Publicado em 23/01/2025 as 12:00pm
EMPATE EM CLÁSSICO MINEIRO, ‘MADE IN THE USA’
Só faltaram os gols no aguardado amistoso de pré-temporada entre Atlético Mineiro e...
Só faltaram os gols no aguardado amistoso de pré-temporada entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, neste sábado, dia 18 de janeiro, na FC Series, no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos. O empate em 0 a 0, temperado por uma rivalidade mais que centenária, foi mesmo uma festa em especial para milhares de mineiros que residem há anos nos Estados Unidos e puderam matar as saudades de torcer por seus times presencialmente num estádio.
Tanto assim que o clássico atraiu 22.743 torcedores, recorde em jogos envolvendo brasileiros na FC Series. Até então, a partida com presença de times brasileiros que havia registrado maior público no torneio havia sido o duelo entre Flamengo e Orlando City, em janeiro de 2024, acompanhado por 22.678 torcedores.
Esta foi a segunda vez que o clássico mineiro foi disputado em 2009, quando o Cruzeiro derrotou o Atlético-MG por 4 a 2, se enfrentaram em Montevideu, pelo Torneio de Verão do Uruguai.
Depois do amistoso, Gabigol – que ainda não marcou nos amistosos com São Paulo (1 a 1) e Atlético Mineiro – deixou seu recado para os cruzeirenses: “Obrigado, Nação Azul, por todo o carinho em todos treinos e amistosos! Ansioso demais pela estreia oficial! É o Cabuloso!”.
No jogo de sábado, Gabigol esbarrou no goleiro Everson, que fez grandes defesas.
“Esse duelo individual com os atacantes deles é sempre bom, para que você possa aumentar o seu nível, a sua concentração e principalmente fazer grandes defesas. Você fazer defesas importantes em jogos grandes, com certeza elas têm um grau de valorização maior”, declarou o goleiro.
Nos Campeonatos Estaduais, o Cariocão segue de pernas pro ar. Como os times grandes estão escalando equipes alternativas nas primeiras rodadas, os chamados pequenos estão se aproveitando da situação. Assim sendo, neste sábado, o Sampaio Corrêa derrotou o Botafogo por 2 a 1, e o Maricá, estreante na Primeira Divisão estadual, empatou com o Fluminense em 1 a 1. Com isso, o Maricá, conhecido como Tsunami, se manteve na liderança isolada, com 7 pontos em duas rodadas, seguido por Madureira, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa, empatados com 4. Isso significa que se a fase de classificação terminasse hoje, essas quatro equipes iriam avançar à fase final da competição, deixando de fora os chamados grandes.
NA NBA, BRASILEIRO GUI SANTOS É DESTAQUE DO WARRIORS
Único brasileiro na NBA, o ala Gui Santos atuou como titular pela primeira vez em sua carreira na liga, no último dia 15 de janeiro, quarta-feira, na vitória de seu time, o Golden State Warriors, sobre o Minnesota Timberwolves por 116 a 115, no Target Center, em Mineápolis. Na quadra por 21 minutos, Gui Santos marcou cinco pontos, pegou sete rebotes e deu três assistências, além de ter cometido quatro faltas.
O brasileiro já vinha tendo mais oportunidades graças ao técnico Steve Kerr. E no jogo contra o Timberwolves, ele começou como titular devido às ausências de Kyle Anderson, Kuminga, Podziemski e Draymond Green. Ao longo do duelo, o brasileiro entrou em todos os períodos. O cestinha do Warriors e do jogo foi Stephen Curry, com 31 pontos.
Em sua temporada de estreia na NBA, em 2023/2024, Gui Santos jogou 23 partidas no último ano e teve médias de 8,4 minutos, 3,6 pontos, 2,1 rebotes e 0,7 assistências. Já na atual temporada, a de 2024/2025, ele já atuou em 16 partidas e tem médias de 9,1 minutos, 2,4 pontos, 1,9 rebotes e 1,0 assistências. Na última semana, no dia 10 de janeiro, o brasileiro marcou 13 pontos, 5 rebotes e três assistências na vitória do Golden State Warriors por 107 a 104 contra o Detroit Pistons. Gui foi eleito o "jogador da partida" pelo próprio time e recebeu muitos elogios do técnico Steve Kerr e de Stephen Curry.
