Publicado em 15/01/2025 as 11:30am
MARTA RENOVA COM ORLANDO PRIDE
Menos de dois meses depois de ter ajudado o Orlando Pride a conquistar seu primeiro título de...
Menos de dois meses depois de ter ajudado o Orlando Pride a conquistar seu primeiro título de campeão da National Women’s Soccer League (NWSL), a liga americana feminina de futebol, a craque brasileira Marta anunciou na quinta-feira, dia 9, a renovação de contrato por mais dois anos com o clube da Flórida. Somente após este prazo ela irá pensar em sua aposentadoria.
Dona de três medalhas de prata em Jogos Olímpicos - em Atenas-2004, Pequim-2008 e Paris-2024 – e eleita por seis vezes a melhor jogadora feminina de futebol do planeta, a Rainha Marta chegou àquela equipe americana em 2017, tendo colaborado com o fortalecimento do projeto esportivo do Pride.
“Este é um time onde todos trabalham uns pelos outros, onde todos acreditam uns nos outros, e estou muito animada para continuar esta jornada com este clube. Ano passado, provamos que todos estavam errados e fizemos algo tão especial, como um time, e é por isso que estou tão feliz por ter a oportunidade de assinar por mais dois anos“, declarou a brasileira na entrevista coletiva em que foi anunciada a renovação.
Ao fim de seu novo contrato, ela irá completar uma década pelo Purple, como o clube é conhecido por causa da cor roxa de seu uniforme.
“Pessoalmente, também significa muito para mim que chegarei a 10 temporadas como jogadora do Orlando Pride, um número especial para mim, pois usei a camisa número 10 na maior parte da minha carreira. Como já disse muitas vezes, adoro morar em Orlando, adoro a comunidade e adoro a maneira como as pessoas abraçam e aproveitam o futebol do Orlando Pride. Mal posso esperar para a temporada começar!”.
Para Marta, a permanência em Orlando tem a ver também com suas ligações com a comunidade local, além de abrir um caminho para o seu pós-carreira, quando poderá, por exemplo, atuar como dirigente. Sua renovação como Pride acabou frustrando o Corinthians, que é a maior força do futebol feminino na América do Sul e tinha o sonho de contratá-la para seu encerramento de carreira.
"Orlando, que jornada incrível tivemos juntos! Desde o momento que pisei no aeroporto oito anos atrás, vocês me acolheram e fizeram desde clube e dessa cidade o meu lar. Semana após semana, em casa ou fora, vocês estiveram lá, fazendo desde clube o melhor lugar para jogar futebol. Foi a maior honra representar esta cidade, ser sua capitã, e trazer o primeiro título da liga para a cidade de Orlando. E é por isso que eu queria vocês ouvissem diretamente de mim... Eu vou ficar em casa!", afirmou Marta no vídeo divulgado pelo clube.
NO CAMPEONATO CARIOCA, QUATRO GRANDES TROPEÇAM, COMO HÁ 51 ANOS
Algo que não ocorria há 51 anos se verificou novamente na primeira rodada do Campeonato Carioca, no último fim de semana, nos dias 11 e 12 de janeiro.
Pela primeira vez, desde a edição de 1974, os Quatro Grandes do Rio – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - estrearam sem vitórias no Estadual. Deve-se ressaltar, porém, que desta vez as equipes mais tradicionais do futebol carioca atuaram com times formados por juniores e reservas, já que os titulares estão em pré-temporada, devido ao apertado calendário do futebol nacional. Mesmo assim, isso não serve como desculpa para os resultados ruins.
No Carioca de 1974 – que acabaria sendo vencido pelo Flamengo - Botafogo, Flamengo e Fluminense estrearam com empates, e o Vasco com derrota. Agora em 2025, no sábado, dia 11, o Botafogo perdeu em casa, no Estádio Nilton Santos, por 2 a 1 para o Maricá, oriundo da Série B do Rio e estreante na Primeira Divisão. No mesmo dia, em São Januário, o Vasco empatou em 1 a 1 com o Nova Iguaçu. No domingo, em Aracaju, em Sergipe, o Flamengo foi superado pelo Boavista por 2 a 1. Também no dia 12, Fluminense e Sampaio Corrêa empataram sem gols, no Estádio do Bangu.
Os resultados positivos obtidos pelos times chamados “pequenos” não se deve apenas ao fato de os Quatro Grandes estarem atuando com equipes alternativas. Nos últimos anos, desde que houve as últimas alterações de regulamento, em 2021, os pequenos fizeram semifinais por três vezes.
Assim sendo, em 2021, Portuguesa e Volta Redonda fizeram as semifinais com Fluminense e Flamengo, respectivamente, embora superados pelos grandes. Já em 2023, o Volta Redonda foi superado na semifinal pelo Fluminense. No ano passado, o Nova Iguaçu foi mais longe. Superou o Vasco na semifinal e terminou vice-campeão, batido pelo Flamengo.
