Publicado em 3/04/2025 as 3:30pm
BRASILEIROS EM AÇÃO NOS TORNEIOS SUL-AMERICANOS
Quatorze times brasileiros estão em ação na Copa Libertadores da América e na Copa...
Quatorze times brasileiros estão em ação na Copa Libertadores da América e na Copa Sul-Americana, ao longo desta temporada de 2025. As campanhas estão tendo início neste meio de semana, envolvendo sete equipes brasileiras em cada uma destas competições. Atual campeão da Libertadores, denominada pela Confederação Sul-Americana como a "Glória Eterna", o Botafogo estreia na luta pelo bicampeonato nesta quarta, dia 2, às 21h30m de Brasília contra o Universidad do Chile, em Santiago, pelo Grupo A. Também nesta quarta-feira à noite, pelo Grupo D, o São Paulo vai visitar o Talleres, em Córdoba, Argentina.
Já nesta quinta-feira, dia 3, à noite, haverá três partidas envolvendo brasileiros. Pelo Grupo C, o Flamengo vai visitar o Táchira, na cidade venezuelana de San Cristóbal. No mesmo dia, dois brasileiros vão se enfrentar: Bahia e Internacional, pelo Grupo F. Também nesta quinta-feira à noite, o Palmeiras vai estrear na competição, visitando o Sporting Cristal, em Lima.
Além destas equipes, o Fortaleza tinha sua estreia prevista para a última terça, dia 1, contra o argentino Racing, em Fortaleza. De todos estes times brasileiros, apenas Bahia e Fortaleza ainda não venceram a Libertadores pelo menos uma vez.
Já na Copa Sul-Americana, outros sete brasileiros lutarão pelo troféu denominado pela Conmebol de A Grande Conquista. Nesta quarta, dia 2, à noite, pela Chave B, o Vitória vai receber o Universidad de Quito. No mesmo dia, o Corinthians recebe o argentino Huracán, pelo Grupo C.
Ainda nesta quarta, dia 2, dois times brasileiros estarão em ação, mas como visitantes. Na Chave D, o Grêmio vai enfrentar o Sportivo Luqueño, do Paraguai, no Defensores del Chaco; e no Grupo G, o Vasco vai enfrentar o Melgar, do Peru, em Arequipa. Para a terça-feira, dia 1, estavam previstas as estreias de três times brasileiros: o Fluminense, contra o Once Caldas, da Venezuela, no campo do adversário; o Atlético Mineiro, que iria visitar o Cienciano, do Peru; e além deles, o Cruzeiro, que tinha estreia marcada nesta terça, dia 1, visitando o Union Santa Fé, da Argentina, em Santa Fé.
Nenhum destes times foi campeão da Sul-Americana. O atual vencedor é o Racing, da Argentina.
RONALDO FENÔMENO SUGERE TÉCNICOS PARA A SELEÇÃO
Costuma-se dizer que o Brasil tem 200 milhões de técnicos para a sua seleção, já que no país todo mundo entende muito de futebol. Claro que isso é um exagero, mas num momento em que a equipe canarinho está sem um comandante, depois da demissão do treinador Dorival Júnior - após a goleada de 4 a 1 imposta pela Argentina nas eliminatórias - as sugestões de um pentacampeão mundial, como Ronaldo Fenômeno, são sempre bem-vindas.
Ao participar na noite de segunda-feira, dia 31 de março, do programa “Galvão e Amigos”, na Rede Bandeirantes, o Fenômeno sugeriu quatro nomes capazes de ocupar o cargo. O ex-craque, que chegou a cogitar uma candidatura à presidência da CBF, mas desistiu por falta de apoio das federações estaduais, fez críticas à lentidão do processo de escolha pelo presidente reeleito, Ednaldo Rodrigues.
“Deveria ser com muito mais velocidade do que a CBF está fazendo. Eu tentaria, na ordem: Guardiola, Jorge Jesus, Abel (Ferreira) e, se nenhum desses conseguisse, eu teria um plano com o Renato Gaúcho. Acho que ele faria uma coisa emergencial até a Copa. Seria um cara que consegue ganhar o grupo muito facilmente”, argumentou Ronaldo.