Gui Santos tem conquistado cada vez mais espaço no Golden State Warriors na atual temporada da NBA. O ala está conseguindo cada vez mais oportunidades como treinador Steve Kerr.
Recentemente, o maior astro do Warriors, Stephen Curry, não poupou elogios ao espírito de luta e à dedicação do atleta brasileiro.
“Ele está descobrindo qual é o papel dele e como pode ajudar o time. Honestamente, acho que ele é o cara que mais trabalha no time. E isso se destaca. À medida que ele vai ganhando experiência, é legal ver ele fazer algo que chamamos de “controlar o incontrolável”. Ele faz isso consistentemente. Ele vai ser recompensado por isso, e o nosso time será beneficiado", comentou Curry.
RIO E NITERÓI OFICIALIZAM PRÉ-CANDIDATURA A SEDIAR O PAN-2031
Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, entregaram ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antônio la Porta, e à vice-presidente da entidade, Yane Marques, na quinta-feira, dia 16 de janeiro, o dossiê de postulação para representar o país na disputa para organizar os Jogos Pan-Americanos e Para-Panamericanos de 2031. A cerimônia teve lugar no Centro de Treinamento do Time Brasil, na Barra da Tijuca.
A cidade de São Paulo, que também era pré-candidata, desistiu da disputa após uma reunião entre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes. No próximo dia 29 de janeiro, o COB vai realizar uma assembleia para confirmar se a candidatura conjunta de Rio e Niterói será a representante do Brasil na disputa para sediar os Jogos, já que cada país só pode indicar uma candidatura. Na assembleia do dia 29, irão participar o colégio eleitoral do COB, formado por 54 eleitores, sendo 33 confederações esportivas, 19 atletas e dois representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A cidade representante do Brasil será indicada à PanAm Sports, a entidade que organiza o evento, até 31 de janeiro. Assunção, capital do Paraguai, é a outra cidade interessada em sediar os Jogos. A vencedora será anunciada em agosto precisamente na capital paraguaia, que vai estar sediando na ocasião os Jogos Pan-Americanos Juvenis. Ao todo, 41 países vão votar na escolha da sede definitiva.
O dossiê entregue por Rio e Niterói indica possíveis instalações que as duas cidades planejam usar no evento, embora ainda não haja uma definição dos esportes por arenas. A ideia inicial é a de que as modalidades à beira-mar sejam disputadas em Niterói, e que a Vila Pan-Americana – onde ficarão hospedadas as delegações - seja localizada na Zona Portuária, como parte do plano de revitalização do Porto Maravilha. Além do dossiê, as duas cidades entregaram as cartas compromisso do governo do Estado e das próprias prefeituras.
LÁ EM MINAS
AMÉRICA - Mesmo em meio a um processo de reformulação financeira, o clube espera lutar pelo título de campeão estadual, que não consegue desde 2016. No ano passado, chegou à semifinal, mas foi eliminado pelo Atlético Mineiro. Este ano, o Coelho está no Grupo B, junto com Athletic, Itabirito e Democrata-GV.
ATLÉTICO - O Galo contratou junto ao Botafogo o atacante Júnior Santos, um dos destaques do alvinegro carioca na conquista da Copa Libertadores-2024 e artilheiro do torneio com 10 gols. Para isso, o Atlético investiu 8 milhões de dólares (cerca de R$ 48 milhões) por 100% dos direitos de Júnior Santos.
CRUZEIRO - Depois dos 13 dias de pré-temporada do elenco nos EUA, o técnico cruzeirense Fernando Diniz afirmou que será necessário estender a pré-temporada e rodar o grupo de jogadores, em especial no início do Campeonato Mineiro. Na primeira rodada do Estadual, contra o Tombense, que seria realizado neste domingo, dia 19, à noite, estava prevista a escalação de uma equipe alternativa.
Fonte: Foto: Pedro Souza / Atlético