Devido aos calendários apertados, nos quais o Brasileirão termina em meados de dezembro, os times grandes retornam em meados de janeiro, depois das férias de 30 dias, obrigatórias de acordo com a lei. Assim, os grandes começam com times mistos, ao passo que os pequenos entram na competição em sua melhor forma, depois de passarem o último trimestre do ano anterior treinando forte. Para muitas equipes chamadas de pequenas, ausentes dos torneios nacionais, os estaduais são a única competição ao longo de um ano inteiro e a fonte de renda que vai mantê-los vivos por mais uma temporada.
Nesta quarta-feira, dia 15, será aberto o Campeonato Paulista, o maior e mais antigo do Brasil (disputado desde 1902). A rodada de abertura terá nesta quarta: Novorizontino x Ponte Preta; Velo Clube x Noroeste; Guarani x Botafogo-SP; Palmeiras x Portuguesa. Na quinta, dia 16, jogam: Água Santa x São Bernardo; RB Bragantino x Corinthians; Santos x Mirassol. A 10 de fevereiro, em partida adiada, o São Paulo vai receber a Inter de Limeira. O Palmeiras é o atual tricampeão paulista, com os troféus erguidos em 2022, 2023 e 2024.
TÊNIS: FONSECA ESTREIA COM VITÓRIA NO AUSTRALIAN OPEN
“O Brasil tem um novo Fenômeno, e seu nome é João Fonseca!”. A afirmação entusiasmada é da página na plataforma X, mantida pelo Australian Open, no qual o jovem tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, estreou com vitória nesta terça-feira, dia 14 de janeiro. Com autoridade, Fonseca levou duas horas e meia para superar o russo Andrey Rublev, número 9 do ranking mundial, por 7/6 (7/1), 6/3 e 7/6 (7/5).
Número 112 do mundo, Fonseca chegou ao confronto na quadra Margaret Court, a segunda maior do complexo de tênis de Melbourne, depois de ter iniciado sua campanha com três vitórias no torneio classificatório. Em grande momento, o jovem chegou a 14 triunfos seguidos, sendo nove em sets diretos, isto é, sem perder sequer um set. Na segunda rodada do Grand Slam australiano, Fonseca vai duelar com o experiente italiano Lorenzo Sonego, número 55 do ranking da ATP e dono de quatro títulos na carreira.
“Nada mal", comentou Fonseca, bem-humorado. "Eu apenas aproveitei cada momento na minha primeira vez jogando nessa quadra. Apenas joguei meu jogo e agora estou na segunda rodada".
Fonseca aproveitou para agradecer pelo apoio recebido:
“É a primeira vez que jogo em um estádio tão grande. Eu realmente quero agradecer a esse público incrível. Havia muitos brasileiros aqui torcendo por mim.”
Em dezembro último, Fonseca começou a aparecer para o Planeta Tênis, ao conquistar o Next Generation ATP Finals, que reúne os melhores tenistas da temporada com menos de 20 anos. Este relevante troféu já havia sido erguido por atletas como Jannik Sinner (2019), atual líder do ranking mundial, e Carlos Alcaraz (2021). Já no começo deste mês de janeiro, Fonseca brilhou na Austrália, onde ganhou o Challenger 125 de Camberra.
No feminino, também nesta terça-feira, a brasileira Bia Haddad Maia avançou à segunda fase, ao derrotar a argentina Julia Riera por 2 sets a 1 (4-6, 7-5 e 6-2). No próximo confronto, Bia vai Ela enfrentar a russa Erika Andreeva.
LÁ EM MINAS
AMÉRICA - O técnico William Batista já sabe quais serão os reforços com que irá trabalhar na temporada de 2025. Com orçamento enxuto, a ideia do clube foi a de fazer contratações bem pontuais. O Coelho anunciou até o momento as chegadas do goleiro Matheus Mendes, dos apoiadores Miquéias e Cauan Barros, além dos atacantes Figueiredo e David Lopes.
ATLÉTICO - Apresentado oficialmente pelo clube na última segunda-feira, dia 13, o técnico Cuca afirmou que sua ideia é a de rejuvenescer parte do elenco. Neste sentido, a chegada do lateral direito Natanael, de 23 anos, faz parte de tal processo. Ele lamentou, porém, as saídas dos apoiadores Zaracho e Battaglia, com os quais gostaria de poder contar. Entretanto, os jogadores preferiram deixar o Galo.
CRUZEIRO – O time celeste vai enfrentar o São Paulo em amistoso nesta quarta-feira, dia 15, às 21h30m de Brasília, no Inter & Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos. A partida amistosa vale pela décima edição da FC Series 2025, torneio de pré-temporada. O Cruzeiro está concentrado na IMG Academy, um dos principais CTs daquele país.