Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/02/2025 as 4:00pm

ESTADUAIS DO RIO E SÃO PAULO: DE PERNAS PRO AR? 

Os torcedores se acostumaram a ver os campeonatos estaduais sendo decididos, ano após ano,...

ESTADUAIS DO RIO E SÃO PAULO: DE PERNAS PRO AR?  Volta Redonda e Nova Iguaçu ficaram no 0 a 0

Os torcedores se acostumaram a ver os campeonatos estaduais sendo decididos, ano após ano, pelos grandes clubes, em grandes clássicos, disputados diante de estádios lotados. Mas num futebol em constante mudança, os times chamados pequenos estão reduzindo cada vez mais a distância em relação aos grandes nessas competições, porque começam a investir mais e fazem longos períodos de treinamento três meses antes dos Estaduais, que começam em janeiro.           Já os grandes, que costumam jogar o Brasileirão até dezembro, se veem forçados a escalar equipes alternativas no começo dos estaduais – porque se veem foçados a dar férias a seus titulares - e com isso, acabam perdendo pontos. Os estaduais acabam sendo competições fora do padrão, de pernas pro ar. Vem sendo assim no famoso Campeonato Carioca, cujo líder é o Volta Redonda, com 17 pontos, seguido por Flamengo, com 14 (um jogo a menos); Vasco, com 14; Sampaio Corrêa, 13; Nova Iguaçu, 13; e Botafogo, 12. Pelo regulamento, os quatro primeiros avançam às semifinais da competição. Um dos quatro grandes, o Fluminense, por exemplo, está apenas na nona posição, com 11 pontos, muito atrás do G4.  

Para que se tenha uma ideia do crescimento dos pequenos, no Campeonato Estadual do Rio no ano passado, o Flamengo foi campeão ao superar o Nova Iguaçu, em dois jogos. Nas semifinais, também em ida e volta, os rubro-negros haviam eliminado o Fluminense. Já o Nova Iguaçu levara a melhor contra o Vasco. Para este ano, nada absurdo imaginar que dos quatro semifinalistas, dois serão grandes e dois considerados pequenos. Volta Redonda e Flamengo parecem bem próximos de se classificarem. Restariam duas vagas, provavelmente uma para grande e outra para pequeno. Embora seja o terceiro atualmente, o Vasco vem jogando mal e dificilmente vai avançar, pois terá de fazer dois clássicos, com Flamengo e Botafogo.  

No último fim de semana, no sábado, dia 8, Flamengo e Fluminense empataram sem gols. No domingo, dia 9, o Botafogo, com um time misto, perdeu para o Madureira, por 2 a 0.  Nesta segunda, dia 10, o Vasco foi a Saquarema e empatou sem gols com o Sampaio Corrêa. Nos outros duelos da rodada, o líder Volta Redonda empatou sem gols com o Nova Iguaçu, também no domingo. Outros resultados: Boavista 2 x 2 Portuguesa; Maricá 1 x 1 Bangu.  

Nesta quarta, dia 12, às 21h30m, em partida atrasada, porque os dois times estavam envolvidos na disputa da Supercopa do Brasil – vencida pelo rubro-negro – Flamengo e Botafogo se enfrentam no Maracanã. Se ganhar, o time da Gávea assume a liderança, no lugar do Volta Redonda, com 17 pontos – igual ao time da Cidade do Aço -, por ter um melhor saldo de gols.  

No Paulistão, o panorama é semelhante, embora a fórmula de disputa seja diferente, com quatro grupos de quatro. Em cada uma das chaves, dois times avançam à segunda fase. Se o campeonato tivesse terminado no último domingo, estariam eliminados o Palmeiras, atual bicampeão do torneio, e o Santos, que acaba de repatriar o craque Neymar. O alviverde é apenas o terceiro no Grupo D, com 13 pontos, atrás de São Bernardo, com 16; e Ponte Preta, 15. Já o alvinegro praiano é o terceiro na Chave B, com 9 pontos, atrás de Guarani, com 10, e Portuguesa, com 9.  

Nos demais grupos, Corinthians, com 22 pontos, e Mirassol, com 16, vêm sendo os melhores no A; e São Paulo, com 15, e Novorizontino, com 11, seriam os prováveis classificados na Chave C. No último fim de semana, o Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Água Santa, e o Santos empatou sem gols com o Novorizontino. O Corinthians derrotou o São Bernardo por 2 a 0, e nesta segunda, dia 10, o São Paulo empatou com a Inter de Limeira por 0 a 0. 

Rio e São Paulo mostram que fazem parte do passado os Estaduais fáceis para os grandes. No caso carioca, a última vez em que o campeão não foi um dos quatro grandes ocorreu em 1966, quando o Bangu ergueu a taça. Já em São Paulo, onde os times do interior costumam mostrar sua força, o último campeão a ter calado os quatro grandes foi o Ituano, em 2014.  

COPA DO BRASIL:  SORTEADOS OS PRIMEIROS CONFRONTOS   

Foram definidos na última sexta-feira, dia 7, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil, em sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Apesar de ainda sem datas confirmadas, as partidas estão previstas para acontecer nas semanas de 19 e 26 de fevereiro.  

A edição de 2025 do torneio conta com uma importante mudança no regulamento em relação aos últimos anos. As equipes dos potes A, B, C e D (de melhor ranking) jogam fora de casa, mas não têm mais a vantagem do empate. Agora, em caso de igualdade no placar, a vaga será definida nos pênaltis.  

