Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/12/2024 as 11:00pm

RAYSSA LEAL TRICAMPEÃ DA LIGA MUNDIAL DE SKATE 

A recém-encerrada temporada de 2024 foi dourada para a skatista brasileira Rayssa...

RAYSSA LEAL TRICAMPEÃ DA LIGA MUNDIAL DE SKATE  Imagem reproduzida da Internet

A recém-encerrada temporada de 2024 foi dourada para a skatista brasileira Rayssa Leal. Às vésperas de completar 17 anos no próximo dia 4 de janeiro, a Fadinha voltou a fazer história ao se tornar no último domingo, dia 15 de dezembro, no Ibirapuera em São Paulo, a primeira atleta feminina tricampeã da SLS Super Crown, equivalente ao título da Liga Mundial de Skate Street. A maranhense confirmou seu favoritismo, subindo ao topo do pódio, com 35.4 pontos, à frente das japonesas Coco Yoshizawa, com 35.2, e Yemeka Oda, com 33.7. 

Rayssa já havia vencido o Super Crown em 2022 e 2023, antes da edição deste ano. Além deste troféu, ela ganhou, em 2024, a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris e o bicampeonato mundial de skate, em Roma. Nas Olimpíadas de Tóquio-2020, disputadas no ano seguinte, devido à pandemia do coronavírus; e foi campeã mundial pela primeira vez em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, em 2022. Nos X Games, a maranhense foi bicampeã em Chiba, no Japão, em 2022 e 2023. 

Diante de 16 mil pessoas que lotavam a arena do Ibirapuera, Rayssa teve de virar o placar da competição para chegar ao título. Nas duas últimas manobras, ela conseguiu notas 9,1 e acabou tomando a liderança, para ser tricampeã. 

“Eu não tenho palavras o suficiente. Tudo isso que aconteceu hoje vale mais do que esse troféu. Reviravolta, errei as duas primeiras tentativas. Estava nervosa, não vou mentir. Minha família acompanhou tudo isso. Esse troféu vai para o pessoal que está em casa”, prometeu ela. “ Vocês viram a realidade do skate, a amizade, a família e vão ver isso aumentando. O nível estava alto, várias notas 9. Foi bem (do jeito do) Corinthians (seu time do coração). Estou realizada. Estou com todo mundo time, completo, minha psicóloga saiu da Itália pra vir pra cá.” 

A estrela brasileira do skate prosseguiu, considerando que o ano de 2024 tenha sido muito bom, de muito aprendizado, física e mentalmente.  

“Foi um ano difícil, driblamos as dificuldades e deu tudo certo. É tudo ou nada. Na última manobra é bem isso, precisava de 9. Essa e algumas dariam 9, mas essa é a que fico mais confiante. Felipe (seu técnico) fez uma estratégia sensacional, sabe todos os meus pontos”, comentou.  

No feminino, a história da SLS teve início em 2015, com a brasileira Letícia Bufoni levando o título. Na sequência, Pamela Rosa fez o Brasil voltar a vencer em 2019 e 2020, chegando ao bicampeonato. Mais recentemente, Rayssa passou a exercer seu domínio nas grandes finais da Liga Mundial de Skate Street (SLS) vencendo as edições de 2022, 2023 e 2024. 

ZICO ORGANIZA NOVA EDIÇÃO DO JOGO DAS ESTRELAS 

O ex-craque Zico, do Flamengo e da seleção brasileira, anunciou para o próximo dia 28 de dezembro, um sábado, no Maracanã, a 20a edição do Jogo das Estrelas, o principal evento esportivo beneficente de fim de ano e que funciona como o fecho de cada temporada do futebol brasileiro. Os nomes dos craques ainda não foram anunciados, mas os ingressos estão à venda pelo site oficial da partida: jogodasestrelas.com

“É um ano especial e a promessa é de casa cheia. É gratificante ver como o Jogo das Estrelas se transformou com o tempo num evento tão grandioso. Não é qualquer um, ainda mais no Brasil, que consegue atingir 20 edições, sobretudo com tanto sucesso”, declarou Zico.   

