Publicado em 6/04/2025 as 1:00pm
Coluna Esporte: SÃO PAULO BRILHA FORA DE CASA NA ESTREIA NA LIBERTADORES
Dez times brasileiros estiveram em ação nas primeiras rodadas da...
Dez times brasileiros estiveram em ação nas primeiras rodadas da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana, nas últimas terça e quarta-feiras, dias 1 e 2 de abril. Curiosamente, apenas os tricolores ganharam seus jogos. Pela Libertadores, o São Paulo, tricampeão do torneio em 1992, 1993 e 2005, iniciou sua 23a participação na competição, vencendo o Talleres por 1 a 0, em Córdoba, na Argentina, pelo Grupo D. O gol sãopaulino foi do volante Alisson.
Na Copa Sul-Americana, outros tricolores, Grêmio e Fluminense, também se deram bem na rodada. Pelo Grupo D, o Grêmio - tri da Libertadores em 1983, 1995 e 2017 - derrotou o Luqueño, do Paraguai, por 2 a 1, em Assunção. Pelo tricolor gaúcho, marcaram Matíaz Arezo e Braithwaite. Santander descontou. Já o Fluminense, o tricolor carioca, campeão da Libertadores-2023, estreou bem na Sul-Americana, ao derrotar o Once Caldas, por 1 a 0, na casa do adversário na Venezuela, com gol do artilheiro Germán Cano. A partida foi válida pela Chave F.
Quem não teve tanta sorte foi o Botafogo. O atual campeão da Libertadores estreou na campanha do bicampeonato perdendo para o Universidad do Chile por 1 a 0, em Santiago, pelo Grupo A da Libertadores. O gol da equipe conhecida como La U foi assinalado por Di Yorio. Também pela Libertadores, o Fortaleza foi goleado em casa pelo Racing, da Argentina, atual campeão da Copa Sul-Americana e da Recopa Sul-Americana. Pelo time argentino, marcaram Salas, Almendra e Sosa. O duelo foi válido pela Chave E.
Duas outras equipes brasileiras perderam em seus confrontos pelos torneios continentais. Pelo Grupo C da Sul-Americana, o Corinthians foi superado em casa para o Huracán: 2 a 1. Ambos os gols do time rubro argentino foram de Leonardo Sequeira, enquanto Raniele descontou. Na mesma competição, na Chave E, o Cruzeiro atuou mal e acabou batido por 1 a 0 pelo argentino Unión Santa Fé, no campo do adversário. O gol da equipe da casa foi de Diego Díaz.
Três outros representantes do futebol verde e amarelo saíram de campo com empates. Casos do Vasco, que estreou na Chave G da Sul-Americana com um placar de 3 a 3 com o Melgar, em Arequipa, no Peru. O resultado foi amargo para os vascaínos que chegaram a estar ganhando por 3 a 1, antes de cederem a igualdade. Os gols do Vasco foram de Coutinho e Vegetti (dois). Pela equipe peruana, marcaram Rodríguez, Castro e Cabrera, todos de cabeça.
Pelo Grupo B da Sul-Americana, o Vitória empatou com o Universidad de Quito por 1 a 1, em Salvador. Pelo rubro-negro baiano, marcou Matheusinho, e pelo time equatoriano, Londoño. O outro confronto envolvendo brasileiros foi o do Atlético Mineiro. O Galo foi a Cusco, no Peru, onde empatou em 0 a 0 com o time local, o do Cienciano, pelo Grupo H da competição.
NFL AUMENTA LIGAÇÕES COM O BRASIL
A National Football League (NFL) anunciou a expansão do seu Programa de Mercados Globais (Global Markets Program, o GMP), reforçando a presença da liga no Brasil. A partir de agora, o campeão do Super Bowl 59, em fevereiro, Philadelphia Eagles, e o Detroit Lions se juntam ao Miami Dolphins e ao New England Patriots, que já atuam no mercado brasileiro.
Os Eagles já são conhecidos do público brasileiro. Afinal, já haviam marcado presença no país como mandantes da primeira partida da NFL em solo brasileiro na temporada regular de 2024, na Arena Corinthians, em São Paulo, em setembro passado, na vitória sobre o Green Bay Packers. Agora terão a oportunidade de ampliar sua atuação junto aos fãs brasileiros do futebol americano. O Detroit Lions, por sua vez, vai expandir sua presença global, já atuando em mercados como Áustria, Canadá, Alemanha e Suíça.
A NFL também confirmou que retornará ao Brasil na temporada regular de 2025, com um jogo da semana 1 na Arena Corinthians, em São Paulo. O Los Angeles Chargers será o mandante da partida, e o adversário, horário e informações sobre ingressos deverão ser divulgados nos próximos meses.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, revelou em entrevista que em 2026 o evento da NFL no Brasil terá novo endereço: o Maracanã, que segundo ele, vai sediar um jogo oficial da liga. Isto, porém, não foi confirmado pelos representantes da liga americana no Brasil.
