Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/11/2024 as 9:30pm

CLÁSSICOS ESTADUAIS PODEM MUDAR RUMO DO BRASILEIRÃO

Fonte: Da redação

CLÁSSICOS ESTADUAIS PODEM MUDAR RUMO DO BRASILEIRÃO Foto de Vítor Silva/Botafogo

Clássico é clássico, e vice-versa, costumam brincar os fãs do futebol, para indicar que esses confrontos com adversários tradicionais, por vezes centenários, costumam ser bem diferentes de jogos contra times fortes, mas contra os quais às vezes não há uma rivalidade local, que é sempre diferente de pegar um time de outro estado. Pois nesta 32a rodada do Campeonato Brasileiro, dois clássicos poderão mudar os rumos da competição. Nesta segunda, dia 4 de novembro, às 20h, no Itaquerão, o Corinthians vai receber o Palmeiras. E na terça, dia 5, a partir das 21h30m, no Engenhão, o Botafogo vai duelar com o Vasco. 

O Botafogo lidera o campeonato, com 64 pontos, seguido pelo Palmeiras, com 61. Ambos são favoritos contra Vasco e Corinthians, respectivamente, mas dado o fato de se tratarem de jogos tradicionais, nem sempre os resultados seguem a lógica. Em relação ao confronto desta segunda-feira, o alviverde vem apresentando um futebol bem superior ao do Corinthians, que atualmente é o 15o colocado, ainda na luta  contra o rebaixamento. 

Além disso, a equipe do técnico Abel Ferreira tem a seu favor uma escrita, a de não perder para o Corinthians desde 25 de setembro de 2021, quando os corinthianos venceram por 2 a 1. De lá para cá, foram oito jogos, com cinco triunfos palmeirenses e três empates. O Palmeiras precisa ganhar nesta segunda, para chegar aos 64 pontos e torcer para que na terça o Botafogo, que já tem 64 pontos, tropece diante do Vasco. 

Já o Corinthians, além de estar mal colocado no Brasileirão, vem de insucesso na semifinal da Copa Sul-Americana. No segundo jogo da semifinal, na quinta-feira, dia 28 de outubro, o time do treinador Ramon Díaz perdeu por 2 a 1 para o Racing, em Avellaneda, e foi eliminado da competição. 

Sensação do futebol sul-americano e nacional no momento, o Botafogo vive um dos melhores momentos de toda sua história.  Nas semifinais da Libertadores da América, eliminou o Peñarol com uma goleada histórica por 5 a 0 no Rio e apesar da derrota por 3 a 1, fora de casa. Vai decidir pela primeira vez o torneio mais importante do continente no dia 30 de novembro, contra o Atlético Mineiro, em Buenos Aires. Já no Brasileirão, está na ponta da tabela, como já citado acima. O time do técnico português Arthur Jorge é favorito destacado, apesar de o confronto com o Vasco ser um clássico. 

Do lado dos vascaínos, o elenco se recupera da eliminação para o Atlético Mineiro nas semifinais da Copa do Brasil (Atlético 2 a 1, em Belo Horizonte, e empate em 1 a 1, no Rio).  A equipe do treinador Rafael Paiva vem de vitórias sobre o Cuiabá por 1 a 0 e o Bahia, por 3 a 2, ambas em São Januário, onde o rendimento da equipe mediana cresce com o apoio de sua apaixonada torcida. Resta saber como irá se comportar como visitante – mesmo que em sua própria cidade - e diante de uma equipe reconhecidamente mais forte. O time está em nono, com 43 pontos, e sonha em buscar uma vaga na Pré-Libertadores ou na fase de grupos desta competição.  

Também pelo Brasileirão, na sexta-feira, dia 1, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Grêmio. Kauã Elias e Arias marcaram pelo tricolor carioca, e Ronaldo e Braithwaite pelo tricolor gaúcho. O Fluminense está em 12o, com 37 pontos, três acima do Z4. Ainda corre risco de queda. Para piorar, o craque Marcelo teve seu contrato rescindido após se desentender publicamente com o treinador Mano Menezes em pleno jogo, à beira do gramado. O Grêmio, por sua vez, é o 11o, com 39 pontos.  