Para o ex-artilheiro, a seleção brasileira deveria priorizar técnicos com experiência internacional e mentalidade vencedora. Assim sendo, o espanhol Pep Guardiola, atualmente no Manchester City, é considerado um dos maiores treinadores do mundo, conhecido por seu estilo de jogo ofensivo e inovador. Favorito no processo de escolha, o português Jorge Jesus, com passagens vitoriosas por Flamengo e Benfica, tem experiência em futebol brasileiro e um estilo de jogo agressivo e intenso. No que diz respeito ao português Abel Ferreira, multicampeão pelo Palmeiras, este vem se destacando no futebol brasileiro por sua liderança e capacidade de montar equipes competitivas. Já Renato Gaúcho, único sem emprego atualmente, tem vasta experiência em clubes brasileiros, seria uma opção emergencial, capaz de unir o grupo e motivar a equipe.
Especialista na função de finalizador e de goleador, Ronaldo Fenômeno também comentou sobre a posição de centroavante na seleção, apontando Pedro, do Flamengo – que há 7 meses se recupera de grave lesão no joelho esquerdo - como um forte candidato à vaga no comando do ataque.
"Eu gosto do Pedro, é um grande centroavante, com presença de área, protege bem a bola, chuta bem com as duas. O Pedro, com certeza, vai ter oportunidade voltando da lesão", afirmou o Fenômeno.
No entanto, o ex-jogador alertou para a falta de conjunto e de atitude na equipe nacional:
"Temos situações na frente de conjunto mesmo. Pelos últimos jogos que eu vi, está faltando coragem, atitude no jogo. É um grande desafio com a seleção é se reconectar o povo com a Amarelinha, e isso melhora tudo".

ORLANDO PRIDE, DE MARTA, LIDERA LIGA AMERICANA
Com 100% de aproveitamento - três vitórias em igual número de partidas - o Orlando Pride, da supercraque brasileira Marta, lidera o campeonato da National Women's Soccer League (NWSL), a liga dos EUA de futebol feminino. Na última rodada, no dia 29 de março, o time da Flórida recebeu e derrotou a equipe do San Diego Wave por 2 a 1.
O gol da vitória das atuais campeãs da NWSL foi da Rainha Marta, ao cobrar um pênalti com categoria, de cavadinha, aos 27 minutos da segunda etapa. A brasileira foi a atleta de melhor desempenho na partida. No momento de cobrar o pênalti, ela acabou desperdiçando a cobrança. Entretanto, o VAR constatou que havia ocorrido invasão da área por parte das defensoras do time adversário. Com isso, a camisa 10 foi autorizada pela arbitragem a refazer a cobrança. Na nova tentativa, bateu de cavadinha para as redes: vitória garantida.
“Eu estava um pouco confusa se deveria bater para a direita ou para a esquerda. Então, quando você está confusa, faz o que eu fiz: dá uma cavadinha no meio e torce pelo melhor”, revelou Marta sobre a decisão da segunda cobrança.
Na próxima rodada da competição, no sábado, dia 12 de abril, o Orlando Pride vai visitar o OL Reign, de Tacoma, no estado americano de Washington. Ao todo, estão inscritas na liga 14 times. O KC Current, de Kansas City, divide a ponta da tabela com a equipe da brasileira. Ao todo, o Brasil tem12 atletas na competição. A maioria delas costuma ser convocada para a seleção nacional do técnico Arthur Elias.
Assim sendo, no Orlando Pride, jogam Marta (meia-atacante), Rafaelle (zagueira), Luana (meio-campo) e Angelina (meio-campo); no KC Current, Debinha (meio-campo), Lorena (goleira), e Bia Zaneratto (atacante);no Racing Louisville, Ary Borges (meia-atacante); no Chicago Red Stars, Ludmila (atacante); no Gotham FC, Bruninha (lateral-direita) e Gabi Portilho (atacante); e no North Carolina Courage, Aline Gomes (atacante).

LÁ EM MINAS
AMÉRICA – O Coelho deve ter quatro desfalques para a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo-SP, no sábado, dia 5, às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte. Vão estar fora da equipe, todos por lesões: o volante Alê; o apoiador Benítez; o zagueiro Júlio; e o atacante Guilherme Pato.
ATLÉTICO - O Galo estará participando da Copa Sul-Americana pela décima vez. Ao todo, soma 28 jogos no torneio, tendo assinalado 29 gols e sofrido 34. Seus maiores artilheiros na Sul-Americana são Obina e Chará, cada qual com 3 gols.
CRUZEIRO - O clube solicitou na última segunda-feira, dia 31, a transferência da partida contra o Vasco, em 27 de abril, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, para o Parque do Sabiá, em Uberlândia, no interior de Minas Gerais. A princípio, o duelo estava previsto no mesmo dia para o Mineirão, que, porém, estará reservado para um show.