Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/12/2024 as 1:30am

FIFA SORTEIA GRUPOS DO SUPER MUNDIAL DE CLUBES

Os times brasileiros – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras - já sabem os caminhos...

FIFA SORTEIA GRUPOS DO SUPER MUNDIAL DE CLUBES Imagem divulgada no site da Fifa

Os times brasileiros – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras - já sabem os caminhos que deverão percorrer para tentar realizar o sonho de vencer a primeira edição do Super Mundial de Clubes da Fifa, a ser disputado em junho e julho do ano que vem, nos EUA.  

De acordo com o sorteio, o Palmeiras está no Grupo A, com Porto (POR), Al-Ahly (EGI) e Inter Miami (EUA). O Botafogo foi para o Grupo B,  com PSG (FRA), Atlético de Madrid (ESP) e Seattle Sounders (EUA).  

No Grupo D, o Flamengo estará com o Chelsea (ING), León (MEX) e Espérance de Tunis (TUN). Já o Fluminense ficou na Chave F, juntamente com Borussia Dortmund (ALE), Ulsan HD (COR) e Mamelodi Sundowns (AFS).

As outras chaves serão: Grupo C - Bayern de Munique (ALE), Benfica (POR), Boca Juniors (ARG) e Auckland City (NZL); Grupo E - River Plate (ARG), Inter de Milão (ITA), CF Monterrey (MEX) e Urawa Red Diamonds (JAP); 

Grupo E - River Plate (ARG), Inter de Milão (ITA), CF Monterrey (MEX) e Urawa Red Diamonds (JAP); *Grupo G - Manchester City (ING), Juventus (ITA), Wydad Casablanca (MAR) e Al Ain (EAU);  e Grupo H - Real Madrid (ESP), RB Salzburg (AUT), Al-Hilal (SAU) e Pachuca (MEX).

Entre os brasileiros, os primeiros a estrearem serão Palmeiras e Botafogo, no dia 15 de junho. O alviverde vai enfrentar o Porto-POR, em Nova Jersey, às 19h (de Brasília). Já o alvinegro entra em campo às 23h, em Seattle, para enfrentar o Seattle Sounders. No dia 16, às 22h, o Flamengo joga com o Espérance-TUN, em Filadélfia. O Fluminense estreia contra o Borussia Dortmund-ALE, em Nova Jersey, no dia 17, às 13h.

Na sequência, o Botafogo enfrentará ainda PSG (dia 19, 22h) e Atlético de Madrid (dia 23, 16h). O Flamengo jogará com o Chelsea (dia 20, 15h) e o León-MEX (dia 24, 22h). O Fluminense terá pela frente o Ulsan (dia 21, 19h) e Mamelodi (dia 25, 16h). Já o Palmeiras jogará em seguida com o Al-Ahly (dia 19, 13h) e o Inter Miami (dia 23, 22h).  

O novo torneio será disputado em 11 cidades dos EUA, com início no dia 15 de junho, e final no dia 13 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, mesmo palco da decisão da Copa do Mundo de 2026.

BOTAFOGO DOMINA SELEÇÃO DA LIBERTADORES

Campeão da Copa Libertadores-2024, encerrada no último dia 30 de novembro, o Botafogo dominou a seleção dos melhores da competição, divulgada na última sexta-feira, dia 6, pela Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol.   No chamado “time ideal”, o alvinegro tem oito dos 11 melhores atletas.  

Assim, na equipe dos melhores da competição, são do Botafogo:  o goleiro John, o zagueiro Barboza, o lateral Alex Telles, o volante Marlon Freitas, o meia Thiago Almada e os atacantes Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus. Completam o time o zagueiro Battaglia, do Atlético-MG; o lateral Fabricio Bustos, do River Plate, e o apoiador Léo Fernández, do Peñarol.

A equipe hipotética seria montada da seguinte forma: John, Bustos, Battaglia, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Savarino e Fernández; Luiz Henrique, Igor Jesus e Almada.    

O Botafogo conquistou pela primeira vez a Libertadores no dia 30, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, numa final brasileira e alvinegra com o Atlético Mineiro. O Botafogo venceu por 3 a 1, com gols de  Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos. Eduardo Vargas descontou.  

Agora, graças a este título, o alvinegro carioca – que lidera o Brasileirão - ainda irá disputar mais três troféus. Ainda entre os dias 11 e 18 deste mês, vai jogar no Qatar, o Intercontinental da Fifa. No dia 11, pegará o Pachuca, do México. Se passar, jogará com o Al-Ahly, do Egito, e possivelmente fará a final com o Real Madrid, da Espanha, campeão europeu, já assegurado na decisão pelo regulamento. Em fevereiro de 2025, fará dois jogos em disputa da Recopa Sul-Americana, com o Racing, da Argentina, campeão da Copa Sul-Americana-2024. Por fim, em junho e julho, estará nos EUA, para o Super Mundial de Clubes.  