As outras partidas da rodada serão na terça, 21h30m: Internacional x Criciúma; Bahia x São Paulo; e na quarta, dia 6, 21h: Cruzeiro x Flamengo; e Atlético Goianiense x Atlético Mineiro.  

SELEÇÃO CONVOCADA PARA ELIMINATÓRIAS  

O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira, dia 01 de novembro, os 23 convocados para a seleção brasileira que vai enfrentar a Venezuela e Uruguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo, nos dias 14, em Maturín, no campo do adversário, e o Uruguai, no dia 19, em Salvador.  

A Seleção ocupa a quarta posição na tabela. Em 2023, ainda com Fernando Diniz, o Brasil perdeu para Uruguai, Colômbia e Argentina. Este ano, sob o comando de Dorival Júnior, venceu Equador, Chile e Peru e foi derrotado pelo Paraguai. 

Esta é a quinta vez que Dorival convoca uma seleção, desde março, quando a seleção venceu a Inglaterra e empatou com a Espanha em amistosos na Europa. Em maio, chamou a equipe nacional para a  Copa América, disputada nos Estados Unidos, em junho e julho. Já em agosto, anunciou a lista para os confrontos com Equador e Paraguai das eliminatórias. Em setembro, chamou os atletas para encarar Chile e Peru.  Nesta recente lista, as maiores  novidades foram a convocação do zagueiro Murillo, do Nottingham Forest e a ausência do atacante Endrick, do Real Madrid.  

Na entrevista coletiva na sede da CBF, porém, o tema dominante foi o fato de Vinícius Júnior, o camisa 7 do Real Madrid e da seleção, não ter sido agraciado com a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, em evento organizado pela Uefa e pela revista “France Football”. Indagado se o craque brasileiro teria sido alvo de racismo e preterido por causa disso, Dorival Júnior respondeu: 

“Foi uma situação injusta. Se teve, dentro de uma premiação individual, um atleta que tenha sido decisivo, agudo, letal, e que o seu talento foi mostrado para o mundo todo, acredito que nessa última temporada tenha sido justamente ele”, declarou Dorival, antes de prosseguir: “O maior prêmio que o Vinícius talvez tenha ganho foi o reconhecimento e o respeito do seu povo. Acho que a grande maioria do povo brasileiro percebeu a injustiça”. 

Nos últimos dias, surgiu na Europa a notícia de que o camisa 7 brasileiro interessaria ao Manchester United, ao Paris Saint Germain e ao Chelsea, além de uma equipe da Arábia Saudita, país que vem investindo fortunas no futebol, tendo em vista seu projeto de sediar a Copa do Mundo, em 2034. A candidatura saudita é a única até o momento.  

Os convocados para a seleção brasileira: 

Goleiros - Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras) 

Laterais - Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG) 

Zagueiros - Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest) 

Meio-campistas - André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona) 

Atacantes - Estêvão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid). 

Vinicius Júnior treina em Curitiba Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

 

UM NOVO CAMINHO PARA RAFAELA SILVA 

Dona de duas medalhas olímpicas, uma de ouro na Rio-2016 e outra de bronze por equipes, em Paris-2024, e bicampeã mundial, no Rio, em 2013, e em Tashkent, no Uzbequistão, em 2022, entre dezenas de outros pódios internacionais, a carioca Rafaela Silva sabe muito bem o que é se reinventar. Aos 32 anos, a judoca, que obteve estes e a maioria de seus títulos na categoria 57kg, anunciou neste fim de semana, em Belo Horizonte, na UniBH, durante o Troféu Brasil, que vai passar a competir numa categoria acima, a 63kg, visando à participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.  

