Publicado em 26/01/2025 as 4:00pm
PAULISTÃO: PALMEIRAS VENCE PRIMEIRO CLÁSSICO
No primeiro clássico do Campeonato Paulista-2025, deu Verdão. O Palmeiras derrotou...
No primeiro clássico do Campeonato Paulista-2025, deu Verdão. O Palmeiras derrotou o Santos por 2 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira, dia 22, na Vila Belmiro, pela terceira rodada da competição. Guilherme abriu o marcador para os donos da casa, ainda no primeiro tempo, ao passo que Thalys e Richard Ríos decretaram a reação alviverde na final. Com isso, o Palmeiras, atual tricampeão estadual, lidera o Grupo D, com 7 pontos, e o Santos é o segundo no B, com 4.
Na luta pelo tetracampeonato - inédito na Era do Profissionalismo iniciada em 1933, o Palmeiras chegou a 42 jogos de invencibilidade na fase de grupos do Campeonato Paulista (30 vitórias e 12 empates). Seu último revés se deu em abril de 2021, para a Inter de Limeira. Ao todo, o alviverde perdeu apenas três dos 51 jogos das últimas três edições da competição, justamente as partidas de ida das finais de 2022 (contra o São Paulo, por 3 a 1), de 2023 (contra o Água Santa, por 2 a 1) e de 2024 (contra o Santos, por 1 a 0). Nas três ocasiões, se sagrou tricampeão, ao ganhar os duelos de volta: 4 a 0 em 2022 e em 2023 e 2 a 0 em 2024). O Palmeiras foi finalista nos últimos cinco Paulistões, tendo erguido as taças de 2020, 2022, 2023 e 2024 e tendo ficado em segundo em 2021.
Também pelo Paulistão, o Corinthians superou o Água Santa por 2 a 1, nesta quarta, dia 22, no Itaquerão. Alex Santana e João Pedro Tchoca marcaram os gols do time corintiano, e Netinho descontou para o Água Santa. O alvinegro paulista é o líder do Grupo A, com 100% de aproveitamento: três vitórias em igual número de partidas. Já o time de Diadema é o último da Chave C, com zero ponto e três derrotas em três jogos.
Pelo Estadual do Rio, em jogo válido pela quarta rodada, nesta quarta-feira, dia 22, no confronto entre os líderes da competição, o Maricá derrotou o Nova Iguaçu por 2 a 0, em casa, no Estádio João Saldanha. Agora, o Tsunami lidera o campeonato de forma isolada, com 10 pontos. Já o Nova Iguaçu, depois de seu primeiro insucesso, está em segundo, com 7. Os gols do Maricá foram marcados por Válber, ambos de pênalti já na segunda etapa.
Também pelo Campeonato Carioca, mas atuando no Castelão, em São Luís do Maranhão, o Flamengo arrasou o Bangu: 5 a 0. Pelo rubro-negro, marcaram: Carlinhos (2), Guilherme Gomes, Wallace Yan e Felipe Teresa. Foi a primeira vitória da equipe na competição, depois de duas derrotas e um empate. Com o triunfo, o rubro-negro subiu para a quinta posição, com 4 pontos. O Flamengo ainda não lançou seu elenco titular no Estadual, mas ontem contou com os chamados crias, isto é, os garotos oriundos das divisões de base. O Bangu, lanterna com apenas 1 ponto, corre o risco de rebaixamento para a Série B estadual em 2026.
Ainda nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo, atuando em casa, mas com um elenco alternativo, acabou sendo derrotado pelo Volta Redonda por 2 a 1. Pelo time da Cidade do Aço, assinalaram Gabriel Bahia e Bruno Santos. Matheus Nascimento descontou para o Botafogo. O Voltaço ocupa a segunda colocação com 9 pontos, e o alvinegro é o nono, com 3.
Já pelo Estadual de Minas, o Atlético Mineiro segue sem vitória. Desta vez empatou em 1 a 1 com o Democrata-GV, nesta quarta, dia 22, no Mineirão. Dudu Costa marcou para os atleticanos, e Luann Augusto para o time de Governador Valadares. O Galo é o quarto e último na Chave A, com apenas dois pontos e dois empates em dois jogos. Já o Democrata-GV soma um ponto em terceiro no Grupo B.
