Publicado em 27/10/2024 as 4:00pm
BOTAFOGO E ATLÉTICO ENCAMINHAM FINAL BRASILEIRA E ALVINEGRA
Fonte: Da redação
A Copa Libertadores da América de 2024 tem grandes chances de ser brasileira e alvinegra. Atlético Mineiro e Botafogo golearam seus adversários - Ríver Plate e Peñarol - nos jogos de ida das semifinais da competição continental, na terça e nas quartas-feiras, dias 22 e 23 de outubro, ficando bem próximo de se classificarem para a final do dia 30 de novembro. De acordo com o regulamento, a decisão em partida única já estava marcada para ocorrer no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, independentemente de quem fossem os finalistas.
Na terça, na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro - já garantido na final da Copa do Brasil contra o Flamengo – bateu o River Plate por 3 a 0, com dois gols de Deyverson e um de Paulinho, abrindo ampla vantagem para o jogo de volta, na terça-feira, dia 29, no Monumental, em Buenos Aires. O time argentino terá de ganhar por quatro gols de diferença, para avançar à final.
Já na quarta-feira, no Rio, o Botafogo não apenas jogou, mas - talvez Inspirado pelos shows do fim de semana anterior em seu estádio, o Nilton Santos, do cantor pop americano Bruno Mars - proporcionou um espetáculo histórico, ao arrasar o Peñarol: 5 a 0, com Savarino (dois), Alexander Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus, tudo isso na segunda etapa. Uma noite eterna para a Estrela Solitária. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, dia 30, em Montevidéu, onde o time aurinegro precisará golear o Botafogo por 6 a 0 para se classificar. A goleada alvinegra serviu também como uma espécie de lição para 283 torcedores do clube uruguaio, que acabaram presos pela Polícia Civil do Rio, depois de terem protagonizado cenas de violência na praia do Recreio, onde os ônibus com a torcida visitante se encontravam estacionados.
Em Belo Horizonte, na noite de terça-feira, Deyverson fez questão de deixar claro que a disputa ainda não está definida.
“Muito feliz de ter feito dois gols, mas eu não jogo sozinho, dependo dos meus companheiros. A maior virtude do nosso time é nunca desistir. Ainda temos o jogo de volta e é preciso ter humildade e pés no chão”.
Também na Arena MRV, o treinador do Galo, o argentino Gabriel Milito ressaltou que seu time ainda não chegou ao topo e tem, sim, muito a evoluir:
“Eu acho que nós ainda temos muito para fazer melhor, para melhorar. Entendo que depois do resultado, a sensação de vocês (jornalistas), dos nossos torcedores, seja de muita confiança na equipe. Mas sabemos que podemos melhorar. Temos que insistir para poder melhorar. Somos um time competitivo, mas eu acho que podemos ser melhores. Não vou me conformar ou crer que, porque o time ganhou hoje (na terça)”.
No Rio, após o show do Botafogo na noite de quarta-feira, o treinador Arthur Jorge parabenizou o grupo, que também lidera o Brasileirão, com 61 pontos contra 60 do Palmeiras. Segundo ele, o primeiro tempo foi amarrado, sem predomínio de qualquer dos times, mas no segundo seu time conseguiu se impor.
“Fizemos um bom jogo nos 90 minutos, ótimo resultado. Vantagem confortável, mas não é de bom senso pensar que está resolvido. A vantagem dá conforto, mas os 90 minutos vão exigir muito”, enfatizou o profissional, explicando que sua equipe conseguiu desmontar a linha de defesa do rival, com seis jogadores. “Depois tivemos 10 minutos muito bons, com eficácia na finalização e fizemos três gols em 10 minutos para mudar a dinâmica do jogo."
Já o zagueiro argentino Alexander Barboza se emocionou por ter marcado seu primeiro gol com a camisa do Botafogo.
“Chegou, chegou. Procurei muito. Hoje chegou, estou muito feliz. Tem gente hoje que não está comigo aqui, está no céu, e queria fazer por eles”, afirmou Barboza à Rede Globo, com os olhos marejados.
Agora, mais emoções estão reservadas para a próxima semana, quando as torcidas de Atlético Mineiro e Botafogo poderão ver confirmadas as presenças de seus times numa provável final brasileira e alvinegra da Libertadores da América.
