda pela mesma fase, estava previsto para esta terça-feira, dia 17, em Santiago do Chile, o confronto entre Colo-Colo e River Plate.  

Já pela Copa Sul-Americana, nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, a partir de 21h30m, o Athletico-PR vai receber o Racing, da Argentina, na Ligga Arena, no primeiro jogo das quartas de final do torneio. Ainda na quinta-feira, no mesmo horário, no Defensores del Chaco, em Assunção, o Cruzeiro vai visitar o Libertad, do Paraguai, também no primeiro confronto da fase de quartas de final da Sul-Americana.  

Dois outros times brasileiros que estão competindo na Sul-Americana são Fortaleza e Corinthians, cujo primeiro jogo estava revisto para esta terça-feira, dia 17, à noite.  

Em partida única, a final da Libertadores está prevista para o dia 30 de novembro, em Buenos Aires, capital argentina. Já a decisão da Sul-americana será em Assunção, do Paraguai, uma semana antes, a 23 de novembro.  

BRASILEIRÃO COM SOTAQUES  

Brasileño, Brazilian, brésilien, brasiliano, brasiliansk, Braziliaans... Seja em espanhol, inglês, francês, italiano, dinamarquês ou holandês, todas estas palavras querem dizer a mesma coisa: "brasileiro". E, mais do que nunca, o Campeonato Brasileiro, nunca foi tão internacional quanto a edição de agora, em 2024.  Encerrada a janela de transferências, no dia 9 de setembro, a lista de nações representadas na competição nacional chegou ao número inédito de 20 nacionalidades.  

Os estrangeiros vêm desempenhando papéis relevantes no Brasileirão. Para que se tenha uma ideia, na artilharia, Pedro, brasileiro, do Flamengo, lidera com 11, seguido por outro brasileiro, Estêvão, do Palmeiras, com 9. Em seguida, estão os argentinos Lucero, do Fortaleza, Vegetti, do Vasco, e Flaco López, do Palmeiras, com 8 gols, cada. Vegetti, por sinal, é o artilheiro da Copa do Brasil, com 6. 

Ao todo, são 135 atletas estrangeiros, cerca de 20% do total de jogadores. Se jogadores argentinos, uruguaios, chilenos, paraguaios, equatorianos e sul-americanos em geral já fazem parte da história do Brasileirão há décadas, mais recentemente os clubes brasileiros vêm se tornando cada vez mais "universalistas", buscando atletas da Europa e de outros continentes, aproveitando-se do limite máximo registrado no regulamento, de nove estrangeiros por clube, a cada partida.   

Para a maioria dos estaduais e Copa do Brasil, o limite segue de sete estrangeiros por partida. Já nas competições organizadas pela Conmebol, como Libertadores e Copa Sul-Americana, não há restrição de estrangeiros. Até o ano de 2013, o limite de estrangeiros por partida era de três. A partir de 2014, o limite subiu para cinco, e em 2022, eram sete. Em março de 2024, o  atual limite é de nove jogadores nascidos fora do país que podem ser utilizados por  partida. 

No processo de internacionalização, o Vasco, por exemplo, trouxe agora, na última janela, o suíço Maxime Dominguez. Já o São Paulo buscou na Irlanda do Norte o lateral esquerdo Jamal Lewis. Dominguez e Lewis são os únicos representantes de seus países na competição. O Corinthians, na luta contra o rebaixamento, contratou o holandês Memphis Depay.  

Ao todo, 11 nações têm apenas um jogador atuando nos gramados brasileiros, casos do dinamarquês Braithwaite (Grêmio), do costarriquenho Joel Campbell (Atlético-GO), do meia congolês Bolasie (Criciúma) e do atacante colombiano Borré (Internacional).  São Paulo e Grêmio, com 11, cada, e o Vasco, com dez, são a equipes com o maior número de estrangeiros.  

De acordo com o site Transfermakrt, especializado em negociações de atletas, dos 135 estrangeiros, a nacionalidade estrangeira que aparece como mais frequente no Brasileirão, é a argentina, com 45 atletas. Logo atrás vêm Uruguai (25) e Colômbia (14). De fora da América do Sul, os países com mais representantes são França e Espanha, cada um com dois atletas: os franceses Payet (Vasco) e El Arouch (Botafogo); e os espanhóis Héctor Herrera (Corinthians) e Diego Costa (Grêmio).   

De 2019 a 2024, contratações de estrangeiros pelos clubes da Série A aumentaram 150%. Em comparação a 2023, os clubes trouxeram 77 atletas estrangeiros. Em 2019, para que se tenha uma ideia, os estrangeiros eram 36. O maior "boom" de estrangeiros se deu entre 2021 e 2022, num aumento de  57%.       