A programação prevê o Jogo dos Artistas às 16h, na abertura da festa, e oi Jogo das Estrelas, às 18h30m.    Das 19 edições anteriores, 12 tiveram lugar no  Maracanã. O evento teve sua estreia nasceu em 2004 e suas três primeiras foram realizadas no Centro de Futebol Zico (CFZ), na Barra. Apenas outros três estádios receberam o jogo: Nilton Santos, em 2010, Morumbi em 2011 e 2012, e Luso-Brasileiro, em 2021. Devido à pandemia do coronavírus, o Jogo das Estrelas só não foi realizado em 2020. 

PARALÍMPICOS: GABRIELZINHO E CAROL, OS MELHORES DO ANO 

Depois de ter realizado sua melhor campanha na  história dos Jogos Paralímpicos, em Paris-2024, com 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) homenageou no último dia 12, no Tokio Marine Hall, em São Paulo, os melhores atletas do ano, com a 13a edição do Prêmio Paralímpicos. Além dos melhores em cada esporte, os melhores atletas do ano, no feminino e no masculino, foram os nadadores Carol Santiago, de Pernambuco, e o mineiro Gabriel Araújo, o “Gabrielzinho”, de Minas Gerais.  

Aos 39 anos, Carol Santiago, ganhou o prêmio de melhor do ano pela terceira vez, após as edições de 2021 e 2022. Atleta da classe S12 (baixa visão), ela se tornou a maior campeã paralímpica da história do Brasil em Paris-2024, no qual obteve três ouros (nos 50m livre, 100m livre e 100m costas) e duas de prata (100m peito e revezamento 4x100m livre 49 pontos). Com o resultado, a nadadora chegou a um total de dez pódios paralímpicos, com seis medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. 

“Foi um ano maravilhoso. Saio muito satisfeita. Foi uma preparação de três anos para os Jogos que me permitiram estar muito pronta para viver esses grandes resultados. Os atletas paralímpicos brasileiros fizeram história e fico muito honrada de fazer parte disso.”, disse a atleta, que nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Praticou natação convencional até o fim de 2018, quando migrou para o esporte paralímpico. 

Vitorioso e carismático, a ponto de ter sido apontado como o rosto de Paris-2024,  o nadador Gabriel Araújo, 22, da classe S2 (comprometimento físico-motor), voltou dos Jogos Paralímpicos de Paris com três medalhas de ouro (100m costas, 200m livre e 50m costas). Também premiado como atleta masculino do ano em 2023 e revelação em 2021, o mineiro tem focomelia, doença congênita que impede a formação de braços e pernas. 

 “Ter um reconhecimento destes para um atleta é maravilhoso. O ano de 2024 foi sensacional. Desde o primeiro dia do ano, sabia que seria diferente, mas não esperava algo que ficasse marcado desta forma”, reconheceu. “Claro que trabalhei muito pelos resultados e sabia o que eu era capaz de conquistar. Mas tudo o que aconteceu e a forma como aconteceu, em especial em Paris, transformou a minha vida e me levou a lugares que eu não imaginava. Agora é descansar com a família e voltar no ano que vem com força máxima”. 

 

Os atletas Carol Santiago e Gabriel Araújo recebem o Prêmio Paralímpicos 2024 | Foto: Alessandra Cabral/CPB 

 

TOQUE DE BOLA 

DESPEDIDA DE ADRIANO – Neste domingo, dia 15, no Maracanã, o atacante carioca Adriano, o Imperador, se despediu do futebol, no amistoso Flamengo Legends 4 x 3 Amigos da Itália. No jogo que reuniu craques que atuaram ao lado dele no rubro-negro e no futebol italiano, o artilheiro fez dois gols, um por cada time, tendo marcado o quarto do Flamengo, o da vitória no amistoso.  

LÁ EM MINAS 

AMÉRICA - O meia-atacante Rodriguinho, de 21 anos,  recusou proposta de renovação por parte do América e está encaminhando sua ida para o  Cruzeiro. O contrato dele com o alviverde acaba em 31 de dezembro. 

ATLÉTICO - Um dos destaques do Galo em 2024, o atacante Paulinho foi operado no dia 5 de dezembro, por causa de fratura por estresse na  canela direita. A previsão é de que ele retorne aos gramados em 4 a 6 meses.  

CRUZEIRO - Em fim de contrato com o  Botafogo, o meia Eduardo, de 35 anos, genro do tetracampeão mundial Bebeto, está bem próximo de se tornar reforço do Cruzeiro para a temporada de 2025, para um contrato de um ano.  

Top News