Considerada a competição mais democrática do país, por incluir equipes de todos os estados e das diferentes séries do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil começa com 92 times na disputa do tão sonhado título. Desses, 80 participam da primeira fase e mais 12 times só vão ingressar nela a partir da terceira fase.  

Essas 12 equipes são: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia (classificados à Libertadores da América); Cruzeiro (classificado pela posição no Brasileirão-2024); Santos (campeão da Série B em 2024); CRB (campeão da Copa do Nordeste); e Paysandu (campeão da Copa Verde).  

De acordo com o sorteio, os primeiros confrontos serão:  Atlético-MG x Tocantinópolis; Athletico-PR x Pouso Alegre-MG; Fluminense x Águia de Marabá; Grêmio x São Raimundo-RR; América-MG x Cascavel-PR; Bragantino x Sousa; Vasco x União Rondonópolis; Atlético-GO x ASA; Juventude x Maringá-PR; Cuiabá x Porto Velho; Ceará x Sergipe; Vitória x Maranhão; Coritiba x Ceilândia; Sport x Operário VG;  Criciúma x Operário-MS;  Vila Nova x Inter de Limeira;  Operário-PR x Humaitá-AC; Ponte Preta x Concórdia-SC; Brusque x Trem-AP; Sampaio Corrêa x Tuna Luso; Novorizontino x Rio Branco-ES; Tombense x CSE-AL; CSA x Boavista-RJ; ABC x Olaria-RJ; Remo x Grêmio Atlético Sampaio-RR; Náutico x Santa Cruz-RN; Confiança x Parnahyba;  Ferroviário x Maracanã-CE;  Botafogo-PB x Portuguesa-SP;  Amazonas x Rio Branco VN-ES;  América-RN x União-TO; Manaus x Independência-AC; São José-RS x Oratório-AP; Aparecidense x Votuporanguense; Altos x Guarany de Bagé-RS; Retrô x Jequié-BA;  Caxias x Dourados-MS; Athletic. x  Barcelona de Ilhéus; Nova Iguaçu x Barcelona-RO; e Portuguesa-RJ x Capital-DF.  

RUMO A  2027, CONVOCADA SELEÇÃO FEMININA  

Já em preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027, a ser realizada no Brasil, o técnico Artur Elias convocou na última quinta-feira, dia 6, na sede da CBF, no Rio, 30 atletas para um período de treinamentos na Granja Comary, CT da equipe nacional em Teresópolis, na região serrana do Rio, entre os dias 17 e 26 de fevereiro. Medalhista de prata no torneio olímpico da modalidade no ano passado, nos Jogos de Paris, o treinador elogiou a qualidade do elenco que está sendo formado.   

“O respeito à Seleção Feminina foi resgatado com a medalha olímpica (em 2024, em Paris). Junto disso veio a valorização das nossas atletas. Após a Olimpíada, já tivemos nove atletas negociadas para grandes clubes do cenário internacional. Temos a Copa América, neste ano, e depois mais um bom tempo de trabalho até 2027, em condições de conseguir nosso objetivo”, afirmou Arthur, durante entrevista coletiva.  

Segundo o técnico, este é um período de  observações, motivo pelo qual foram chamadas  30 jogadoras. A ideia é a de  dar oportunidade a quem tem sobressaído nos clubes e aquelas que  já estiveram na seleção, porém atuaram poucos minutos. A comissão técnica preferiu este tipo de procedimento a fazer amistosos nas datas Fifa previstas para fevereiro.   

“Foi uma decisão técnica. Houve o entendimento de que o melhor neste momento é treinar essas atletas, trazendo um número maior que o normal. Isso também atende a uma necessidade do calendário do futebol no Brasil e nos EUA, já que as jogadoras que atuam nesses países estão em pré-temporada. É mais inteligente seguir nessa evolução com esse período na Granja Comary, que conta com uma excelente estrutura”, comentou o técnico.  

Nestes treinamentos, a comissão técnica da equipe principal vai trabalhar em conjunto com profissionais de todos os clubes da Série A1 do Brasileirão Feminino. Cada time da Série A do Brasileirão foi convidado a enviar  dois integrantes de suas respectivas comissões técnicas para acompanhar os treinos da seleção. 

Final da Copa Betano do Brasil foi disputada por Atlético-MG e Flamengo

Créditos: Rafael Ribeiro/CB  

LÁ EM MINAS 

AMERICA – Pelo Estadual, o alviverde vai receber o Aymorés nesta quarta, dia 12, no Independência. O Coelho é o segundo no Grupo B, com 12 pontos, mesma pontuação do líder Athletic.   

ATLETICO – Após a vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0 no domingo, o alvinegro vai enfrentar o Itabirito nesta quarta, dia 12. O Galo tem 13 pontos em segundo lugar no Grupo A. Já estará classificado à próxima fase se ganhar o jogo desta quarta.

CRUZEIRO - Apesar da derrota no clássico de domingo, o time celeste lidera o Grupo C, com 11 pontos. Já avançou à próxima fase, porque os rivais diretos -  Aymorés e Pouso Alegre - também perderam na rodada. Nesta quarta, dia 12, vai visitar o Democrata-GV, em Sete Lagoas.  

Fonte: (Crédito: Úrsula Nery/Agência FERJ) 

Top News