A iniciativa da NFL visa fortalecer o relacionamento com os fãs brasileiros, que representam a terceira maior base de fãs da liga no mundo, com 36 milhões de pessoas. O general manager da NFL Brasil, Luis Martinez, expressou entusiasmo com a chegada das novas equipes: "Estamos ansiosos para trabalhar com o Lions e o Eagles, duas franquias fantásticas, para continuar a impulsionar a emoção em nossa apaixonada base de fãs".
Lançado em 2022, o GMP concede aos clubes da NFL direitos de marketing internacional por um período de cinco anos, permitindo ações de engajamento de fãs, eventos, desenvolvimento do NFL Flag, oportunidades comerciais e patrocínios. Atualmente, 29 equipes participam do programa, em 21 mercados internacionais.

FEMININO: BRASIL ENFRENTA OS EUA EM AMISTOSOS
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a seleção brasileira feminina de futebol vai reencontrar a equipe medalhista de ouro, a dos Estados Unidos, em dois amistosos, neste sábado, dia 5 de abril, no SoFi Stadium, em Los Angeles, e na terça-feira, dia 8, no PayPal Park, em San José. Os confrontos fazem parte da preparação para a Copa América, que acontecerá no Equador, entre julho e agosto. Na final olímpica, as americanas levaram a melhor, por 1 a 0.
A relação montada pelo técnico Arthur Elias apresenta uma mescla de experiência e renovação, com 11 medalhistas de prata olímpica e 12 jogadores que buscam seu espaço na equipe principal. Esta foi a segunda convocação do ano, depois da de fevereiro. Arthur Elias já demonstrou a intenção de preparar uma equipe para enfrentar os EUA, um desafio constante para o Brasil.
“Trabalhamos muito nosso tempo com a bola, buscando mais referências e entrosamento. A questão defensiva também foi abordada, mas o foco principal foi o ataque”, explicou o treinador. “Esperamos estádios cheios, para que possamos fazer grandes jogos em uma ótima atmosfera”.
A lista de convocadas inclui jogadoras participantes em sete ligas diferentes. A presença de cinco atletas que jogam nos EUA pode ser um diferencial para o Brasil, que busca superar a forte defesa americana.
"É uma seleção que se defende muito bem, e que, assim como nós, fez mudanças em seu sistema de jogo. Será um duelo muito rico", informou Elias.
O treinador ressalvou, porém, que a convocação para a Copa América ainda não está definida, com dois amistosos previstos para o final de maio e início de junho.
"Os amistosos são importantes para consolidar nosso modelo de jogo e mostrar que o Brasil está entre os escolhidos do mundo", concluiu Elias.
Foram convocadas: Goleiras - Lorena (Kansas City Current-EUA), Natascha (Palmeiras), Camila (Cruzeiro); Zagueiras - Tarciane (Lyon-FRA), Isa Haas (Cruzeiro), Kaká (São Paulo), Lauren (Atlético de Madrid-ESP); Laterais - Bruninha (Gotham FC-EUA), Antônia (Real Madrid-ESP), Yasmim (Real Madrid-ESP), Fernanda Palermo (Palmeiras); Meias - Duda Sampaio (Corinthians), Angelina (Orlando Pride-EUA), Lais Estevam (Palmeiras), Mariza (Corinthians); Atacantes - Adriana (Al Qadsiah-SAU), Gio Queiroz (Atlético de Madrid-ESP), Jheniffer (Tigres-MEX), Amanda Gutierres (Palmeiras), Kerolin (Manchester City-ING), Gabi Portilho (Gotham FC-EUA), Ludmilla (Chicago Pride-EUA), Luany (Atlético de Madrid-ESP)

Seleção jogou pela última vez no final do ano passado, contra a Austrália
Rafael Ribeiro / CBF
LÁ EM MINAS
AMÉRICA - Na luta para retornar à Série A do Brasileirão, o Coelho vai estrear na Série B neste sábado, dia 5, às 18h30m, no Independência, contra o Botafogo-SP. A expectativa é de uma vitória que abra o caminho para a subida para a Primeira Divisão.
ATLÉTICO - Neste domingo, dia 6, a partir das 16h, o Galo recebe o São Paulo, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Na primeira rodada, o alvinegro perdeu para o Grêmio por 2 a 1, em Porto Alegre.
CRUZEIRO – A Raposa vai visitar o Internacional neste domingo, dia 6, a partir das 18h30m, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Brasileirão. Na estreia, atuando em casa, o time celeste bateu o Mirassol-SP por 2 a 1.