IMPRENSA ESPANHOLA EXALTA DUPLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA
A imprensa espanhola se rendeu ao talento de dois craques da seleção brasileira do técnico Dorival Júnior: Vinícius Júnior e Raphinha, depois da rodada da Liga dos Campeões na terça e quarta-feiras, dias 22 e 23 de outubro. Após as vitórias do Real Madrid de Vini Jr. sobre o Borussia Dortmund, por 5 a 2, e do Barcelona de Raphinha por 4 a 1 sobre o Bayern de Munique, os dois brasileiros foram exaltados em graus máximos pela mídia esportiva espanhola, até porque cada um deles fez três gols em seus jogos.
O mais glorificado foi o camisa 7 do Real Madrid e da seleção. O diário AS, de Madrid, chegou a estampar como título de uma de suas reportagens na edição de quarta-feira: “A Noite em que ele (Vini Jr.) foi Pelé”. O atacante revelado pelo Flamengo está muito cotado para receber a Bola de Ouro, premiação ao melhor jogador da última temporada, a ser entregue na próxima segunda-feira, dia 28, em Paris. Com seu hat trick (três gols numa mesma partida), ele comandou a virada madrilenha sobre o Borussia. O Marca o saudou com o título "Vinicius é de ouro", ao fazer referência à premiação de melhor do mundo.
Após a virada sobre o Borussia Dortmund, o Real Madrid chegou aos 6 pontos, mas está em 12o, fora da zona de classificação direta às oitavas de final da Liga dos Campeões. Na partida, o Borussia abriu 2 a 0, com Malen e Gittens. O time alemão, porém, não conseguiu conter a “remontada” (virada em espanhol), construída por Vini Jr (três), Lucas Vásquez e Rüdiger. Ex-jogador da Fúria, a seleção espanhola, Emilio Butragueño, dirigente do Real Madrid, não teve dúvidas em fazer uma comparação que muitos temem fazer.
“Foi uma exibição que fez valer a pena ter vindo ao Santiago Bernabéu. Ele avançou com uma potência e com um controle de bola, que dão uma ideia de sua força física", afirmou. “Ele me lembrou de Pelé”.
Objeto de tanta admiração, Vini Jr. - que desfalcou a seleção nas duas últimas partidas das Eliminatórias, devido a uma lesão na região cervical - reforçou que sua equipe não se conforma com eventuais insucessos e sempre busca o resultado positivo.
"Acreditamos em nós mesmos. Sabemos que em nossa casa, com nossa torcida, tudo pode acontecer. Chegamos ao vestiário muito calados (no intervalo), escutamos o técnico (Ancelotti) e dissemos uma só coisa: ‘Se marcarmos o primeiro, vamos virar outra vez’. Estamos gratos à torcida mas temos que melhorar e jogar assim desde o princípio, porque senão, o técnico não aguenta”, brincou.
Do lado do Barcelona, a estrela no 4 a 1 sobre o Bayern de Munique, também pela Liga dos Campeões, foi Raphinha. No Estádio Olímpico de Montjuïc, na Grande Barcelona, a equipe espanhola se impôs a outro alemão. Os gols do time azulgrená foram de Raphinha (três) e do polonês Robert Lewandowski. O inglês Harry Kane marcou para a equipe de Munique. Agora, o Barcelona está em décimo, com 6 pontos, ao passo que o time alemão está em 23o, com 3.
“ É difícil explicar em palavras os sentimentos que estou tendo neste momento. Por mais que busque, não vou conseguir. Nem nos meus melhores sonhos pensei em completar 100 jogos com essa camisa, num jogo com esse. Se tivesse planejado, não teria saído como saiu. Fico bastante emocionado por completar 100 jogos da maneira que foi. E espero completar mais 100 jogos, da maneira que está sendo”, declarou Raphinha à TNT Sports
Dois dos destaques da atual seleção brasileira e em boas fases em seus times, Vinícius Júnior e Raphinha estarão em campos opostos no próximo sábado, dia 26, às 16h de Brasília, em Madrid, no Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol. Com dez rodadas disputadas, o Barcelona lidera com 27 pontos, três a mais que o Real, vice-líder.