A estreia da atleta do Flamengo na nova categoria não poderia ter sido melhor. Com o novo peso, derrotou Erika Ferreira, do Instituto Reação, no desempate, para arrebatar a medalha de ouro. 

“Um pouco antes dos Jogos Olímpicos, eu já tinha tomado essa decisão de subir de peso. Dezesseis anos atrás eu tive uma responsabilidade gigantesca de representar a Kekinha (Ketleyn Quadros), que abriu a porta para as medalhas olímpicas do 57kg. Eu tinha um sonho de conquistar medalhas olímpicas e mundiais, e hoje eu posso falar que fiz isso. Então estou fechando essa porta com muito orgulho, pelo o que eu fiz nessa categoria”, declarou Rafaela. 

Reconhecida por seu talento e também por sua garra nos tatames, a judoca natural da Cidade de Deus, uma comunidade carente na Zona Oeste do Rio de Janeiro, já lança o olhar em busca de um novo pódio olímpico, desta vez no megaevento de 2028. 

“Quero conquistar muitas coisas nos próximos anos, e meu objetivo é representar o Brasil nos Jogos Olímpicos em um novo peso. Estou muito focada. Já lutei no 63kg algumas vezes, mas hoje (sexta-feira) foi diferente. Foi oficial e iniciamos o ciclo com uma medalha de ouro”, comentou, entusiasmada. 

Conforme ela própria havia dito, Rafaela competiu por 16 anos na categoria leve (até 57kg), tendo disputado três Olimpíadas, com duas medalhas, e um bicampeonato mundial no currículo, além de pódios noutras competições, como o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e dois ouros (individual e por equipe) nos Jogos Mundiais Militares de 2015, em Mungyeong, na Coreia do Sul. 

“É um início de ciclo e poder começar com um título é muito importante. Já defini que esta vai ser a minha nova categoria, era uma decisão que estava tomada antes de Paris, independentemente de medalha ou não”, relatou. “É uma mudança que me permite comer melhor, treinar melhor e me deixar mais confortável no tatame. Então credito que ainda posso construir muita coisa nessa nova categoria e espero seguir conquistando novas medalhas”, comentou Rafaela. 

Agora, a próxima competição da medalhista olímpica será o importante Grand Slam de Tóquio, em dezembro, que reúne os melhores nomes da modalidade no mundo. Tal competição será uma excelente  oportunidade na busca por pontos no ranking mundial, agora que Rafaela está numa outra categoria.  

No Troféu Brasil de Judô, Rafaela Silva foi campeã de sua primeira competição oficial em nova categoria. Foto: Lara Monsores/CBJ

LÁ EM MINAS 

AMÉRICA  - Na luta pelo acesso à Série A do Brasileirão em 2025, a equipe alviverde vai voltar a campo para enfrentar o Amazonas, na terça-feira (5/11), às 19h, na Arena da Amazônia, pela 35ª rodada da Série B. O Coelho está em sétimo lugar, com 52 pontos, sete atrás do Mirassol, último time no G4, que vai garantir a vaga na Primeira Divisão no ano que vem.  

ATLETICO –  Na última quinta-feira, dia 31 de outubro, o Atlético anunciou que sua torcida alvinegra esgotou os ingressos disponíveis para o segundo jogo da final da Copa do Brasil com o Flamengo, previsto para ocorrer no dia 10 de novembro, às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo de ida estava marcado para este domingo, dia 3, às 16h, no Maracanã, no Rio.  

CRUZEIRO – Nesta sexta, 1 de novembro, a diretoria do Cruzeiro anunciou que 11.500 ingressos já foram vendidos para o jogo contra o Flamengo, marcado para a próxima quarta-feira, dia 6, às 21h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada do Brasileirão. Inicialmente, o jogo estava previsto para o  Mineirão, na capital mineira. Entretanto, o local teve de ser alterado, porque o estádio estará reservado para um show nessa data.  

Top News