Jogador Vegetti 

Foto: Matheus Lima / Vasco da Gama

ESTRELAS DA GINASTICA SE ENCONTRAM EM EVENTO DO COB  

Em sua segunda edição, a COB Expo, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a ser realizado entre os dias 25 e 29 de setembro, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo, terá as presenças de duas convidadas de honra: a brasileira Rebeca Andrade, que retornou dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 como maior medalhista brasileira da história, com seis premiações (dois ouros, três pratas e um bronze), somadas as conquistas de Tóquio-2020 e Paris-2024; e a ex-ginasta romena Nadja Comaneci, detentora de nove medalhas olímpicas (cinco ouros, três pratas e um bronze), somadas as edições de Montreal-1976 e Moscou-1980. Nos Jogos Olímpicos de Montreal-1976, no Canadá, Nadja, então com 14 anos, foi a primeira ginasta da história a obter uma nota 10 (na época, a nota máxima neste esporte).   

O histórico encontro vai ocorrer na sexta-feira, dia 27, a partir das 18h. Rebeca não escondeu sua emoção ao saber da confirmação do encontro com alguém que é uma grande referência não apenas na ginástica, mas no esporte olímpico como um todo.  

"Fiquei muito feliz quando soube desse encontro. É a Nadja Comaneci! Nadja é mais do que um ídolo, é uma referência, uma mulher incrível que revolucionou a ginástica", ressaltou Rebeca. "Tenho uma admiração enorme por ela, é uma inspiração e vai ser maravilhoso poder estar ao lado dela mais uma vez”. 

Nadja já exaltou o talento da ginasta brasileira em várias vezes, com por exemplo, em 2021, quando foram realizadas as Olimpíadas de Tóquio-2020 (devido à pandemia do coronavírus), nas quais Rebeca levou suas duas primeiras medalhas olímpicas, de ouro no salto e de prata no individual geral. Na ocasião, Nadja afirmara que Rebeca era incrível. 

"Estou tão orgulhosa de você e de sua equipe pelo trabalho árduo e dedicação. Você fez história”, declarava a romena na ocasião. 

Ao longo da programação, a COB EXPO, em sua segunda edição, terá mais de 200 palestrantes, 100 expositores e 60 cursos, além de inúmeras experiências para o público. Um verdadeiro parque temático esportivo capaz de propiciar experiências, relacionamento, educação, performance e negócios. O evento vai incluir atividades, clínicas esportivas, competições em diversas modalidades, além de contar com a presença de grandes nomes do esporte em um momento único de celebração, que colocará o esporte e os atletas brasileiros no lugar mais alto do pódio. 

Ano passado, a primeira edição do evento poliesportivo recebeu, em 2023, aproximadamente, 60 mil pessoas ao longo de cinco dias de evento. O evento recebeu mais de 4 mil e 500 congressistas, em 30 cursos especializados. Mais de 3 mil atletas tiveram a oportunidade de competir nas arenas, quadras e tatames. 

 

Rebeca Andrade conquista a medalha de ouro na final do solo.

 

Foto: Alexandre Loureiro/COB 

TOQUE DE BOLA 

ENDRICK – O atacante de 18 anos, do Real Madrid e da seleção brasileira, ex-jogador do Palmeiras, anunciou nesta segunda-feira, dia 16, seu casamento cm a influenciadora Gabriely Miranda, de 21 anos. A união, anunciada por meio do Instagram da noiva, não agradou à mãe do atleta, Cíntia Ramos.  

LÁ EM MINAS 

AMÉRICA - A situação do Coelho está cada vez mais complicada na Série B. Nesta quarta, dia 18,  às 21h30m, o alviverde, sétimo colocado com 36 pontos, vai  receber o Paysandu, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada da Série B. No domingo, dia 15, o América foi derrotado por 2 a 1 pelo Santos, na Vila Belmiro, pela 26ª rodada. Vice-líder da Série B, o Peixe venceu com gols de Wendel Silva e JP Chermont. Moisés descontou. 

ATLÉTICO - A Confederação Sul-Americana de Futebol puniu o San Lorenzo pelo caso de racismo na partida diante do Atlético, no dia 13 de agosto. O duelo, pela ida das oitavas de final da Libertadores, terminou 1 a 1. A confederação multou o clube argentino em 420 mil dólares (cerca de R$ 2,5 milhões), o equivalente a 35% do total dos prêmios aos quais o clube argentino tem direito na Libertadores: 1,2 milhão de dólares (R$ 6,6 milhões). Pesaram contra o time argentino não só a reincidência, como a incapacidade do clube em responsabilizar o autor do crime.  

CRUZEIRO – O meia-atacante Vitinho está fora do duelo contra o Libertad, nesta quinta-feira, dia 19, às 21h30, no Defensores del Chaco, no Paraguai, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. De acordo com o clube celeste, o atleta foi  submetido a exames, que diagnosticaram lesão muscular na coxa direita, sofrida no jogo de domingo, dia 15, contra o São Paulo, pelo Brasileirão. Ainda não há previsão de alta do atleta. No Mineirão, o Cruzeiro foi derrotado por 1 a 0.

Top News