Igor Jesus comemora classificação na Libertadores contra o Palmeiras - Vitor Silva/Botafogo

LEVANTAMENTO DE PESO: BRASILEIRO CAMPEÃO MUNDIAL  

Aos 23 anos, o brasileiro Thiago Félix fez história no esporte brasileiro, ao conquistar para o país o primeiro ouro  na história do Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, em Manama, no Bahrein, na última sexta-feira, dia 6. Competindo na categoria de 55kg, venceu a prova de arranco, com 121kg, além de ter obtido também a prata no total e o bronze no arremesso, com direito a quebras de recordes nacionais.

Em segundo, no arranco, ficou o chinês  Yang Yang, com 120kg, e em terceiro, o tailandês Natthawat Chomchuen, também com 120kg. No arremesso, Thiago obteve  148kg como melhor marca, atrás do norte-coreano Pang Um Chol (154kg) e do tailandês Chomchuen (153kg). Na disputa total, o brasileiro levou a prata, com o acumulado de 269kg, contra 273kg de Chomchuen. Já o filipino Fernando Jr. Agad foi bronze no total com 263kg.

Emocionado, Thiago admitiu nem saber como se expressar a respeito da conquista.  

“Eu nem raciocinei ainda que eu estou com essa medalha! Ainda não caiu a ficha. Mas estou feliz, feliz, muito obrigado a todo mundo, Dragos (treinador), Confederação, todo mundo que fez parte disso. A gente veio trabalhando pra isso, né? A gente tinha olhado os resultados do ano passado, então tínhamos calculado mais ou menos isso. Tentei brigar pelas três de ouro, mas uma foi garantida”, comentou.

Antes do feito de Thiago no Bahrein, o Brasil  possuía três medalhas em Mundiais: uma de prata, com Laura Amaro (arranco da categoria até 76kg em 2021); e dois bronzes, com Fernando Reis (total da categoria acima de 109kg em 2018) e Amanda Schott (arranco da categoria até 87kg em 2021).

Thiago não participou das  Olimpíadas de Paris-2024, já que a categoria até 55kg não foi incluída na programação olímpica. O peso mais próximo, e o qual normalmente Thiago compete, é o de 61kg, no qual, nos Jogos Olímpicos, apenas a disputa total dá medalha. Para o próximo ciclo, a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) já anunciou novas categorias e a tendência é a de que o brasileiro vá competir na classe até 60kg.

Thiago Félix com as três medalhas no Mundial de LPO — Foto: Divulgação/CBLP

TOQUE DE BOLA

HOMENAGEM DO COB – O treinador de vôlei Zé Roberto Guimarães vai receber na próxima quarta-feira, dia 11, no Prêmio Brasil Olímpico, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, em reconhecimento a uma vida dedicada ao esporte. Zé Roberto dirigiu três seleções brasileiras campeãs olímpicas: masculina, em Barcelona-1992; e feminina em Pequim-2008 e Londres-2012.

LÁ EM MINAS

AMERICA - A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou, nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, o calendário do Campeonato Mineiro em 2025. O América estreia fora de casa, contra o Uberlândia, no Parque do Sabiá, no dia 19 de janeiro, às 17h. A última vez em que o conquistou o Estadual foi em 2016.  Depois da estreia contra o Uberlândia, o Coelho enfrenta Pouso Alegre e Villa Nova antes de enfrentar o rival Atlético na quarta rodada.

ATLETICO – No caso do Atlético, de acordo com a Federação Mineira de Futebol (FMF), a equipe vai estrear no Estadual no dia 19 de janeiro, às 16h, diante do Aymorés, em Juiz de Fora. Nos três primeiros compromissos no Estadual, o clube vai usar uma equipe alternativa. A principal estará em pré-temporada nos Estados Unidos, com jogos em 18 de janeiro – contra Cruzeiro – e 25 de janeiro – contra o Orlando City-EUA.

CRUZEIRO – Para o time celeste, o Estadual vai começar no dia 18 de janeiro, às 16h, quando vai receber o  Tombense no Mineirão, em BH. O Cruzeiro vai estrear com um time misto, porque o principal estará na pré-temporada nos Estados Unidos. No mesmo dia 18, os celestes farão um amistoso com o Atlético Mineiro, naquele país.

Top News