VINI JR. E REBECA ANDRADE NO TOP 10 DO MARKETING NO ESPORTE
Os brasileiros Vinícius Júnior e Rebeca Andarde estão no top 10 da relação dos 50 atletas mais “vendáveis” do mundo do esporte, conforme o levantamento anual divulgado nesta terça-feira, dia 22 pelo site especializado SportsPro Media em parceria com o NorthStar Solutions Group. Ídolo do Real Madrid e favorito a receber a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, Vini Júnior ficou em segundo lugar, ao passo que Rebeca, ginasta do Flamengo, recordista brasileira em medalhas olímpicas, com seis, sendo dois ouros, três pratas e um bronze, ocupa a sexta posição na lista.
Para a formação do ranking, a SportsPro leva em conta diferentes fatores, como força de marca, receitas de patrocínios, potencial de mercado de cada um deles , engajamento em redes sociais e a capacidade de cada um em expor sua marca de forma global. Também foram levados em conta o impacto do relacionamento desses desportistas com parcerias ou suas participações em movimentos sociais ou questões relativas ao meio-ambiente.
A primeira colocada na relação é a ginasta americana Simone Biles, dona de 11 medalhas olímpicas (sete douradas) e 30 em Mundiais (sendo 23 de ouro). Em terceiro, está LeBron James (EUA), do Los Angeles Lakers, da NBA, a liga profissional americana de basquete; em quarto, Caitlin Clark (EUA), do Indiana Fever, da WNBA, a liga profissional feminina de basquete dos EUA; e em quinto, o craque argentino de futebol Lionel Messi, do Inter Miami, tricampeão mundial pela seleção de seu país em 2022. Em sétimo, logo depois de Rebeca, está o francês Kylian Mbappé (FRA), também do Real Madrid. Fechando o top 10, estão a americana Ilina Maher, do USA Eagles do rugby; o artilheiro português Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, da Arábia Saudita; e a nadadora americana Katie Ledecky.
A lista vem sendo publicada desde 2010. Em 2013, o Brasil teve seu único atleta na primeira colocação: Neymar, que na época jogava pelo Barcelona. Na lista atual, ele é o 17o colocado e o terceiro brasileiro no top 50.
Dos 50 nomes constantes na relação, 28 são homens e 22 mulheres. Por esporte, 15 são do futebol, 11 do basquete, 8 do tênis, 5 da Fórmula-1, 3 da ginástica, 2 do futebol americano, 2 do cricket e 4 de outros esportes. Levando em conta a nacionalidade dos atletas, 21 são dos EUA; 7 britânicos, 4 espanhóis, 3 do Brasil; 2 da Índia e 13 de outros países.
No ranking divulgado esta semana, 23 nomes foram incluídos pela primeira vez, ao passo que o piloto de F1 Lews Hamilton, heptacampeão mundial, já apareceu no top 50 por 14 vezes. Especificamente entre os dez mais, Cristiano Ronaldo, foi incluído 9 vezes; Lionel Messi, 8; Neymar e Hamilton, 7. Ao todo, durante esses 15 anos, 320 atletas tiveram seus nomes incluídos na relação dos 50 mais.
LÁ EM MINAS
AMÉRICA - Num confronto direto pelo G4 da Série B, na luta pela volta à Primeira Divisão, o América perdeu por 1 a 0 para o Operário-PR, em Ponta Grossa, na noite desta quarta-feira, dia 23, pela 33a rodada. O gol da partida foi de Ronald. O alviverde está em oitavo, com 49 pontos, sete atrás do Mirassol-SP, quarto colocado.
ATLÉTICO - O Atlético vai receber o Inter na Arena MRV, em Belo Horizonte, neste sábado, dia 26, às 19h, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo é o nono na competição nacional, com 41 pontos. Em paralelo, já garantiu vaga nas finais da Copa do Brasil e abriu vantagem na semifinal da Libertadores da América, contra o River Plate.
CRUZEIRO - No jogo de ida das semifinais da Copa Sul-Americana, no Mineirão, em Belo Horizonte, nesta quarta, dia 23, o Cruzeiro empatou com o Lanús, da Argentina, por 1 a 1. O gol cruzeirense foi de Kaio Jorge, e o da equipe argentina, de Bruno Cabrera. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, dia 30, em Buenos Aires.