Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/10/2024 as 1:00pm

SELEÇÃO DE DORIVAL TEM 15 CORTES POR LESÃO EM QUATRO CONVOCAÇÕES

Em quinto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil está fazendo sua pior campanha na...

SELEÇÃO DE DORIVAL TEM 15 CORTES POR LESÃO EM QUATRO CONVOCAÇÕES A formação titular para os dois próximos jogos começou a ser definida nesta terça por Dorival Jr. (Foto/Rafael Ribeiro/CBF)

Em quinto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil está fazendo sua pior campanha na história da competição classificatória para uma Copa do Mundo, neste caso a de 2026, que será organizada por Canadá, Estados Unidos e México. O técnico Dorival Júnior, que assumiu a seleção em janeiro, substituindo Fernando Diniz, enfrenta um desafio adicional à frente da equipe: uma sequência aparentemente interminável de lesões.

Em suas quatro convocações, mais de um time inteiro — ou seja, 15 jogadores — foi cortado por lesões. Nesta e na próxima semana, o Brasil tem dois compromissos pelas Eliminatórias, durante a pausa da Copa Fifa, que vai até o dia 15. Nesta quinta-feira, dia 10, à noite, em Santiago, o Brasil enfrentaria o Chile pela nona rodada. Na próxima terça-feira, dia 15, a seleção jogará contra o Peru, em Brasília. Os peruanos ocupam a lanterna da competição, com apenas 3 pontos e nenhuma vitória.

Quanto às lesões, na convocação atual, feita para os jogos contra Chile e Peru, cinco jogadores foram cortados: o goleiro Alisson (Liverpool), os zagueiros Bremer (Juventus) e Éder Militão (Real Madrid), o lateral-esquerdo Guilherme Arana (Atlético Mineiro) e o atacante Vinícius Júnior (Real Madrid). Para substituir esses atletas, foram chamados o goleiro Weverton (Palmeiras), os zagueiros Beraldo (PSG) e Fabrício Bruno (Flamengo), o lateral-esquerdo Alex Telles (Botafogo) e o meia Andreas Pereira (Fulham). Weverton e Alex Telles, especificamente, foram convocados pela primeira vez desde que Dorival assumiu o comando da seleção.

Os cinco cortes superam a convocação anterior, para os jogos de setembro contra Equador e Paraguai, quando quatro jogadores foram substituídos. Éder Militão, do Real Madrid, foi cortado nas duas convocações: na primeira, por uma lesão muscular na coxa direita; e agora, por lesão muscular na coxa esquerda. Nos jogos de setembro, também ficaram de fora o lateral Yan Couto (Borussia Dortmund) e os atacantes Savinho (Manchester City) e Pedro (Flamengo). O atacante rubro-negro sofreu a lesão mais grave, com a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. No entanto, Militão não teve um substituto direto.

Em convocação anterior, para a Copa América dos EUA, realizada em junho e julho, o goleiro Éderson (Manchester City) foi substituído por Rafael (São Paulo). Na primeira lista de Dorival, visando aos amistosos contra Inglaterra e França, o técnico lidou com cinco casos de lesão. O goleiro Éderson foi substituído por Léo Jardim (Vasco); o zagueiro Marquinhos (PSG), por Fabrício Bruno (Flamengo); e o também zagueiro Gabriel Magalhães (Arsenal), por Bremer. O volante Casemiro (Manchester United) deu lugar a Pepê (Porto), e o atacante Gabriel Martinelli (Arsenal) foi substituído por Galeano (Porto).

Atualmente, o Brasil ocupa o quinto lugar nas Eliminatórias, com 10 pontos. À frente estão Argentina, com 18; Colômbia, com 16; Uruguai, com 15; e Equador, com 11. A Venezuela aparece em sexto, com 10 pontos. Se as Eliminatórias terminassem hoje, esses seriam os seis classificados diretamente para a Copa do Mundo. O sétimo colocado disputará uma repescagem. No momento, essa posição pertence ao Paraguai, com 9 pontos, seguido por Bolívia (9), Chile (5) e Peru (3).

FIFA VISITA ARENAS BRASILEIRAS PARA A COPA DE 2027 

Escolhido em maio deste ano como país-sede da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2027, o Brasil está recebendo a visita de representantes da entidade internacional, que estão vistoriando estádios e cidades candidatas para receber os jogos da competição. A organização brasileira do evento apresentou uma lista de 12 estádios, e os locais escolhidos serão anunciados em 2025. O Mundial será realizado no Brasil entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.

