Publicado em 21/02/2025 as 12:00am
NO RIO, FLAMENGO VENCE VASCO E SE GARANTE NAS SEMIFINAIS DO ESTADUAL
Após um começo de campeonato em que os times chamados pequenos como o Maricá e o Sampaio...
Após um começo de campeonato em que os times chamados pequenos como o Maricá e o Sampaio Corrêa ocuparam a liderança do turno de classificação, o Flamengo passou a dominar o Estadual nas rodadas decisivas. Depois de ter derrotado o Botafogo por 1 a 0 na quarta-feira, dia 12, gol de Léo Ortiz, o rubro-negro ampliou a liderança na competição, praticamente assegurando a vaga nas semifinais e a conquista da Taça Guanabara (título simbólico do turno de classificação), ao derrotar com facilidade o Vasco: 2 a 0, gols de Bruno Henrique, de pênalti, e de Cebolinha, na noite de sábado, dia 15, no Maracanã.
Com o resultado, o rubro-negro, que este ano já comemorou o título da Supercopa do Brasil – que reúne o campeão brasileiro, o Botafogo, e o campeão da Copa do Brasil, o próprio rubro-negro – deu passos largos para erguer também a taça do Estadual do Rio. Pelo regulamento, nas semifinais, o primeiro do turno classificatório vai enfrentar o quarto colocado - até sábado o Vasco, que poderia ser ultrapassado dependendo dos resultados deste domingo. Na outra semifinal, vão se enfrentar o segundo e o terceiro. Atualmente, seriam Volta Redonda e Madureira. Mas isso também poderia ser modificado pelos jogos de domingo.
De qualquer forma, o Flamengo vem sobrando na turma do Estadual do Rio, até porque os outros grandes – Botafogo, Fluminense e Vasco - há alguns anos vêm ficando muito atrás do clube rubro-negro, em termos de elencos, infraestrutura, quotas de TV, valores de patrocínios. Isso alarga a diferença em favor do Flamengo, que pouco a pouco vai ficando sem um adversário à altura na competição estadual. Também no sábado, em Saquarema, o Botafogo empatou em 1 a 1 com o Boavista. O time da casa abriu o placar, com Zé Vítor, e Kayke empatou.
O Flamengo lidera o turno, com 20 pontos, seguido pelo Volta Redonda, com 17; Madureira, 15; Vasco, 14; Botafogo, Sampaio Corrêa e Nova Iguaçu, 13; Maricá, com 12; Fluminense e Boavista, com 11; Portuguesa, com 7; e Bangu, já rebaixado para a Série B estadual, com 4.
Já pelo Paulistão, no sábado, Portuguesa e Corinthians empataram em 2 a 2, no Pacaembu. Os gols da Lusa foram de Maceió e Jajá; e os do Timão, de Talles Magno e Matheus Bidu. Também no sábado, o Bragantino derrotou o Noroeste por 2 a 1. Vinicinho e Juninho Capixaba fizeram os gols do time de Bragança Paulista. Carlão descontou. Na outra partida, houve empate sem gols entre Ponte Preta e Botafogo-SP. No Grupo A, o Corinthians lidera com 26 pontos, seguido pelo Mirassol, com 16. No B, os primeiros são Guarani, Bragantino e Portuguesa, empatados com 11 (pelos critérios de desempate, a Lusa ficaria de fora).
Na Chave C, o São Paulo tem 15 pontos e o Novorizontino, 12, e na D, São Bernardo e Ponte tem 19, cada. Se a fase de classificação já estivesse encerrada, o Santos, quarto no Grupo B, com 9, e o Palmeiras, terceiro no D, com 16, estariam fora da próxima fase da competição estadual.
VEM AÍ O RIO OPEN DE TENIS
A cada ano mais reconhecido no cenário internacional do tênis, o Rio Open firmou-se como o mais importante torneio deste esporte na América do Sul. Disputado desde 2014, é o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil e integra um reduzido grupo de torneios denominados ATP 500 e um dos mais importantes do calendário da ATP. Na edição de 2025, a Chave Principal terá início nesta segunda-feira, dia 17, indo até a grande final no domingo, dia 23. Os jogos do Classificatório estavam previstos para o último fim de semana, dias 15 e 16.
Nesta temporada, uma das maiores atrações é o jovem tenista carioca João Fonseca, de 18 anos, que vem de títulos importantes conquistados a partir do fim do ano passado, como o Challenger de Lexington, nos EUA, em agosto; o Next Generation ATP, em dezembro, na Arábia Saudita; e o Challenger de Camberra, na Austrália, em janeiro deste ano. Fonseca já é o melhor brasileiro no ranking da ATP, em 74o lugar até o momento.
A maior atração internacional é o alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo e tenista mais bem posicionado no ranking a tomar parte no evento deste ano.
Para conseguir trazer uma estrela de tal nível, a organização do Rio Open contou com as palavras elogiosas de tenistas que participaram de edições anteriores. Em três edições anteriores, o Rio Open já havia trazido, por exemplo, o espanhol Carlos Alcaraz, campeão de simples em 2022. Para futuras edições, a tendência é a de que outros top 10 possam ser convidados. Há mais de dez anos, em 2014, o espanhol Rafael Nadal, um dos maiores de todos os tempos e especialista em saibro – o piso do Jockey Club do Rio de Janeiro, sede da competição - fez história, como campeão daquela primeira edição do Rio Open.