Também pelo Mineiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Athletic de São João del-Rei bateu o Cruzeiro por 1 a 0, gol de Fabrício Bruno (contra), na segunda rodada da competição. Assim, o Athletic lidera a Chave B, com 6 pontos, e o time celeste, apesar da derrota, está na ponta no Grupo C, com três pontos.
PELA PRIMEIRA VEZ, CARIOCAS DECIDEM SUPERCOPA
Pela primeira vez um clássico carioca, entre Botafogo, campeão brasileiro (e da Libertadores da América) e Flamengo, campeão da Copa do Brasil, vai decidir a Supercopa Rei, competição de abertura da temporada de 2025. Reunindo os vencedores dos torneios nacionais mais importantes de 2024, o evento terá lugar no domingo, dia 2 de fevereiro, às 16h, no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará.
Em 2024, a Supercopa do Brasil passou a ser chamada de Supercopa Rei, em uma homenagem da CBF a Pelé, que morreu em dezembro de 2022.
O atual campeão da Supercopa Rei é o São Paulo, que conquistou o título ao derrotar o Palmeiras. Com duas conquistas, o Flamengo é o maior vencedor do torneio, que passou a ser disputado neste formato a partir de 2020. Além do São Paulo, o Atlético-MG e o Palmeiras já levantaram a taça uma vez.
A primeira edição da Supercopa ocorreu em 1990, entre Grêmio, campeão da Copa do Brasil-1989, e Vasco, campeão brasileiro do mesmo ano. À época, o sistema era em jogos de ida e volta, e o tricolor gaúcho levou a melhor, tornando-se o primeiro vencedor do torneio. Entre 1992 e 2019, a Supercopa não foi disputada, tendo sido retomada em 2020.
Já foram campeões desse torneio: Flamengo, em 2020 e 2021; Palmeiras, 2023; Grêmio, 1990; Corinthians, 1991; Atlético Mineiro, 2022; e São Paulo, 2024.
FLAMENGO X VASCO NO SUPER 8 DE BASQUETE
O clássico entre Flamengo e Vasco será uma das atrações do Torneio Super 8 de Basquete, promovido anualmente pela Liga Nacional de Basquete (LNB), num intervalo do Novo Basquete Brasil, o NBB, a mais importante competição do basquete verde e amarelo, no masculino. Este ano, o Super 8 será disputado entre os dias 25 de janeiro, o próximo sábado, e 1 de fevereiro, em sistema de mata-mata.
Pelo regulamento, os oito melhores do NBB no primeiro turno se classificam para o torneio. Assim, o Flamengo, vice-líder do NBB, vai enfrentar o Vasco, sétimo colocado, em jogo único, no dia 26, às 11h, no Rio. Os outros confrontos previstos nas quartas de final são: Minas (1°) x São Paulo (8°), no dia 25, 17h; Franca (3°) x Pinheiros (6°), no dia 26, 16h; e Brasília (4°) x União Corinthians (5°), no dia 25, 19h30m. O mando de quadra é sempre da equipe que teve a melhor campanha no primeiro turno do NBB.
Pelo chaveamento, o time que levar a melhor no Flamengo x Vasco vai encarar na semifinal o vencedor de Franca x Pinheiros; e o ganhador do confronto entre Minas e São Paulo vai duelar com o ganhador de Brasília x União Corinthians.
Com três títulos, o Flamengo é o maior campeão do Super 8, seguido pelo Franca, com dois; e pelo Minas, com um.
LÁ EM MINAS
AMÉRICA - O Coelho vai receber o Pouso Alegre, nesta quinta-feira, dia 23, , às 18h30 de Brasília, em casa, no Independência, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. Na estreia do Estadual, o alviverde empatou em 2 a 2 com o Uberlândia, fora de casa, pelo Grupo B.
ATLÉTICO - Ainda com o elenco de jogadores da base, o alvinegro voltará a campo pelo Campeonato Mineiro no domingo, dia 26, às 16h. Neste dia, vai enfrentar o Pouso Alegre, no campo do adversário. Já no sábado, dia 25, o elenco principal vai pegar o Orlando City no Inter&CO Stadium, em Orlando, nos EUA, pela FC Series.
CRUZEIRO – Pelo Campeonato Estadual, a próxima partida da Raposa é contra o Betim, no sábado, dia 25, a partir das 16h30 de Brasília, no Mineirão, em Belo Horizonte. O objetivo é o de se reabilitar depois da derrota para o Athletic em Brasília.