Os estádios apresentados como opções pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) são: Maracanã, no Rio de Janeiro; Beira-Rio, em Porto Alegre; Arena Corinthians, em São Paulo; Mineirão, em Belo Horizonte; Arena Pantanal, em Cuiabá; Mané Garrincha, em Brasília; Mangueirão, em Belém; Arena Amazônia, em Manaus; Arena Castelão, em Fortaleza; Arena das Dunas, em Natal; Arena Pernambuco, em Recife; e Arena Fonte Nova, em Salvador. As visitas começaram no dia 25 de setembro pelo Maracanã, favorito para sediar a grande final, já que foi palco das decisões das Copas masculinas de 1950 e 2014, além de ter recebido a abertura e encerramento das Olimpíadas e dos Jogos Pan-Americanos, entre outros eventos históricos.

O cronograma de vistorias segue até sábado, dia 11 de outubro. A CBF acompanha todas as avaliações, e representantes do Ministério do Esporte foram convidados para as inspeções no Rio de Janeiro e em Brasília.

No último sábado, dia 5, os delegados da FIFA visitaram o Mangueirão, em Belém do Pará, que não fez parte do programa da Copa masculina de 2014. Na última segunda-feira, dia 7, eles estiveram em Fortaleza, na Arena Castelão. Nesta quarta-feira, dia 9, os representantes da federação internacional vistoriaram a Arena das Dunas, em Natal.

Oficialmente, a FIFA não é obrigada a incluir os 12 estádios na competição, já que um mínimo de oito é suficiente. Entre os critérios que influenciam a escolha de uma cidade pela FIFA estão a participação em eventos anteriores, a oportunidade de desenvolver o turismo e a existência de outras opções de entretenimento para os torcedores, além do futebol.

“O Brasil apresentou 12 opções muito boas, e estamos felizes de estar aqui para realizar um processo de escolha tão competitivo, que determinará quais cidades e estádios sediarão a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA”, afirmou Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA.

Para Erick Dias, diretor executivo da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, a expectativa quanto à inclusão de Natal na lista de cidades-sede é positiva. “Estamos muito confiantes de que Natal será escolhida como uma das sedes dessa Copa. Temos uma das melhores arenas do país, com uma localização privilegiada, central e de fácil acesso”, destacou Dias. “O maior legado que o evento deixará para o Rio Grande do Norte será o fortalecimento do nosso futebol feminino.”

Em relação aos estádios, alguns estão em cidades onde não há equipes nas primeiras divisões nacionais e acabam sendo subutilizados, como é o caso do Mané Garrincha, em Brasília, que recebeu apenas 11 jogos em 2024. Já a Arena das Dunas não sedia jogos oficiais desde julho.

A vistoria atual é mais focada nos estádios. Em dezembro, haverá novas visitas às cidades candidatas, com maior ênfase em tópicos como os centros de treinamento para as equipes participantes, comunicações, transporte, segurança e rede hoteleira. Por isso, as capitais nordestinas, conhecidas por suas praias, e locais considerados exóticos por suas belezas naturais, como o Pantanal e a Amazônia, podem ser escolhidos com base nesses critérios, apesar do pouco uso de suas arenas.

Após a conquista da medalha de prata olímpica pela seleção brasileira nos Jogos de Paris-2024, a CBF e o governo federal estão encarando a Copa de 2027 como uma grande oportunidade para promover o futebol feminino e conquistar a torcida brasileira para essa modalidade.

Imagem divulgada no site da Casa de Aposta

RAYSSA LEAL DISPUTA ETAPA DA SLS NA AUSTRÁLIA  

Maior estrela brasileira do skate street feminino, Rayssa Leal, bicampeã mundial em 2022 e 2024, medalhista olímpica de prata em Tóquio-2020 (evento disputado em 2021, devido à pandemia) e de bronze em Paris-2024, além de outros pódios e troféus, vai disputar, nos próximos sábado e domingo, dias 12 e 13 de outubro, a etapa australiana da Street League Skate (SLS), o circuito mundial da modalidade, em Sydney.

A competição acontecerá na Rose Kosevall Arena, na metrópole australiana, onde os principais representantes brasileiros serão Rayssa e o atual campeão da etapa australiana, Felipe Gustavo. A equipe brasileira também contará com Giovanni Vianna, campeão do Super Crown 2023, e o medalhista olímpico de prata em Tóquio-2020, Kelvin Hoefler. Entre os skatistas confirmados na SLS Sydney estão as japonesas Coco Yoshizawa, ouro olímpico em Paris-2024, e Momiji Nishiya, ouro olímpico em Tóquio-2021, além da campeã da etapa de 2023, a australiana Chloe Covell. No masculino, o americano Nyjah Huston, seis vezes campeão do Super Crown, e o australiano Shane O'Neil também estão confirmados.