Atletas de ponta do esporte já disputaram o torneio. Além de Nadal, também jogaram no evento carioca seus conterrâneos David Ferrer e Carlos Alcaraz, o italiano Fabio Fognini, o francês Jo-Wilfried Tsonga, o austríaco Dominic Thiem, o americano John Isner, o japonês Kei Nishikori. No feminino, destaques para as italianas Sara Errani, campeã de 2015 e Francesca Schiavone, campeã em 2016.
A edição de 2024 do Rio Open – que teve como vitorioso o argentino Sebastian Baez – foi considerada histórica. Bateu o recorde de público, atraindo 65 mil pessoas ao longo dos nove dias de competição. Além disso, pela primeira vez um tenista brasileiro foi campeão do torneio, graças a Rafael Matos, vencedor nas duplas ao lado do colombiano Nicolas Barrientos.

CAMPANHA DO EAGLES, CAMPEÃO DO SUPER BOWL, COMEÇOU NO BRASIL
No último domingo, dia 9, em Nova Orleans, o Philadelphia Eagles fez história, ao se tornar bicampeão do Super Bowl, a grande final da National Football League (NFL, a liga profissional de futebol americano). Para chegar à conquista do seu segundo Troféu Vince Lombardi, os Eagles superaram os até então bicampeões Kansas City Chiefs por 40 a 22, depois de terem levado para o intervalo a impressionante vantagem de 24 a 0.
Para os fãs brasileiros da NFL, a conquista dos Eagles teve um significado especial. Afinal, a longa e vitoriosa estrada percorrida pelo time alviverde do estado da Pensilvânia teve início em São Paulo, no dia 6 de setembro do ano passado, quando superou o Green Bay Packers por 34 a 29, na Arena do Corinthians, o primeiro jogo oficial da NFL no Brasil, valendo pontos para a temporada. O alvinegro paulista publicou mensagem parabenizando o time da Philadelphia.
Atletas e técnicos do Philadelphia Eagles consideraram importante terem participado de um jogo histórico, o de estreia da NFL num grande mercado como o do Brasil.
"Foi uma experiência incrível. A paixão dos torcedores brasileiros fez parecer que estávamos jogando uma final. Aquela energia nos impulsionou para o restante da temporada", declarou o quarterback Jalen Hurts, eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do Super Bowl.
Ainda em setembro, na capital paulista, o técnico principal da equipe, Nick Sirianni, não escondeu sua empolgação por ter ido ao Brasil:
“Brasil, obrigado! Que atmosfera incrível para um jogo! Senti saudades da nossa casa, dos nossos fãs, mas uau, que incrível. Parecia jogo de playoffs. Foi algo incrível, nós adoramos a hospitalidade, a energia. Foi um pouco mais alto quando os Packers entraram do que eu gostaria (risos), mas foi de primeira classe".
Para este ano de 2025, a NFL já confirmou que o Los Angeles Chargers será o mandante de um jogo oficial da liga, na temporada 2025/2026, provavelmente no mesmo local do ano passado, faltando definir qual a equipe adversária.
Entretanto, ainda não se sabe se o contrato da NFL com o Brasil irá possibilitar uma longa parceria, já que vários países da Europa também vêm reivindicando a mesma oportunidade. No caso brasileiro, a cidade de São Paulo largou na frente, mas a prefeitura do Rio de Janeiro enviou representantes a Nova Orleans para conversarem com a alta cúpula da liga americana. A intenção do Rio é a de promover jogos oficiais da NFL no icônico Estádio do Maracanã, que já foi sede das finais de Copa do Mundo de 1950 e de 2014, além da abertura, finais olímpicas de futebol e encerramento das Olimpíadas de 2016, entre outros eventos.

LÁ EM MINAS
AMERICA – O apoiador Alê foi operado neste sábado, dia 15, para tratar de grave lesão no joelho esquerdo. Agora, já de alta, o atleta de 34 anos, que está no América desde 2020, vai passar por reabilitação no CT. Devido à lesão, ele ainda não estreou na atual temporada.
ATLETICO – Na primeira partida da semifinal do Estadual, Hulk fez os dois gols da vitória do Galo por 2 a 0 sobre o Tombense, no Mineirão, no sábado, dia 15. É o artilheiro da competição, com 7 gols. A partida de volta será em Sete Lagoas, no próximo fim de semana, e o Atlético pode perder por um gol de diferença.
CRUZEIRO – O clube anunciou, na sexta-feira, dia 14, a contratação do zagueiro Mateo Gamarra, de 24 anos, junto ao Athletico-PR, até o fim da temporada de 2025. Gamarra é canhoto e também joga como lateral-esquerdo, onde atua na seleção paraguaia. Em troca, o Cruzeiro mandou Tevis para o time paranaense.
Fonte: Foto de Paula Reis / CRF