A etapa australiana da SLS será a penúltima do circuito, cuja final, o Super Crown, ocorrerá no Brasil, nos dias 14 e 15 de dezembro, em uma pista que será montada no Ginásio do Ibirapuera. Mesmo após o título mundial e a medalha olímpica, Rayssa ainda não deu seu ano de 2024 por encerrado e segue focada em conquistar novos títulos.

“Tem três campeonatos que ainda vou participar. Tem o SLS de Sydney agora na casa da Chloe (Covell), depois o STU (Skate Total Urbe), de 16 a 20 de outubro, na Barra da Tijuca, no Rio, e para finalizar vai ter o Super Crown, que é o campeonato que vai fechar o ano. Será o terceiro ano consecutivo aqui no Brasil, e quem sabe o meu terceiro título mundial no Street League", disse a jovem maranhense de 16 anos.

“Tô treinando muito, me dedicando bastante. Vai ter muita gente, vai ser incrível competir de novo aqui no Brasil. Acho que a expectativa de todo mundo está muito alta, com certeza o nível do skate será muito superior ao do ano passado”, completou Rayssa.

O foco e o entusiasmo da atleta são compreensíveis. Rayssa é a atual bicampeã do Super Crown, tendo vencido em 2022 no Rio de Janeiro e em 2023 em São Paulo. Neste ano de 2024, ela já venceu a etapa de San Diego, em abril, e o objetivo é conquistar o tricampeonato em São Paulo. Para o Super Crown, classificam-se os 20 melhores homens e as 10 melhores mulheres do ranking.

De acordo com o ranking da Liga Mundial de Skate Street, Rayssa, conhecida como Fadinha, ocupa a terceira posição, com 190 pontos. A líder é a japonesa Yumeka Oda, com 220 pontos, seguida por sua compatriota Liz Akama, com 210. A também brasileira Pamela Rosa está na 19ª posição, com 20 pontos.

No masculino, os brasileiros Giovanni Vianna e Gustavo Ribeiro dividem a liderança com 195 pontos, seguidos pelo compatriota Felipe Gustavo, terceiro colocado, com 190. Kelvin Hoefler ocupa o oitavo lugar, com 120 pontos; Lucas Rabelo é o 12º, com 90; Filipe Mota é o 18º, com 54 pontos; e Carlos Ribeiro aparece em 23º, com 13 pontos.

Imagem divulgada no Instagram de Rayssa leal

TOQUE DE BOLA 

Aos 38 anos, Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira, dia 10, que irá se aposentar do mundo do tênis em novembro deste ano, após a disputa da Copa Davis. Conhecido como Rei do Saibro, o espanhol é o segundo maior vencedor em Grand Slams, com 22. Ele tem também duas medalhas olímpicas: ouro em simples, em Pequim-2008 e ouro em duplas na Rio-2016, ao lado do compatriota Marc López. 

LÁ EM MINAS 

AMÉRICA - O América vai enfrentar o Avaí, nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 21h, na Ressacada, em Florianópolis, Santa Catarina,  pela 31ª rodada da Série B. Trata-se de um duelo entre dois postulantes a uma das quatro vagas que garantem o acesso à Série A em 2025. O Coelho está em quinto lugar, com 47 pontos, e o time catarinense em nono, com 42. Fora de casa, o alviverde tem sete derrotas, seis empates e apenas duas vitórias.  

ATLÉTICO - Em jogo adiado da sexta rodada do Brasileirão, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o Atlético derrotou o Grêmio por 2 a 1, na Arena MRV, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira, dia 9. Os gols do alvinegro foram de Hulk, de pênalti, e de Deyverson. O chileno Aravena descontou. O Galo chegou aos 40 pontos, na nona posição. Seu próximo jogo será na quarta, dia 16, contra o Fortaleza, fora.  

CRUZEIRO – O clube informou nesta quinta-feira, dia 10, que o goleiro Cássio foi diagnosticado com pequeno edema na coxa direita. Ele havia deixado o campo mancando durante os treinos desta quarta, dia 9, no CT. Em bola cruzada, o goleiro saiu para cortar a bola de cabeça e já caiu com dores no local. Atendido na sequência, não conseguiu seguir no gramado. A princípio, deve voltar a treinar no começo da próxima semana.

Top News